Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Sempre é época de cuidar da pele

A linha Fisiogel, indicada para todos os tipos de pele, contribui na manutenção do frescor e da maciez na recuperação dos danos provocados pelo verão

Com a chegada dos dias mais frios, as roupas mais pesadas saem do armário, os banhos ficam mais quentes e bebemos menos água. O ar seco e frio diminui a produção da oleosidade natural que protege e retém a hidratação da pele, deixando-a mais ressecada e sem elasticidade1.

Por outro lado, o inverno é o período ideal para cuidarmos da pele, pois diminui nosso tempo de exposição ao sol.

A pele é a primeira barreira de proteção do corpo, além de ter papel fundamental na manutenção da temperatura, portanto, mantê-la hidratada é essencial para ter uma pele saudável, prevenir o aparecimento das rugas e linhas de expressão, além de potencializar os tratamentos dermatológicos1,2.

Segundo a dermatologista Juliana Piquet, a hidratação é fundamental, independente do tipo de pele; até mesmo as peles oleosas precisam de hidratação. “Mesmo nos dias mais frios é essencial utilizar o hidratante no corpo e no rosto para evitar uma aparência envelhecida. O ideal é usar o produto específico para a sua pele.”

No inverno deve-se evitar banhos muito quentes e prolongados, pois eles retiram os lipídios que protegem a pele1. “O ideal é usar hidratantes após o banho, mas não é preciso exagerar na quantidade do produto, basta aplicá-lo na pele toda e espalhar sem esfregar em demasia”, ensina Dra. Juliana Piquet.

Existem diversos tipos de hidratantes, que agem de maneiras diferentes, disponíveis para o consumidor. Os emolientes e umectantes fazem uma hidratação temporária e é preciso ficar atento aos componentes da fórmula que podem intensificar algumas dermatoses3.

Os oclusivos formam uma barreira que diminui a perda natural de água e ainda protege contra agentes irritantes externos, como vento; mas são pesados e dão a sensação de excesso de oleosidade3.

Já os reparadores de barreira tem uma composição semelhante à barreira cutânea e ajudam na sua preservação e recuperação e podem ser usados por adultos e crianças3-7.

A linha Fisiogel® é um bom exemplo de hidratantes dessa categoria. Não tem fragrância, corantes, parabenos ou substâncias que possam provocar irritação, além de proporcionar hidratação completa por meio de sua tripla ação: respeita a pele, pois é um produto hipoalergênico e não comedogênico; hidrata, pois confere à pele os lipídeos de que ela necessita; e restaura ao suavizar a pele seca e sensível4-7.

Além disso, a linha Fisiogel® possui estrutura lamelar, similar à barreira lipídica e, por isso, atua como um verdadeiro restaurador dessa barreira. Contém ceramidas, ácidos graxos, colesterol e é livre de emulsificantes convencionais, corantes, parabenos e perfume 4-7.

 

Sobre a Stiefel

A Stiefel, uma empresa GSK, é uma unidade de negócio especializada da GlaxoSmithKline voltada exclusivamente à saúde da pele. Com operações locais em quase 130 países, a Stiefel é líder global em dermatologia.

 

 

Sobre a GSK

GSK – uma das maiores empresas farmacêuticas e da área da saúde – tem a missão de melhorar a qualidade de vida humana, permitindo que as pessoas façam mais, sintam-se melhor e vivam mais.

 

Referências:

1. RAWLINGS, AV. et al. Moisturization and skin barrier function. Dermatologic Therapy, 17: 43-48, 2004.

2. BRENNER, E. et al. Cuidados com os diferentes tipos de pele. In: KEDE, MPV. et al. Dermatologia Estética. 2 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. p. 31-49.

3. COSTA, A. Hidratação cutânea. RBM Especiais, 66: 15-21, abr. 2009.

4. FISIOGEL® Loção cremosa. Rotulagem do produto.

5. FISIOGEL® (creme). Rotulagem do produto.

6. FISIOGEL® AI Loção cremosa. Rotulagem do produto.

7. FISIOGEL® AI Creme. Rotulagem do produto.

 

 

Crédito:Cris De Luc

Autor:Thais Cunha

Fonte:Comunication Assistant