Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Pele bonita necessita de bloqueador

PELE BONITA E SEM RUGAS NECESSITA DE PROTEÇÃO SOLAR: ALERTAM OS CIRURGIÕES PLÁSTICOS

 

Atualmente, a Medicina está se direcionando cada vez mais para o bem estar do homem e não apenas para o tratamento de doenças.

Prevenção, prevenção e prevenção: essa é a nossa parte!

 

 


 

No verão, não há nada mais gostoso que tomar  sol na praia e mergulhar no  mar sem se preocupar com queimaduras, vermelhidão e manchas  provocadas pela falta de proteção solar. O perfeito bronzeado começa com a aplicação do protetor solar seguido pela escolha correta do fator e o horário de exposição ao sol.

 

A pele bem protegida garante um maior aproveitamento dos raios solares chegando ao bronze. Já a pele que foi exposta sem a aplicação do protetor solar, principalmente a branca, apenas queima, não bronzeia e, ainda, descasca, causando lesões e por fim volta para a cor natural. É importante ressaltar também, os riscos de se ter um câncer de pele muito comum em peles claras, pois são sensíveis aos efeitos nocivos do sol e o aparecimento precoce de rugas.

 

Em decorrência disto, a procura nas clínicas é grande por tramentos corretivos dos danos ocorridos. Hoje, contamos com  os recursos da Gestão Muldisciplinar da Medicina de Antienvelhecimento que visa detectar, prevenir, tratar e reverter precocemente  doenças, desordens e disfunções que acometem o organismo humano.

 

Portanto, a Medicina Antienvelhecimento é considerada uma das mais completas, pois além de promover longevidade  com mais saúde, ela é  multidisciplinar, abarca diversas áreas de caráter científico e médico, com a proposta de possibilitar uma qualidade de vida integral. “O papel da Medicina Antienvelhecimento é desenvolver metodologias que possam detectar e aplicar terapêuticas adequadas. Essa nova postura inclui exercícios, controle da mente, dieta, suplementos nutricionais e ações para uma longevidade com saúde”, explica a cirurgiã plástica e PhD pela USP, Dra. Edith Horibe.

 

A prevenção deve ocorrer desde a infância chegando à maturidade. Adquirir o hábito de usar protetor solar é fundamental neste processo, isto também é  prevenção Anti-aging, pois comtempla aspectos físicos e psíquicos e indica hábitos que mantêm uma juventude interna e externa.

 

“O estilo de vida  pode determinar como serão os resultados no amanhã. Já recebi vários pacientes com a pele altamente comprometida, devido a uma exposição solar inadequada. Temos possibilidades de restaurar e reativar a pele com sucesso através de peelings, hidratação, programa alimentar, tratamento com cosmecêuticos anti-aging, laser, luz pulsada e em último caso a cirurgia plástica. O resultado mais favorável é das pessoas que optaram por estilo de vida mais saudável e isto exige postura e conscientização, mesmo diante do sol”. Finaliza a cirurgiã plástica, vice presidente da ABMAE (Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento)

 

  

Abaixo selecionamos os tipos de pele e o fator solar indicado

Aproveite o sol sem culpa e com a máxima proteção.

 

 

TIPOS DE PELE E FS

 

TIPO

FATOR

 

Ruivos e Louros

30

FS

PROTEÇÃO (%)

 Morenos Claros

20 / 25

2

50

Morenos Escuros

10 / 15

4

75

Mulatos e Negros

5 /10

8

87

 

 

16

94

 

 

32

96

 

 

64

99

 

 
 

 

 Branco Marfim: chamada de Fototipo I. O paciente tem uma coloração muito branca e a cor do cabelo é avermelhada, são as pessoas ruivas. A pele queima muito facilmente e dificilmente se bronzeia;

 Branca: conhecida por Fototipo II. Pele branca, geralmente  são

 pessoas loiras de olhos claros. A pele queima facilmente e

 bronzeia   moderada e uniformemente;

 Branca: batizada de Fototipo III. Pele branca, cabelos

 castanhos escuros ou pretos. O paciente queima      moderadamente e  bronzeia moderada e uniformemente;

 Parda clara ou bege: chamada de Fototipo IV e incluem as

 pessoas  orientais também. A pele queima muito pouco, mas

  bronzeia fácil   e moderadamente;

  Parda escura ou marrom médio: conhecida por Fototipo V. São

  as pessoas mulatas, queimam raramente e bronzeiam muito.

  Negra: ou Fototipo VI. São as pessoas negras. Nunca

  queimam   e bronzeiam muito.

 

 
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grazia Nicosia

Fonte:Universo da Mulher