Rio de Janeiro, 18 de Abril de 2024

Lipoaspiração virou moda

TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração “virou moda” para quem deseja retirar aquelas indesejáveis gorduras localizadas, que não desaparecem nem a custa de muito exercício físico.

Mas você já sabe tudo sobre essa cirurgia plástica?

Selecionamos as principais dúvidas que os pacientes têm sobre a lipo e pedimos ao cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Múcio Leão Pessoa de Castro, para nos esclarecer tudo. Confira:

O que é a lipoaspiração?
É a retirada de gordura localizada através de cânulas especiais desenvolvidas especialmente para esse fim. É um procedimento cirúrgico de grande porte e, portanto, deve ser realizado em local adequadamente aparelhado para este fim. É importante frisar que a lipoaspiração não trata obesidade e sim gordura localizada.  Antes da realização do procedimento é realizada a infiltração de uma substância vasoconstrutora com o intuito de diminuir a perda sanguínea e facilitar a recuperação do paciente.

Como funciona a Lipoaspiração? E o que é feito nessa cirurgia?
A lipoaspiração, como descrito acima, é a retirada de gordura localizada utilizando cânulas especialmente fabricadas para este fim. Essas cânulas têm entre três e cinco milímetros de diâmetro e são ligadas a um aparelho, por uma mangueira especial, que produz uma pressão negativa.  

A Lipoaspiração é dolorosa?
Apesar da dor pós-operatória varia de pessoa para pessoa, as queixas dolorosas intensas não são frequentes, e, quando ocorrem, o fazem na primeira semana de pós operatório  

Como é feita a Vibrolispoespiração?
O vibrolipoaspirador é um aparelho que produz pequenas vibrações no sentido horizonte e antero-posterior, diminuindo o esforço físico do cirurgião. É discutível o seu custo benefício, pois o aparelho é de alto custo, aumentando bastante o custo da cirurgia.

Como é feita a lipoaspiração a laser?
Anterior a introdução da cânula na área a ser aspirada, utiliza-se uma fina fibra ótica que emite uma radiação a laser, com o intuito de dissolver as células gordurosas, facilitando posteriormente a aspiração com as cânulas tradicionais. Também é questionado o seu custo benefício, pois, a lipo, quando bem indicada, é resolvida com tranquilidade pela técnica tradicional
.

Como é feita a lipoaspiração ultrassônica?
É utilizado um parelho que emite uma onda de ultrassom que destruiria as células adiposas, facilitando a sua posterior aspiração. O seu risco consiste na ocorrência de aspiração irregular nas áreas a serem tratadas, trazendo um resultado pós-operatório insatisfatório.

Como é feita a lipoaspiração hidrolipoclasia?
A lipoaspiração tumecente, ou seja, com infiltração de uma substância contendo soro fisiológico e adrenalina, que já é usada na cirurgia plástica praticamente desde o seu início. Atualmente, outros nomes vêm sendo dados a este procedimento com o intuito de induzir o paciente a acreditar que se trata de um procedimento menor e de baixo risco, o que não é verdadeiro

A)Quem pode fazer Lipoaspiração? B)E quem não pode Lipoaspiração?
A)
Quem pode fazer a lipoaspiração são as pacientes que se encontram dentro do seu índice de massa corporal adequado (mede a relação peso/estatura ) e que apresentam um quadro clínico geral normal atestado por exames laboratoriais, de imagem e  clínicos realizados no período pré-operatório.

B)Os pacientes que se encontram acima do peso, ou seja, fora do seu índice de massa corporal normal e ou que apresentam alterações clínicas que aumentam o risco cirúrgico não devem ser submetidos ao procedimento da lipoaspiração.

Quanto tempo demora a cirurgia de Lipoaspiração?
Depende da superfície corporal aspirada, mas o procedimento dura, em média, duas a três horas.

Quanto tempo demora a recuperação da Lipoaspiração? É preciso ficar de cinta?
Para a maioria das atividades físicas, o paciente está apto a retornar no período de 15 dias e deve usar a cinta ou o modelador por um período de 30 a 45 dias.

Quais cuidados são necessários antes e depois da cirurgia de Lipoaspiração?

Antes: análise clínica rigorosa e perda de peso quando indicado

Depois: utilização do modelador elástico, drenagem linfática, evitar se expor ao sol enquanto persistirem as equimoses (manchas arroxedas) e voltar às atividades físicas de acordo com sua recuperação.

É preciso ficar internado depois da cirurgia de Lipoaspiração?
Somente por um período de, no máximo, 12 horas. Geralmente, o paciente tem alta no mesmo dia.

É preciso dar anestesia da cirurgia de Lipoaspiração?
Normalmente é realizada a anestesia peridural e sedação pelo médico anestesista.

Quais as vantagens e desvantagens dessa cirurgia e os efeitos no corpo?
A grande evolução trazida pela lipoaspiração é que ela é a única solução para a retirada de "gordura localizada" que não é possível através da dieta e atividade física.

Desvantagens: As desvantagens, normalmente, se devem às más indicações, principalmente quando se tenta tratar a obesidade por este método cirúrgico e que se torna frustrante para o paciente.

Quais a região mais solicitada para fazer Lipoaspiração?
Abdome, flancos (região lateral do abdome) e membros inferiores.

Fica cicatriz depois da Lipoaspiração? Vejo pessoas falando que o corte dói depois da Lipoaspiração?
Sim. Uma pequena cicatriz em torno de meio centímetro nos locais das incisões realizadas para permitir a introdução das cânulas cirúrgicas.

O resultado é definitivo?
Sim. Desde que o paciente mantenha seu peso corporal após a cirurgia.

Quais os riscos da cirurgia de Lipoaspiração?
Os riscos são aqueles inerentes a qualquer grande procedimento cirúrgico e vão desde uma má cicatrização das incisões citadas, irregularidades e depressões em áreas aspiradas em demasia, assimetria de contorno pelo mesmo motivo, até o óbito.

Dê dicas de que cuidados as pessoas devem ter antes de procurar uma cirurgia de lipoaspiração (o que deve passar na cabeça das pessoas).
A primeira coisa que um paciente que deseja fazer uma lipoaspiração deve fazer é procurar por um cirurgião plástico de confiança, que tenha o título de Especialista autorgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que esteja apto a fazer uma indicação cirúrgica adequada, assim como realizar adequadamente o procedimento cirúrgico.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Juliana Morato

Fonte:Universo da Mulher