Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Tratamentos que amaciam o rosto e o corpo

O mercado oferece uma infinidade de produtos que prometem maciez e rejuvenescimento para rosto e corpo. Porém, algumas das receitas caseiras ainda parecem indispensáveis e o tão sonhado elixir da juventude para a pele é encontrado na semente de uva e na água de coco.

 

A uva, por exemplo, tem uma enorme concentração de polifenóis, substância considerada a mais potente inimiga dos radicais livres (toxinas que impedem o bom funcionamento das células no organismo). As sementes já são comprovadamente eficazes contra o envelhecimento da pele tanto nas versões em creme como em óleos corporais.  

Segundo a esteticista Lúcia Paiva, Clínica de Ipanema, no Rio de Janeiro, as máscaras, loções e hidratantes à base do caroço da fruta rejuvenesceram em um piscar de olhos. Sendo excelentes para peles ressecadas e com aspecto quebradiço. 

Ainda de acordo com ela, mulheres que usam produtos a base de semente de uva apresentam rejuvenescimento significativo em apenas um mês de tratamento. O extrato supera produtos a base de vitamina E. 

“Os óleos vegetais de semente de uva é finíssimo e tem alto poder de penetração na pele, é ideal para ser usado juntamente com óleos essenciais em massagens. São extremamente tonificantes e revitalizantes da pele. Previnem estrias devido à alta concentração de alfa tocoferol. Já os ácidos linolêico e palmítico são os responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo revitalizando-o. O melhor é que podem ser usado diariamente como óleo pós-banho e em massagens”, completou a esteticista.

Água de coco: fonte de minerais age como um excelente hidratante natural, deixando a pele mais bonita. 

Poderoso hidratante para a pele, a água-de-coco é usada hoje em vários tratamentos de beleza. “Os sais minerais ajudam a nutrir a pele. É um poderoso revitalizador, principalmente depois que a pele foi exposta ao sol. O ideal é usar a água assim que extraída da fruta. Ela proporciona brilho e maciez porque. Como é fonte de sódio e potássio, a água de coco é usada em banhos, além de hidratar a pele, ajuda a relaxar o corpo. Ela pode ser misturá-la à água da banheira ou no ofurô” diz  Lúcia Paiva.

 

 

Faça em casa

 

Aprenda a fazer o ritual de beleza em casa. Mas atenção: antes de aplicar a máscara, é preciso limpar bem a pele. A oleosidade e as impurezas dificultam a penetração dos ingredientes e diminuem sua ação. Aplique uma camada espessa e uniforme de máscara no rosto e no corpo. A pele toda deve ser coberta, tomando cuidado com a região das pálpebras.

 

 

- Máscara de coco verde

 

 

 

A polpa mole do coco verde é ótima para tratar peles ressecadas e rugas superficiais, sendo um hidratante rico em potássio garantindo pele firme e rejuvenescida.

 

 

Ingrediente:

1 coco verde com água

 

Modo de preparo:

Retire a polpa e a água do coco. Coloque a polpa no liquidificador e vá acrescentando a água aos poucos até obter uma consistência cremosa. Passe uma camada no rosto limpo e deixe agir por 30 minutos. Retire a máscara com a água de coco que sobrou. 

- Máscara Amaciante de Uva

 

A uva proporciona elasticidade e beneficia o tônus muscular da pele.

Ingredientes:

1 xícara de chá de uva fresca com pele e bem lavada

1 xícara de chá de água

2 colheres de chá de óleo de semente de uva

1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

acrescente as uvas e deixe cozinhar por uns cinco minutos. Retire do fogo e amasse bem as frutas até obter um suco. Coe e espere ficar morna. Acrescente o óleo de semente de uva e a farinha de trigo. Misture até formar uma pasta. Passe no rosto limpo. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe com água fria.

 

Dicas para uma boa máscara caseira

Utilize as máscaras imediatamente, nunca guarde para depois.

Utilize produtos frescos, bem conservados, sem amassados e casca ferida.

Lave a fruta muito bem antes de fazer a máscara.

Remova todo o produto do rosto e do corpo.

Não utilize a receita em casos de alergia a algum dos alimentos utilizados.

Jamais aplique a máscara e vá para o sol. Pode provocar manchas. 

Nenhuma das dicas substitui a visita ao dermatologista e ao esteticista. O problema pode não estar apenas relacionado ao aspecto físico.


SERVIÇO

Clínica de Ipanema

Rua Prudente de Moraes, 1458, Ipanema, Rio de Janeiro.
Tel: (21) 2239-3349
www.clinicadeipanema.com.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:Fernanda Con'Andra

Fonte:Universo da Mulher