Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

O perigo das maquiagens vencidas

            
Batom, rímel, base, pó compacto, primer, lápis de olho, gloss, sombra.

Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, que mulher não gosta de usar maquiagem para se sentir ainda mais bonita?

Mesmo para aquelas que se maquiam todos os dias, é difícil acabar com os produtos antes da data de vencimento.

E é aí que mora o perigo, pois fora do prazo de validade eles podem fazer mal à saúde.
           

 

Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida.

Dois terços das entrevistadas, de diferentes faixas etárias, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos.

"Produtos com a validade expirada podem causar alergias e irritações na pele. Isso porque, após a abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade", explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas.
           

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o produto fechado tem validade de até 24 meses.

Depois de aberto, sua vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que todos os cosméticos tenham a data de vencimento impressa na embalagem, mas muitas empresas disponibilizam a informação apenas na caixa ou no lacre plástico, que logo são descartados pelas consumidoras.

"A boa notícia é que, ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias.  Nestes casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos", conta o bioquímico. Por isso, a dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração.

Ter cuidado com o armazenamento dos produtos pode contribuir para aumentar sua vida útil. Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, Kozlowski aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, a falta de ventilação e a umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.
 
Confira os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem:

Rímel – 3 a 6 meses
Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano
Batom ou gloss - 1 ano
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios - de 6 meses a 1 ano
Delineador - 1 ano
Hidratante – 1 ano
Pincéis – Lavado mensalmente com sabonete neutro, têm validade indeterminada.
Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso.
 

Sobre o LANAC
Há 22 anos, o LANAC - Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 280 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio.

A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba.

Além da sede central, o LANAC mantém outros trinta postos de coleta na cidade. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantêm a certificação ISO 9001/2008 atualizada desde 2004.


 

 

Crédito:Cris De Luc

Autor:Aline Anile

Fonte:IEME Comunicação