Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Cuide da sua beleza no inverno!

Frio é uma beleza
 

No inverno, a dermatologista e nutróloga Daniela Hueb, de Bauru (SP), dá dicas para as mulheres ficarem ainda mais bonitas nesta estação


 

O sol começa a se despedir e o friozinho dá os primeiros sinais de vida. Um convite irrecusável às delícias de uma nova estação e também aos seus encantos gastronômicos. É chocolate quente, capuccino, croissant, pão quentinho com manteiga, bombons, trufas e muitos outros pecados extra-calóricos da gula. Quem resiste? A resposta é fácil: quase ninguém. Por isso, segundo a médica dermatologista e nutróloga, Daniela Hueb, as estações mais frias do ano são aquelas em que todo cuidado é pouco para não ganhar muitos quilos.

 

É preciso entender, no entanto, que esse processo é natural. Com o frio, a temperatura do corpo cai e para se aquecer, ele utiliza a comida, isto é, os alimentos mais gordurosos e ricos em carboidratos e glicose, como sua fonte mais poderosa de energia. Para ter uma idéia, no verão a situação é inversa. Como a temperatura do corpo fica estável, por volta dos 36,5º C, não há necessidade em ingerir alimentos que regulem isso. Pelo contrário, às vezes o calor é tão intenso que o organismo passa a eliminar mais líquidos através da transpiração para abaixar a temperatura do corpo. Neste caso, o apetite torna-se menor.

 

Para não ter uma surpresa na balança depois que o friozinho passar, principalmente porque as gordurinhas extras ficam escondidas debaixo das roupas de frio e acabam passando despercebidas, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação.

 

Uma dica é abusar das sopas, pois além de combinar muito com o friozinho, elas ajudam a aquecer o corpo e são pouco calóricas. "Para aquelas pessoas que não passam muito tempo em casa ou têm dotes culinários restritos, as sopas instantâneas são uma boa saída porque são fáceis de preparar, possuem poucas calorias e muitos nutrientes", disse Daniela.

 

Já no caso do chocolate quente, a nutróloga recomenda optar pela versão light, ou seja, aquela feita à base de leite desnatado. Porém, caso o pedaço de chocolate seja extremamente indispensável, o ideal é também utilizar a versão light e não a diet, uma vez que a segunda opção contém o mesmo tanto de calorias e compensa a falta de açúcar com gordura.

 

Para manter a forma, uma rotina alimentar deve ser adotada, como começar o dia com um café da manhã rico em cereais e fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, principalmente nas mulheres, que têm grande problema de intestino preso.

 

"Nos intervalos, prefira as frutas, o leite desnatado, e os alimentos integrais, porque aumentam a sensação de saciedade. A carapaça de nutrientes dos alimentos integrais demora para der digerida pelo estomago e, com isso, adia um pouco a vontade de comer", explicou a especialista.

 

Outra dica para diminuir a quantidade de alimento durante as refeições é ingerir uma fatia de queijo branco ou um potinho de gelatina light antes do almoço e do jantar. Esses dois alimentos estimulam a produção do NPY, hormônio da saciedade, e faz com que nós não chegamos à mesa com tanta ansiedade.

 

Comer de três em três horas também é essencial, em qualquer estação. Desse modo a pessoa mantém sempre o metabolismo acelerado e pronto para o gasto de calorias. Frutas e duas nozes são boas opções.

 

Seja no outono, na primavera, no inverno ou no verão, é preciso entender que o que engorda são aquelas escolhas erradas que fazemos diariamente. "Ninguém precisa abrir mão do chocolate, porém, é preciso trocar os dois tabletes por apenas um bombonzinho. Aprender a fazer escolhas inteligentes é o primeiro grande passo para uma vida saudável", finaliza Daniela HuebHueb.

 

O frio e a pele ressecada

 

Com as baixas temperaturas, as células que produzem a gordura da pele diminuem sua atividade, por isso fica mais seca. "Isto é agravado pelo uso de água quente e sabão e banhos mais longos, típicos da estação", disse a dermatologista Daniela Hueb, que alerta para a necessidade da hidratação profunda tanto na face quanto no corpo durante as épocas mais frias.

 

As principais dicas para aproveitar a estação sem danificar a pele são:

 

1) Evitar banhos muito quentes;

2) Fazer uma esfoliação semanal leve com um agente abrasivo suave;

3) Hidratar o corpo diariamente após o banho;

4) Usar filtros solares diariamente, trinta minutos antes de sair de casa e reaplicar a cada três horas;

5) Limpar a face com loções ou leites de limpeza;

6) Tonificar a pele com agentes isentos de álcool;

7) Á noite, utilizar hidratantes faciais ou ácidos com agentes despigmentantes ou produtos antienvelhecimento;

8) Não esquecer também dos cuidados diários com o pescoço, do colo, das mãos, dos cotovelos e ao redor dos olhos, sempre seguindo o mesmo ritual citados acima e com produtos específicos para cada área;

9) Lembrar da proteção solar dos lábios, das orelhas, das mãos e dos braços.

 

É hora de fazer peelings:

 

O peeling nada mais é do que a renovação cutânea com a promoção de uma esfoliação de variados graus. Como conseqüência, atenua as manchas, suaviza as rugas e as linhas de expressão e garante um aspecto mais viçoso e brilhante à pele. "Ele estimula a produção do colágeno e melhora o viço da pele, deixando-a com aspecto mais jovial e saudável", disse a dermatologista, que afirma: "Este tipo de tratamento é um dos mais revolucionários métodos para rejuvenescimento e beleza hoje disponíveis".

 

Ainda segundo Daniela Hueb, o inverno é a melhor época para realizá-los, pois a pele fica fotossensível após o procedimento e é preciso fugir do sol, evitando assim o aparecimento de manchas pós-tratamento. "Portanto, o inverno é um prato cheio para quem quer fugir dos raios solares e possíveis complicações".

 

Tipos de procedimentos:

 

1) Peeling com luz pulsada: atualmente procura-se utilizar equipamentos que não promovam uma descamação tão severa. O tratamento consiste na aplicação de uma luz pulsada que provoca um leve desconforto. São necessárias de três a quatro sessões quinzenais ou mensais. No local das manchas formam-se crostas (casquinhas) escuras, depois estas caem, e assim atenuam. Este tratamento também pode ser utilizado para acne e rejuvenescimento;

 

2) Peeling com microdermoabrasão (ou peeling de cristal): é um aparelho que libera cristais com a função de promover um rolamento de suas partículas sobre a pele, esfoliando-a de forma homogênea e segura. São realizadas quatro sessões semanais e não há necessidade de afastamento das atividades diárias. É indicado para linhas de expressão, cicatrizes de acne, poros dilatados e aspereza cutânea;

 

3) Peelings superficiais seriados: realizado com ácidos, esse tipo de peeling promove descamação leve e não necessita de afastamento das atividades. São necessárias várias sessões, semanal ou quinzenal. Indicado para melhorar a textura e o viço da pele, as manchas e o fechamento dos poros. Quando se trata de acne, o efeito é secativo;

 

4) Peeling intermediário: realizado com uma combinação de ácidos, promove uma descamação mais intensa com formação de crostas (casquinhas). É necessário preparar a pele com soluções despigmentantes 15 dias antes da aplicação. É utilizado para melhorar a textura da pele, as manchas mais profundas e as rugas mais acentuadas;

 

5) Peeling profundo: é o famoso peeling de fenol. Este é realizado em hospital, pois provoca queimadura intensa e só pode ser realizado com anestésico injetável e sedação. Logo após o procedimento, ocorre descamação cutânea intensa, inchaço, formação de crostas (casquinhas) muito espessas por 15 a 20 dias e exige cuidados médicos diários neste período. Esta modalidade exige que a pessoa se afaste de suas atividades por 15 a 20 dias e a exposição solar é proibida.

 

Lasers

 

1) Ablativos: são procedimentos mais agressivos para tratamento de rugas profundas, manchas e flacidez. Pode ser realizado em sessão única ou fracionado em três sessões. É um dos tratamentos que apresentam resultados muito satisfatórios;

 

2) Não ablativos: são mais indicados para manchas de profundidade superficial a média, em rugas finas e para estimular colágeno. Atua muito bem também em vasinhos de face e poros abertos.

 

Os peelings e lasers em geral podem ser realizados na face e pescoço, colo e mãos e em região de estrias. Suas indicações (superficial, médio e profundo) dependem do estado da pele. Como regra, quanto mais profundo for o peeling e o laser ablativo, maior será o tempo de recuperação e melhor o resultado.

 

Novidades para a gordura localizada:

 

Graças aos avanços tecnológicos, a oferta de técnicas e equipamentos para dar um "up" no visual é extensa. Os tratamentos estéticos, quando utilizados sem exageros, contribuem e muito para a saúde e beleza do corpo. Abaixo, seguem quatro dicas da dermatologista Daniela Hueb que chegam ao país e que devem ajudar no combate às gordurinhas localizadas, celulite, etc.

 

1- Carboxiterapia Aquecida: através deste tratamento, injeta-se gás carbônico no local pré-definido e ele aumenta o aporte sangüíneo e traumatiza as células de gordura atenuando as celulites e os indesejáveis pneuzinhos. A diferença da anterior é que é quase indolor. A recomendação é de no mínimo dez sessões, com freqüência de uma por semana;

 

2- Endermologia a laser + Drenagem Linfática: atenua inchaços (edemas) e melhora a circulação, fatores considerados co-responsáveis pela celulite;

 

3- Accent Pró: hoje reconhecido como o queridinho dos dermatologistas. Recém- chegado no Brasil, além de melhorar a flacidez, em poucas semanas ele também acentua os contornos do corpo e da face. A base deste tratamento é o profundo aquecimento da pele, estimulando a produção de um novo colágeno e, ao mesmo tempo, destruindo aquelas fibras que puxam a pele para dentro formando os buraquinhos da celulite. O Accent também melhora as irregularidades da pele. As sessões devem respeitar o intervalo de quinze dias a um mês.

 

4- XEO: tecnologia que começa a chegar ao Brasil (só existem poucos aparelhos). O laser tem uma base com várias ponteiras, com diferentes funções. É indicado para tratamento de vasinhos na face e na perna, poros abertos, flacidez, cicatriz de acne, pêlos, etc. A recomendação é de 4 a 8 sessões, com freqüência de 15 dias ou mensalmente;

 

Embora o avanço tecnológico permita resultados magníficos, a dermatologista Daniela Hueb enfatiza que nenhum procedimento estético é totalmente eficaz sem a associação de uma alimentação equilibrada, da prática habitual de atividades físicas, mas, sobretudo, dos cuidados com a saúde mental. "O mau-humor crônico provoca muitos prejuízos à beleza e à saúde do nosso corpo. Quem vive de mal com o mundo pode sofrer com queda de cabelos, unhas fracas, rugas precoces e alterações na balança. Se você não está bem por dentro, seu corpo vai refletir isso externamente. E aí, não adianta só procurar auxílio de nenhum cosmético", alerta a especialista.


Sobre a especialista:

 

Daniela Hueb é médica graduada pela Universidade de Alfenas, com especialização em Clínica Médica na Santa Casa de Ribeirão Preto (SP); em Dermatologia pela Fundação Carlos Chagas, RJ; e Nutrologia pela USP de Ribeirão Preto (SP), especialidade médica voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e orientação sobre alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade. Cursou também Medicina Estética na Argentina e nos Estados Unidos e foi chefe do Centro de Saúde de Piratininga (SP). Hueb é ainda membro efetivo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Academia Brasileira de Dermatologia, Sociedade Francesa de Medicina Estética e Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Também participa da Associação Brasileira de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento, Academia Americana de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Laser. Daniela Hueb é sócia-diretora da clínica médica integrada que leva o seu nome, especializada em diversos tipos de tratamentos, como acne, obesi­dade, celulite, cirurgia estética sem cicatrizes, peeling, entre outros.

Crédito:Cris

Autor:Katia Meireles

Fonte:Universo da Mulher