Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Cigarro dificulta a cicatrização em cirurgias plásticas

Cigarro dificulta a cicatrização em cirurgias plásticas
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, no final de abril, aponta que no Brasil, as mulheres estão fumando cada vez mais cedo.
 
De acordo com os dados da pesquisa, geralmente elas começam aos 12 anos de idade (já entre os homens, o hábito tem início entre 15 e 17 anos).
 
 
O grande problema é que, nas mulheres, o fumo traz conseqüências mais marcantes do que nos homens. Uma delas é o envelhecimento precoce. No caso das gestantes, os males podem atingir o bebê e causar problemas como aceleração dos batimentos cardíacos, morte súbita, aborto e diminuição do peso.
 
 
O cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral alerta que “pacientes fumantes tem muito mais chances de enfrentar adversidades após a realização da cirurgia plástica do que pacientes não fumantes. O cigarro pode desencadear problemas como má cicatrização, necrose da extremidade da pele descolada durante a cirurgia ou ainda provocar outras intercorrências referentes à anestesia, trombose e embolias”.
 
 
O médico esclarece que estas dificuldades ocorrem porque a vasoconstrição apresentada pelo paciente fumante diminui o fluxo de sangue pelos vasos, afetando o suprimento de oxigênio aos tecidos, “o que pode provocar necrose do tecido na sua extremidade”, diz Lecy Marcondes Cabral. A inalação da fumaça do cigarro também prejudica as células formadoras de colágeno - os fibroblastos - fundamentais para a cicatrização.
 
 
Além de inibir a formação dos fibroblastos, o cigarro aumenta as chances de uma cicatriz hipertrófica e até queloideana. “O quelóide é uma espécie de tumor de cicatriz, ocorre quando há excesso da produção de fibras colágenas, o que dá aquele aspecto volumoso e endurecido, muitas vezes doloroso”, explica Cabral.
 
 
“Para quem é fumante e deseja se submeter a uma cirurgia plástica, o ideal é programar a cirurgia com antecedência e suspender o fumo pelo menos um mês antes”, recomenda Cabral, que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além de aumentar as possibilidades da cicatrização ser bem sucedida, o próprio paciente vai se beneficiar com o período forçado de abstinência.
 
Na hora de fazer uma cirurgia plástica
 
- Procure sempre um especialista em cirurgia plástica que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Busque indicações de amigos que já fizeram cirurgia com um determinado profissional;
- Leve em conta a empatia com o médico durante a consulta;
- Não utilize apenas critérios financeiros para fazer sua escolha.
 
 
 
 
 
Lecy Marcondes Cabral é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, onde apresentou dissertação sobre o emprego da pele sintética para o tratamento de queimados. Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz – onde também compõe a Comissão de Ética Médica – e do Hospital Israelita Albert Einstein. É o diretor da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.
 
 
 
Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo
Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.
Vila Nova Conceição.
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
Tel: (11) 3845 0802.
 
 
 

Crédito:Márcia Wirth

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Universo da Mulher