Rio de Janeiro, 21 de Outubro de 2018

O Sol é para todos

Adorada em todo o mundo, a escritora norte-americana Harper Lee, autora dos romances O sol é para todos e Vá, coloque um vigia, morreu aos 89 anos.

Lee morava em uma casa de repouso na sua pequena cidade natal, no Alabama, EUA. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, por seu sobrinho, Hank Conner, que disse que a escritora morreu enquanto dormia.

Harper Lee lançou O sol é para todos em 1960.

A obra, que aborda o racismo nos Estados Unidos dos anos 1930, venceu o Prêmio Pulitzer e vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.

Deu também origem a um filme homônimo, que recebeu o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1963. No Brasil, o livro, que foi publicado pela José Olympio, ganhou no ano passado uma nova edição.

“Mais do que a autora de um dos maiores clássicos modernos, Harper Lee foi uma mulher talentosa, que conseguiu sucesso em vida, em um ambiente de grande efervescência cultural, que foi a Nova York dos anos 1960. Com uma obra política e original, como nos mostrou o inesperado lançamento de seu último romance no ano passado, ela tocou em uma ferida aberta das Américas e se tornou um dos nomes mais conhecidos da literatura mundial. Devemos muito a ela”, comenta Elisa Rosa, editora-executiva da José Olympio.

Vá, coloque um vigia, segundo livro de Lee, ficou perdido por cerca de 60 anos.

Em 2015, logo depois de seus originais serem descobertos pela advogada Tonja Carter, que conseguiu autorização para publicação com a própria autora, o romance chegou às livrarias dos Estados Unidos e Canadá, causando furor entre os leitores.

Só na semana de lançamento, mais de um milhão de exemplares foram vendidos nesses países.

Harper Lee nasceu em 1926. Cursou direito na Universidade do Alabama e passou um ano na Universidade de Oxford. Nos anos 50, mudou-se para Nova York, onde escreveu O Sol é para todos. O Grupo Editorial Record e a Editora José Olympio lamentam profundamente a morte da autora, sem dúvida uma das mais importantes de sua geração.

Veja a notícia completa no Blog da Editora Record: http://www.blogdaeditorarecord.com.br/noticias/

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Andressa Camargo

Fonte:Editora Record