Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Carne: bovina, suína ou de frango?

Bovina, suína ou de frango?
 
Saiba como escolher, temperar e preparar diferentes tipos de carne
 

Excelente fonte de proteínas, a carne está presente em diversas preparações, das simples às mais elaboradas, combinada com massas, legumes, saladas, entre outras opções. O ideal é consumir os três tipos – bovina, suína e de frango - com moderação e preferir os cortes mais magros, sem gorduras ou peles.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira, geralmente os cortes de carne de porco são mais calóricos e gordurosos que os cortes mais magros de frango e carne bovina. Mas são mais magros se comparados aos cortes de frango com pele e carne bovina com gordura, por exemplo. “A dica é grelhar, assar ou cozinhar a carne e evitar frituras”, recomenda a nutricionista.

Para temperar e realçar o sabor das carnes, Lívia sugere os temperos naturais como cebolinha, coentro, alho, mostarda, gengibre, manjerona, alecrim, sálvia e orégano, que garantem, ainda, diversos benefícios à saúde. “Evite temperos prontos, pois possuem muita gordura e sódio”, alerta.

Além das proteínas, a carne é rica em minerais como ferro, zinco e vitaminas do complexo B, indispensáveis à saúde do organismo. Na hora de comprar a carne, é importante observar se o produto tem carimbo ou selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal), o que garante que a carne foi aprovada pela fiscalização. Outra dica é observar a cor e a firmeza da carne.

 

Bisteca de porco com abacaxi
 

Ingredientes:

4 bistecas de porco, sal a gosto, 4 pimentas doces, casca ralada de 1 limão, 1 pimenta dedo de moça, 1 cebola roxa, ½ abacaxi, alguns ramos de coentro, ½ xícara (chá) de azeite de oliva, 5 grãos de pimenta do reino, 2 colheres (sopa) de mel, noz moscada, 2 cravos da índia, 2 laranjas.


Modo de preparo: coloque as bistecas numa tigela, junte 1 laranja lavada e cortada em gomos, o suco de laranja restante, o mel, o cravo amassado, os grãos de pimenta, 1 pitada de noz moscada ralada na hora e o azeite de oliva. Cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por 1 hora. Pique o coentro, o abacaxi, a cebola e a pimenta dedo de moça, colocando tudo numa tigela. Adicione a casca de limão e o sal e misture bem. Escorra as bistecas da marinada e grelhe por 5 minutos de cada lado com os gomo de laranja e a pimenta doce. Tempere com sal e pimenta do reino e sirva com a mistura de abacaxi.

.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.;.

Carne assada à jardineira
 

Ingredientes:

1kg e 600g de alcatra, fraldinha ou contra filé, 2 colheres (sopa) de alecrim, orégano e sálvia seca, 3 batatas descascadas e cortadas em 4 partes, 1 batata doce descascada cortada em pedaços, 4 colheres (sopa) de margarina derretida, 2 xícaras (chá) de abóbora picada, sal e pimenta do reino a gosto, 2 cenouras médias picadas, 2 dentes de alho picado.

Modo de preparo: misture a margarina com o alho, o alecrim, o orégano, a sálvia, sal e pimenta. Espalhe metade desse tempero sobre a carne e coloque em uma assadeira média. Cozinhe a batata, a cenoura, a batata doce e a abóbora em uma panela com água fervente e sal por 2 minutos. Retire do fogo, escorra e espalhe os legumes ao redor da carne na assadeira. Regue com o restante do tempero de ervas e leve ao forno alto, preaquecido, por 45 minutos. Transfira para uma travessa e sirva em seguida.

 


 

www.redeoba.com.br

Siga o Oba Hortifruti no Twitter:

twitter.com/oba_hortifruti

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Patrícia Lopes

Fonte:Universo da Mulher