Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Ovos de Páscoa: Qual consumo ideal para crianças?

Embalagens sinalizam apenas quantidade ideal de chocolate para adultos. Entre 3 e 5 anos o indicado é 10 gramas e de 6 a 9 anos, 20 gramas
 
 
Se para muitos adultos fica difícil resistir a um chocolate, imagine então para as crianças.
 
Assim, é preciso controlar a quantidade que os pequenos consomem diariamente.
 
Mas, se os pais só tomarem por base as tabelas nutricionais que estão nas embalagens, podem cometer um erro grave. Elas são baseadas no consumo diário de um adulto.
 
Assim, um chocolate de 300 calorias representa 15% da dieta de 2.000 calorias recomendada para a mulher adulta, e 12% da dieta de 2.500 calorias diárias para homem adulto.
 
Segundo a nutricionista da Casa Movimento, Flávia Bulgarelli, comparando às necessidades diárias de uma criança entre seis e sete anos, esse chocolate pode representar cerca de 20% do consumo de calorias indicado durante todo o dia.
 
Se considerarmos que uma criança nessa faixa etária deve consumir cerca 1.500 calorias por dia e que um ovo de páscoa tamanho 15 pode ter cerca de 1.000 calorias, mais da metade das calorias do dia serão consumidas em um único alimento.
 
O pior: os ganhos nutricionais serão pequenos.
 
 "O excesso de doces aumenta a quantidade de insulina e isso provoca ainda mais vontade de comer", explica a nutricionista.
 
É um ciclo vicioso que pode trazer prejuízos ao longo da vida. Crianças de até três anos de idade devem ficar longe de chocolate e, mesmo a partir dessa idade, a ingestão deve ser moderada para evitar riscos de diarréia, náuseas, má digestão e alergia alimentar.
 
A psicóloga da Casa Movimento, Carolina Sales, afirma que uma boa solução para os pais é mostrar para as crianças que a Páscoa pode ter coisas mais interessantes.
 
"Brincadeiras que estimulem mais que o chocolate, como esconder coelhos e ovos de chocolate pequenos, são algumas alternativas. As escolas também podem fazer parte desse processo", diz.
 
 
Para controlar o consumo de chocolate, confira a tabela elaborada por Flávia Bulgarelli:
 
3 a 5 anos: 1 bombom pequeno, duas vezes por semana
6 a 9 anos: 2 bombons pequenos ou 1 fatia de 20 g de chocolate, duas vezes por semana
10 anos ou mais: 2 bombons médios ou 1 fatia de 30 g de chocolate, no máximo três vezes por semana
Adultos: 2 bombons médios ou 1 fatia de 30 g de chocolate , no máximo três vezes por semana
 
O chocolate amargo pode ser consumido diariamente por volta de 12g.
Adultos com controle de peso: a mesma quantidade, no máximo duas vezes por semana
 
Casa Movimento:
A Casa Movimento oferece um trabalho multidisciplinar de qualidade de vida voltado especialmente para escolas, empresas e condomínios.
 
Com o acompanhamento de profissionais de nutrição e educação física, a psicologia está presente em todas as atividades desenvolvidas.
 
Esse intercâmbio entre as atividades proporciona maior entrosamento do grupo, estímulo a hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas.
 
Além dos benefícios para o corpo, o objetivo é trazer grande bem-estar emocional e social.  A Casa Movimento quer garantir a saúde por completo: tanto do corpo, como da mente.
 
 
 
 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Raphael Duprat

Fonte:2PRÓ Comunicação