Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Qual a melhor estação?

De acordo com profissionais da área médica, o inverno é a estação preferida pelas pessoas que desejam fazer alguma correção cirúrgica, devido entre outros fatores, à temperatura fria, que proporciona a utilização de vestimentas fechadas, que impedem a visibilidade do procedimento realizado e protegem o corpo dos raios solares. Além disso, temperaturas mais baixas, geralmente resultam em menos edemas (inchaços).
 
No entanto, especialistas informam que com os avanços da medicina, o pós-operatório é satisfatório em qualquer estação do ano, já que atualmente a recuperação é bem mais rápida, e o uso do elastano, que é um material usado nas cintas cirúrgicas está mais fino e maleável, proporcionando mais conforto no período de recuperação.
 
De acordo com o cirurgião plástico Cláudio Bicudo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para quem pensa em realizar uma cirurgia plástica, o momento é agora.
 
“A procura por esses tipos de procedimentos cresce no inverno porque as temperaturas são mais amenas – a incidência dos raios solares é menor nessa época do ano, facilitando, assim, o uso de cintas e malhas elásticas, sempre necessárias em cirurgias plásticas no pós-operatório. Além disso, para quase todos os procedimentos cirúrgicos o resultado final aparece, em média, dentro de seis meses” diz o médico.
 
Enquanto casacos e botas compõem a silhueta de inverno, muitas pessoas só pesam em corrigir as imperfeições corporais a tempo de se recuperar para as próximas estações. 
 
Principalmente as mulheres se preocupam em exibir uma boa forma, os cabelos bem tratados, pele, bumbum, seios, pernas, barriguinha, tudo impecáveis... Então, é o momento certo de se preparar!
 
Cláudio Bicudo dá algumas dicas para uma melhor recuperação pós-cirúrgica:

Para garantir um pós-operatório tranqüilo...
 
A ansiedade é inimiga da perfeição e também da cirurgia plástica. Para tornar a recuperação de uma cirurgia mais breve, a melhor saída é obedecer às recomendações feitas pelo médico.
 
“Depois de uma plástica, o principal desejo do paciente é apreciar o novo visual, aproveitar a vida... Contudo, toda cirurgia exige um período de recuperação, que pode ser abreviado quando se observam os conselhos médicos”, afirma o cirurgião.
 
Depois da alta médica, você terá a vida toda pela frente para curtir seu novo visual.
 
É preciso se informar antes da cirurgia quais são as restrições e limitações que envolvem cada etapa da operação a ser realizada. “Assim, você assimilará melhor o período pós-operatório e não dará espaço para a ansiedade”, diz o médico.
 
Outro ponto a ponderar é que muitas cirurgias plásticas exigem no pós-operatório o uso de cintas elásticas por mais de um mês. Portanto, é importante dispor de tempo e logística adequados para o pós-operatório, pois uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia.
 
“O melhor momento para operar é quando dispomos de tempo suficiente, quando podemos voltar ao trabalho com calma, após cumprir o período de descanso e repouso recomendados”, acrescenta o cirurgião.
 
“Analgésicos e antiinflamatórios podem ser receitados pelo médico em certos casos para minimizar algum tipo de desconforto. Obedeça a dosagem prescrita pelo profissional e os horários de ingestão recomendados, para que o tratamento possa ser abreviado e não seja necessária uma prorrogação. Em hipótese alguma tome medicamentos por conta própria”, alerta o médico.
 
Comunique imediatamente ao cirurgião sobre qualquer tipo de sintoma que possa parecer estranho ou não tenha sido descrito pelo especialista durante as consultas preliminares.
 
Não esconda dados importantes, como a ingestão de algum medicamento alternativo, de bebidas alcoólicas ou mesmo de outras substâncias.
 
Compareça a todas as consultas de acompanhamento determinadas pelo cirurgião e, também, às sessões de drenagem linfática, que devem ser feitas com uma profissional especializada.
 
Seguir o tratamento à risca é meio caminho andado para a recuperação.
 
“Disciplina é fundamental. Organize-se antes da operação para não ficar estressada (o) ou preocupada (o) com detalhes domésticos ou assuntos de trabalho num período em que você e seu corpo devem ser prioridade”, recomenda o Dr. Bicudo
 
Serviço:
 
Dr. Cláudio Bicudo
 
Clínica de Ipanema
 
Rua Prudente de Moraes, 1458, Ipanema
(21) 2239-3349
 
Niterói – Rua Miguel de Frias, 88, 1201, Icaraí
(21)2620-4697

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Fernando Rosenthal

Fonte:DMC21