Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

Estresse: O vilão que faz envelhecer

Estudo americano comprova que o estresse acelera o envelhecimento

 
Quem nunca ouviu dizer que as pessoas acabam envelhecendo mais rápido após a morte de um filho, que o nascimento de cabelos brancos acelerou quando o pai morreu, e ainda que muitos cabelos caíram e que manchas na pele surgiram em pessoas que trabalham sobre pressão?
 
Isso é muito comum nos dias de hoje. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em São Francisco, Estados Unidos, comprovou que o estresse acelera o envelhecimento e causa manifestações no corpo humano.
        
A pesquisa indica também que a influência psicológica sobre a longevidade das células do organismo é um fator decisivo para o estresse.
 
O marcador do envelhecimento são os cromossomos, componentes das células que têm em suas extremidades um telômero que com o estresse diminue mais rapidamente, acelerando o envelhecimento.
 
“O telômero, portanto é um indicador da idade celular. É preciso ter um equilíbrio entre o cérebro e alma.”, explica o esteticista e cosmetologista Hélito Abreu, da InCorpore Centro de Tratamento Estético, em Copacabana, Rio de Janeiro, que dá as seguintes dicas para manter a saúde do corpo e da mente:
 
 
RESOLVER COM SERENIDADE OS PROBLEMAS
Se você tem algo que lhe incomode, o melhor é resolver isso o mais rápido possível. Tente digerir os processos e dores de uma forma mais natural, trabalhando corpo e mente, aconselha o especialista.
 

 
ÁGUA: FONTE DA VIDA
Banhos e terapias na água relaxam e ao mesmo tempo previnem celulite, combatem a gordura localizada, tratam as unhas e cabelos e devem ser prioridade já que o verão está batendo a porta.
 
“Use e abuse da água. Ela é a fonte da vida. Beba muito líquido e sempre que puder mergulhe na água do mar ou da piscina. Até mesmo um banho de banheira ou chuveiro é muito prazeroso ( lembrando que água fria ou temperatura morna é melhor para a pele do que banhos muito quentes)” diz Hélito Abreu.
 

 
O PODER DAS PEDRAS        
Terapia com Pedras Quentes
        
A Terapia das Pedras Quentes é, clinicamente, a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras plutônicas formadas na parte baixa do vulcão.
O calor emanado das pedras é aplicado ao corpo das pessoas por meio de técnicas avançadas de massoterapia alinhada a conhecimentos milenares de geoterapia e termoterapia. 
         
“Como resultado, proporciona um efeito penetrante sobre o sistema muscular chegando, em alguns casos, a corrigir disfunções de órgãos e vísceras. A energia que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético combatendo e aliviando a tensão, apreensão e agitação desconfortável” diz o especialista, acrescentando que a  terapia com pedras quentes é excelente para o alívio de dores diversas na coluna e um potente anti estresse.
 

ESFOLIAÇÃO
A esfoliação é uma técnica para a remoção das células mortas e promove a maciez e o brilho natural da pele, já que o corpo fica extremamente hidratado.
 
“Remover qualquer tecido morto de nosso corpo produz um bem estar inexplicável e reestabelece a saúde da pele” diz Hélito Abreu lembrando que  esse tratamento é muito utilizado no verão antes do primeiro bronzeamento e no final do verão para a retirada de peles mortas que ficam depois do bronzeado.
 
É recomendado também para pessoas que tem a pele extremamente seca e desidratada no inverno e no verão. Neste caso, o indicado é um número maior de sessões de hidratação para otimizar e manter um bom resultado.
 

MÁSCARAS QUE ACALMAM
O estresse interfere na circulação, dificulta o transporte de nutrientes e a eliminação de radicais livres. A máscara facial traz viço, acalma, ajuda a relaxar e limpa a pele. Por fim, é feita uma massagem que complementa o tratamento. “Máscaras boas para hidratar são as de romã, menta e açaí, que desintoxicam os poros e amenizam as linhas de expressão” aconselha Abreu.
 

PÉS NAS NUVENS
Desde há milênios que povos como o do Antigo Egito utilizavam a massagem nos pés com o objetivo de recuperar a saúde e aliviar as tensões.
 
Com o passar do tempo, a eficácia desta prática serviu de estímulo a vários pesquisadores em compreender a importância da Reflexologia, que se baseia no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. 
 
“Massagear os pés e colocá-los de molho em creme hidratante é um santo remédio contra tensão, contra o ressecamento das solas e da região entre as unhas. Ter uma sessão de reflexologia pelo menos 2 vezes ao mês é o ideal para tratar e proporcionar ao corpo o relaxamento necessário” diz Hélito de Abreu.
 

TOQUES QUE CURAM
As Massagens podem prevenir celulite, diminuir o stress e fortalecer o sistema imunológico. Podemos optar pelo Shiatsu, pela relaxante ou drenagem linfática. O tratamento começa com uma esfoliação para remover as células mortas e termina com a aplicação de um óleo morno á base de ervas. 
 
A Drenagem linfática é recomendada para aliviar a retenção de líquidos e desinchar tanto gestantes quanto os que possuem gorduras localizadas. As massagens faciais são feitas manualmente e próprias para o relaxamento das têmporas. “Fazer uma boa massagem é o segredo de quem quer relaxar e aliviar as tensões do dia a dia” recomenda Abreu.
 
 
 
Centro Estético InCorpore
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1133 – Loja 107
Copacabana – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 25235990

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Karen Carvalho

Fonte:Universo da Mulher