Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Maçãs do rosto salientes proporcionam a harmonia do rosto?

Do que é feito um rosto perfeito? Um extenso levantamento conduzido pelas universidades de Regensburg e Rostock, na Alemanha, mapeou as características faciais que mais seduzem o sexo masculino. Mulheres de olhos grandes e arredondados,testa larga, nariz e queixo pequenos e maçãs do rosto acentuadas – o que caracteriza o rosto de crianças – levam vantagem. Durante o experimento, foram apresentadas duas fotos de várias mulheres adultas. Uma, como elas são, a outra, alterada no computador visando a obter proporções infantis. A maioria dos entrevistados preferiu a versão infantil dos rostos. Traduzindo para a vida real: rostos como o de Kate Moss, Brigitte Bardot e Carolina Dieckmann. O rosto, se também for simétrico, pode ser garantia de êxito entre os homens. O nariz não precisa ser arrebitado nem a boca em forma de coração. Mais uma vez, o que conta é a harmonia.

Pesquisadores australianos também mediram a atratividade dos rostos femininos. A fórmula usada foi calculada pelo matemático grego Pitágoras no século VI a.C. Ao que tudo indica, vale até hoje. Para um rosto perfeito, a proporção entre a largura da boca e a do nariz deve ser de 1,618 para 1. O rosto de Gisele Bündchen, por exemplo, enquadra-se no padrão.

Segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, esta discussão é tão antiga quanto o próprio aparecimento do homem. "O importante é ter equilíbrio e simetria, isto faz um rosto ser bonito", defende o médico. Os componentes culturais também interferem no ideal de beleza do rosto. Por exemplo, a crença de que mulheres com as maçãs do rosto protuberantes trazem azar a seus parceiros é comum no nordeste da China, principalmente na província de Liaoning. Segundo o jornal local Liaoshen Evening News, milhares de mulheres se preparam para o Ano Novo chinês "retocando" o rosto e o corpo em centenas de clínicas de cirurgia plástica.

Ao gosto ocidental

Do lado de cá do mundo, maçãs do rosto altas e definidas são um traço comum de mulheres consideradas bonitas, como Cameron Diaz, Julia Roberts e Maria Fernanda Cândido. “Ao contrário de um nariz bem desenhado ou de olhos bem contornados, a importância dos zigomas, ou malares, na harmonia facial não é tão evidente. É preciso que o cirurgião plástico atente para este detalhe sutil, que proporciona harmonia ao rosto”, afirma Ruben Penteado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Além de sua contribuição para a beleza, os malares também têm uma função estrutural na sustentação da pele do rosto. "Inflar as maçãs do rosto pode atenuar as marcas do tempo. A proeminência do malar e do queixo representa o chamado triângulo da beleza. O equilíbrio desse triângulo é um dos recursos mais poderosos para a beleza e o rejuvenescimento da face", explica o cirurgião plástico.

Ao longo do tempo, o rosto muda de forma. Em alguns casos, a mudança do contorno facial é tão severa que não é possível reposicioná-lo com técnica não invasiva. São para estes casos que o cirurgião plástico pode sugerir a melhor opção para "dar uma levantadinha" nas maçãs do rosto.

Segundo Ruben Penteado, é possível driblar a ação do tempo com:

·        O emprego de ácidos preenchedores de efeito temporário, como o hialurônico (Restylane ou Perfectha) e o poli-L-láctico (Sculptra), aplicados em algumas sessões em consultório;

·        A implantação de próteses de silicone (de consistência mais rígida que as de mama), ou, ainda;

·        Por meio de uma intervenção cirúrgica que faz uma "dobra" na musculatura da região, fixada por pontos.

A indicação correta

A escolha do tratamento depende do nível de flacidez e de perda de tecidos do rosto do paciente. "Procuramos sempre usar uma substância de textura semelhante àquela que o corpo perdeu. Os ácidos em geral são utilizados para reposição de partes moles, por exemplo, quando ocorrem flacidez e perda de colágeno. Já os implantes são empregados quando há perda óssea, principalmente como seqüela de trauma", explica o cirurgião plástico.

Comumente usado para preenchimento de sulcos e rugas superficiais, o ácido hialurônico ganhou recentemente uma versão de maior densidade, o que permite seu emprego em regiões mais profundas. Embora mais barato e menos invasivo que uma cirurgia, tem ação temporária  de até um ano e precisa ser reaplicado.

“Outro tratamento possível para esta região do rosto é a injeção de gordura do próprio paciente. Nesse caso, aproveitam-se, em pequenas quantidades, as sobras de uma lipoaspiração feita, por exemplo, no culote. A gordura removida com cânula é tratada, limpa e depois reaplicada no rosto. Como é originária do próprio organismo, não há risco de rejeição, mas pode ser reabsorvida – de forma parcial e desigual”, afirma Ruben Penteado.


SERVIÇO:

Centro de Medicina Integrada
Endereço: Rua Tuim, 929
Moema
São Paulo-SP
Tel: (11) 5535 0830
Atendimento: de segunda a sexta-feira
Horário: 08:00 às 20:00.
www.medintegrada.com.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Excelência em Comunicação na Saúde