Rio de Janeiro, 16 de Abril de 2024

3 passos simples para superar a Insegurança

Seu medo é o principal inimigo do seu sucesso. Grandes recompensas resultam apenas de tomar comparativamente alguns riscos.

Se você é uma pessoa governada pelo seu medo, você nunca vai assumir riscos calculados suficientes e nunca alcançará o sucesso que você realmente merece.

Se eu aprendi uma coisa importante nesta vida, é que as ações que mais me assustaram na minha vida – (deixar meu trabalho corporativo “seguro” e agradável para trabalhar por conta própria, convidar minha linda noiva para um primeiro encontro, e sai de São Paulo perto de toda a família e vir para Blumenau, SC viver sozinho) foram as ações que mais me recompensaram e mudaram minha vida.

Isso não significa que esses movimentos não foram difíceis para mim, mas eu consegui superar o medo momentâneo e me empurrar em direção daquilo que eu sabia ser a coisa certa a fazer dada as minhas circunstancias no momento.

Então aqui estão três dicas que hoje fazem parte integrante dos meus pensamentos como consultor especialista em autoconfiança e resiliência.
 

1: Valorize CORAGEM e pare de correr atrás de “SEGURANÇA”


Estudos mostraram repetidamente que a maioria das pessoas que valorizam "segurança" acima de tudo em suas vidas, são as mesmas que se submetem a empregos que odeiam, se mantém em casamentos fracassados e amorosamente falidos, simplesmente para se sentirem mais seguras.

Em outras palavras, preferem viver “seguras” e infelizes em uma prisão do que arriscar a busca daquilo que as deixam realmente mais felizes.

A questão é que, “segurança”  e "estabilidade" não existem.

Nenhum ser humano está seguro neste planeta. Nem o mais saudável, o mais rico, o mais bonito, o mais bem empregado, o mais bem aposentado e o mais bem casado.

Tudo pode mudar em um piscar de olhos. Um simples evento esporádico pode virar a mesa completamente e te colocar numa situação miserável e desesperadora.


Para vencer o medo e a insegurança, você deve conscientemente abandonar a "segurança" como a coisa que você mais valoriza em sua vida e substituí-la pela força ativa da CORAGEM.

Você deve decidir de uma vez por todas, que é mais importante para você ter a coragem de fazer o que é necessário para ter sucesso em qualquer coisa, em vez de se apegar às coisas que fazem você se sentir uma pessoa"segura".
 

“Segurança” é uma ilusão. Somos culturalmente hipnotizados para a busca doentia por “segurança”.  Aprenda a viver corajosamente e abandone essa hipnose cultural. Você é muito mais forte que imagina, é uma pessoa muito mais criativa que imagina.

O próprio Jesus disse:

“Até mesmo o mais simples de vocês, pode fazer coisas muito maiores que eu mesmo fiz” (João 14:12).
Você tem capacidade para aprender qualquer habilidade e utilizá-la em qualquer lugar do mundo e em qualquer senário. Portanto, foque no seu potencial de aprendizagem e esqueça a choradeira a sua volta. Foque no seu potencial e não nas suas circunstâncias desfavoráveis.

 

2: Aprenda a diferenciar Medo de Prudência.
 

A maioria dos medos são irracionais e não racionais.

Por exemplo, você pode ter medo de fazer uma ligação importante porque, se a ligação não for bem, você vai ter que encarar o fato de que "fracassou".

Ou você pode estar com medo de enfrentar um colega de trabalho que atua como um controlador. Ou medo de iniciar seu próprio negócio porque você não tem certeza se é capaz.
 

São esses medos irracionais que te impedem de ser uma pessoa bem-sucedida profissionalmente, nos seus relacionamentos e talvez ter seu próprio empreendimento para ser independente.
 

Dito isto, existem outros tipos de medo que são na verdade simplesmente prudência. Por exemplo, você pode estar com medo de dirigir agressivamente, porque você pode causar um acidente. Ou você pode ter medo perder um cliente para sempre, se vender um produto que você não tem certeza se realmente funciona.
 

A prudência é uma coisa boa.

Apenas certifique-se de que você não está fingindo ser prudente - quando na verdade, você está tentando desesperadamente evitar correr riscos calculados necessários para avançar. Isso te impede de fazer o que é realmente preciso.

Lembre-se, você pode correr riscos sem correr perigo.
 

3: Veja a insegurança como uma chamada para ação
 

Se o que você teme está fora de seu controle (como a longa crise econômica que teremos pela frente), faça o que está no SEU CONTROLE.

Faça um plano de ação com passos específicos que você precisa tomar para se adaptar ao novo senário.

Depois de ter concluído essa tarefa, coloque o plano de ação imediatamente em prática e tenha coragem de parar de ficar pensando e falando em crise.

Você já fez o que você pode, o que está no seu alcance; é hora de agir e seguir em frente com força total.
 

Em outras palavras, se o que você tem medo está dentro de seu controle e você está com medo de agir, separe um tempo para se preparar, organizar recursos e se planejar.

Em seguida, faça o que tem de ser feito. Eu quero dizer agora. Amanhã não; não na próxima semana. Agora, imediatamente depois de ler o restante deste artigo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Ações:

 

1: Faça uma lista dos eventos que você teme acontecer, exemplo: perder seu emprego, perder seu principal cliente, arruinar o casamento etc...
 

2: Escolha o mais importante para você no momento e faça uma lista de ações para prevenir que isso aconteça.

E AJA AGORA MESMO.
 

3: Faça uma lista de ações que você pode tomar para começar a sair da sua “zona de segurança” que te deixa infeliz. Se você não é feliz no seu emprego, no seu negócio ou casamento, você tem o direito de buscar algo que te completa.

Lembre-se que sua vida é agora e não depois. Não faça como a maioria das pessoas que passam a vida inteira esperando para começar a viver. Para essas, infelizmente é bem provável que esse dia nunca chegue.

Então AÇÃO!
 



Gostou? Comente, compartilhe e ajude outras pessoas!
 
Estamos juntos nessa caminhada!

P.S. Anderson Maia

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Anderson Maia

Fonte:Universo da Mulher