Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2024

Clareamento dental a laser - um grande aliado da estética

Clareamento dental a laser: um grande aliado da estética

 

 

               Vivemos em uma sociedade que a estética está intimamente ligada a aceitação social. Um sorriso belo abre portas, sendo de extrema importância para quem quer ter a tranqüilidade de sorrir sem a preocupação com manchas, dentes escuros ou amarelados. Com o passar dos anos, é natural o desgaste dentário e o escurecimento do dente.

               O clareamento a laser é uma alternativa simples e eficaz, recomendado para quem fuma, consome café ou alimentos pigmentados com mais freqüência que o normal ou que naturalmente já tenha os dentes escurecidos.

               Segundo o professor de pós-graduação e diretor da Associação Brasileira de Odontologia, Mauro Piragibe Jr. os benefícios e o potencial de rejuvenescimento do clareamento a laser são enormes e a praticidade dos dias atuais possibilita um procedimento rápido e eficaz. “É muito importante que seja realizado por um profissional qualificado. A técnica consiste em aplicar o peróxido de hidrogênio a 35% e ativar com uma fonte de luz. A vantagem é acelerar o branqueamento e potencializar o procedimento, caso seja associado ao clareamento caseiro” - esclarece Piragibe Jr.

               Especialista em estética dentária, Dr. Mauro Piragibe Jr. afirma que a partir dos 18 anos qualquer pessoa que possua condições favoráveis podem fazer o tratamento. Para realizá-lo, é fundamental que se tenham dentes saudáveis, sem problemas gengivais, nem restauração insatisfatória. Também é indicado para pessoas com dentes manchados por uso de tetraciclina, escurecidos pela idade ou por traumatismo. “Os dentes escurecem, principalmente, devido aos maus hábitos alimentares, como a ingestão excessiva de alimentos com pigmentação” – ressalta o especialista.

 

O gel penetra na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, quebra as moléculas dos pigmentos causadores das manchas” - diz o especialista em dentística, e completa ressaltando que pessoas com problemas gengivais, alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador, mulheres grávidas ou que estejam amamentando é contra indicado o procedimento.

 

O clareamento a laser é realizado no próprio consultório em sessões de aproximadamente uma hora, e para que dure mais tempo é necessária a conscientização do paciente quanto a uma melhor higiene bucal, a diminuição de alimentos corados e algumas bebidas como café, chá e o cigarro. “A durabilidade está intimamente ligada aos cuidados que o paciente deve tomar após o tratamento. Todavia, é importante lembrar que estes dentes poderão escurecer ao longo do tempo, porém, não voltarão à mesma pigmentação anterior. Dependendo dos hábitos do paciente, a manutenção pode ser feita de dois em dois anos” finaliza.

 

O tratamento de clareamento a laser custa de R$1 mil a R$2 mil, dependendo da analise do profissional.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Mírian Barbosa

Fonte:DMC 21