Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Cuidado com as pernas: elas exigem carinho

Cuidado com as pernas: elas exigem carinho
Pernas bonitas e provocantes são atrativos estéticos que toda mulher almeja ter, principalmente no verão em que você não vê a hora de colocar aquele maravilhoso biquíni que ganhou do maridão.
 
Varizes?
 
Nem pensar!
Infelizmente, esse é um problema constante na vida de muitas mulheres, mas graças às novas tecnologias desenvolvidas no campo da estética, é possível eliminar as varizes com tratamentos a laser.
 
O Dr. José João, angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular é um dos pouquíssimos cirurgiões, no Brasil, a utilizar o laser em tratamentos e cirurgia de varizes.
 
O especialista utiliza algumas técnicas especialmente indicadas para o verão, proporcionando resultados rápidos e positivos.
 
Endovascular é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada em Day Hospital (internação de um dia), com 98% de eficácia.
 
Uma agulha equipada com fibra óptica é introduzida na veia, facilitando a visualização do cirurgião.
 
O laser é disparado, desidratando e secando as varizes. Assim, naturalmente o organismo absorve a veia. Com sangramento e cicatrizes mínimas ou ausentes, a cirurgia endovascular é esteticamente mais bonita, inclusive o aparecimento de hematomas é reduzido.
 
Já a Crioescleroterapia é um método que utiliza os esclerosantes da escleroterapia normal, com o diferencial de um equipamento que diminui a temperatura do produto injetado para 40 graus abaixo de zero.
 
“Além de seu efeito normal, o esclerosante a essa temperatura faz vasoconstipação, ajudando o efeito esclerosante, eliminando varizes de pequeno, médio e grosso calibres”, comenta Dr. Lopes. Ainda é possível aliar as técnicas de acordo com a necessidade do paciente.
 
Outro tratamento utilizado é a Escleroterapia, que consiste na injeção de medicamentos diretamente no interior das varizes, por meio de microagulhas. Com o decorrer do tratamento há uma diminuição progressiva do calibre e conseqüentemente, o vaso se fecha. É indicada a avaliação completa da circulação da perna para determinar qual é o melhor tratamento e se não há contra-indicações.
 
“Há um mito que após o tratamento não se pode tomar sol. Costumo exemplificar que quando batemos a perna, não deixamos de nos expor ao sol por causa do hematoma. Assim, pode-se fazer os tratamentos no verão, não precisa evitar o sol”, explica Dr. José João.
 
Veja abaixo as perguntas mais freqüentes sobre varizes
 
O que são as varizes?
 
Varizes são veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas, alongadas e dilatadas. Manifestam-se de diversas maneiras, como pequenas linhas avermelhadas, no estágio inicial, à de calibre maior e azuladas, formando até grandes nódulos. Elas se desempenham de forma alterada, dificultando a circulação do sangue.
  
Quais são as causas mais comuns as varizes?
 
Consideramos as varizes uma doença multi fatorial, ou seja, existem vários fatores que contribuem para o aparecimento.
 
Os principais são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais (principalmente o uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal) e vida sedentária. 
 
O que a pessoa com varizes sente?
 
Além do desconforto estético, há inchaço nos tornozelos e uma sensação constante de cansaço e peso nas pernas.
 
Esses sintomas ficam mais intensos no fim do dia, especialmente após permanecer horas em uma mesma posição (em pé ou sentado) e em dias de calor.
 
Nas mulheres, tais sintomas podem piorar no período da menstruação e durante a gravidez. Em casos mais sérios, é possível constatar também formigamento nas pernas e pés.
 
Quais são as principais complicações decorrentes das varizes?
 
Com o passar do tempo, a má circulação pode acarretar complicações com manchas escuras nas pernas e pés, descamação da pele, sangramento, infecções na pele, a pele fica mais sensível e se machuca facilmente, aparecimento de úlceras (feridas) difíceis de cicatrizarem.
 
Em casos mais sérios, o sangue acumulado nas veias pode formar trombos, isto é, coagular e entupir as veias, dificultando mais ainda a circulação sanguínea.
 
O que fazer quando surgirem as varizes?
 
Há diversos tratamentos para varizes, indicados de acordo com cada caso.
 
Em meu consultório utilizo a tecnologia do Laser. O EVLT – Endovenous Laser Treatment – é utilizado para varizes de grosso calibre.
 
Apresenta eficácia em torno de 98% e pode ser realizado ambulatorialmente, sob anestesia local ou breve sedação. O EVLT garante alívio imediato, além de reduzido período de recuperação.
 
A técnica consiste na introdução de uma fibra óptica na veia a qual é controlada através de ultra-som e, como a ponta da fibra é luminosa, o seu posicionamento é facilitado uma vez que é visível através da pele.
 
Para tratamentos de vasos em rosto, colo e pernas o Laser ND YAG 1064 é uma excelente e avançada técnica. Seus custos são bastante viáveis e os resultados, altamente efetivos.
 
Como prevenir o aparecimento das varizes?
 
É possível reduzir a possibilidade de desenvolver varizes tendo uma vida saudável.
 
Em todas as idades, é imprescindível praticar exercícios físicos e manter uma dieta balanceada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo e procurar um especialista logo que notar os primeiros sintomas.
 
Dicas para quem tem varizes
 
Pratique exercícios moderados, como caminhada, natação e alongamento;
 
Evite o excesso de peso, faça uma dieta balanceada;
 
Ingira cerca de 1,5 litro de água diariamente;
 
Evite ficar na mesma posição por muito tempo
 
 
 

Crédito:Grazia Nicosia

Autor:Dr. José João Lopes

Fonte:Facto Jornalismo Empresarial