O NOVO DIVÓRCIO
  Canais   Capa   Quem somos    Anuncie Aqui Direitos da Mulher    Fale Conosco
   Horóscopo
Veja a Agenda Holística e as previsões para o dia de hoje
   
   Organismos
International
Labour
Organization
Woman Watch - Entidade das Nações Unidas Woman
Watch
UNICEF UNICEF
UNIFEM UNIFEM
CEDIM Conselho Estadual dos
Direitos da Mulher (RJ)
    Anuncie Aqui
Busco:
de anos
  Atualidades
O NOVO DIVÓRCIO
O NOVO DIVÓRCIO
 
Nova lei de divórcio agiliza processo de separação judicial de marido e mulher

A promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que institui o divórcio direto, simplifica o processo de dissolução do casamento e deve trazer diversos benefícios aos casais que não queiram manter a união civil.

Umas das principais mudanças esta na capacidade de dissolver o casamento civil pelo divórcio, após prévia separação judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separação de fato por mais de dois anos.

Outro benefício, que poderá ser notado, é a redução imediata do número de processos de separação que tramitam na Justiça, o que deve acelerar as decisões sobre essas questões.

O livro O Novo Divórcio, que será lançado na segunda quinzena de julho pela Editora Saraiva, apresentará a mudança constitucional em relação ao divórcio, assunto de interesse de a toda sociedade brasileira.  

A mudança constitucional em relação ao divórcio não é apenas uma simplificação processual ou procedimental, é de tal magnitude que interessa a toda sociedade brasileira. Este é o epílogo em que os autores da obra, Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho, denominam “revolução silenciosa”, no rumo da emancipação das autonomias dos cônjuges, da afirmação de suas liberdades para constituir, desconstituir e reconstituir seus projetos de vida familiar. Ao mesmo tempo, concretiza um dos princípios mais caros do direito de família contemporâneo, que é o da intervenção mínima do Estado na vida privada, que dá lugar ao princípio estruturante da ordem jurídica brasileira, a dignidade da pessoa humana, salientados com maestria nessa obra.

.........................................................

Sobre os autores:

Pablo Stolze Gagliano é mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Juiz de Direito da Bahia. Professor da UFBA, da Escola da Magistratura do Estado da Bahia, dos cursos de extensão da FADISP e dos cursos de pós-graduação da Fundação Faculdade de Direito da Bahia e da UNIFACS.     

Rodolfo Pamplona Filho é mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Juiz Titular da 1ª Vara do Trabalho de Salvador/BA (TRT 5ª Região). Professor titular de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho da UNIFACS. Professor adjunto da graduação e pós-graduação em Direito da UFBA. Coordenador do curso de especialização em Direito e Processo do Trabalho do JusPodivm/BA.


O NOVO DIVÓRCIO

Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho

Editora Saraiva, 1.ª edição, 2010

 

 Autor : Melissa Stranieri
 Créditos : Cris Padilha
 Fonte : Universo da Mulher
 
 Voltar
   Cadastro
Cadastre-se aqui para receber nosso boletim e participar de promoções
   Parceiros
ESPAÇO DA MULHER
Você usuária de nosso site tem este espaço exclusivo que é somente seu.O Universo da Mulher disponibilizou o ESPAÇO DA MULHER para que você tenha todas as facilidades no seu dia-a-dia, seja no trabalho, em casa ou na viagem.
   Shopping
Direitos da Mulher
Atualidades
Relacionamento
Beleza
Carnaval 2014
Comportamento
Casa e Decoração
Boa Forma
Filhos
Moda
Eles
Horóscopo
Saúde
Sexo
Turismo
Dicas
Cantinho da Reflexão
Papo de Calcinha
© Todos os direitos reservados a AIT - Advice Internet Technologies.
© Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que as fontes sejam citadas
© Copyright 2002-2014 - Desenvolvido por AIT - Advice Internet Technologies

www.ait.com.br