Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Como cuidar da pele e manter a jovialidade

COMO CUIDAR DA PELE

 Esteticista Orlando Sanches preparou dicas imprescindíveis

para preservar  a saúde da  pele 


 

Durante a Páscoa o consumo de chocolate é inevitável. E sabe-se que essa deliciosa guloseima pode causar alguns incômodos depois de consumida. Mas será que tudo o que dizem é verdade?

 

Na década de 1980 havia um mito de que o consumo de chocolate causava acne. Isto  não é verdade. “As pesquisas na área dermatológica provaram que o que pode realmente causar acne e aumento da oleosidade da pele são as gorduras e o açúcar encontrados no chocolate” esclarece Orlando Sanches, esteticista e cosmetólogo, especialista em Laserterapia,  Drenagem Linfática Manual e procedimentos pré e pós-operatórios.

 

“Se o chocolate ingerido contiver, além do açúcar e da gordura, castanhas, nozes ou qualquer outra substância também oleosa, ele poderá causar mais danos à pele, bem como gerar um aumento no peso corporal”, completa o esteticista. Também é importante lembrar que o consumo excessivo do chocolate pode causar indisposições gastro-intestinais, devido à quantidade de gordura encontrada na guloseima.

 

Como já é sabido que todos irão comer bastante chocolate, aqui vão algumas dicas para "sobreviver" na pós-Páscoa:

 

·  Ingira bastante líquido durante os dias da Semana Santa e também na semana seguinte. Os líquidos ajudarão o sistema digestivo a eliminar mais rapidamente os alimentos excessivamente calóricos consumidos durante esses dias de festa;

 

·  Coma frutas ácidas após as refeições. O abacaxi, o limão e a laranja contêm ácidos que ajudarão a "queimar" um pouquinho das gorduras ingeridas. Ingira no café da manhã mamão papaia. Esta fruta contém uma enzima chamada papaína, que ajuda nos processos intestinais e na queima de gordura dos alimentos;

 

·  Pratique esportes e faça caminhada após as refeições. O exercício físico ajudará também a eliminar os excessos. Porém, lembre-se que após as refeições o indicado é caminhar e não correr;

 

·  Use sabonetes e substâncias adstringentes na pele, pois esses alimentos gordurosos podem elevar a oleosidade da mesma e causar um aumento de cravos e espinhas;

 

·  Utilize filtro solar em gel – evite cremes ou loções;

 

·  Se a pele for oleosa ou acneica, lave o rosto com sabonete secativo pela manhã, após o almoço e antes de dormir. Evite lavar o rosto o tempo inteiro, pois isto pode também incrementar a oleosidade da pele;

 

Se ainda assim a pele apresentar problemas na pós-Páscoa, procure um esteticista para maiores orientações e cuidados.  A limpeza de pele é o tratamento indicado para tais casos. 

 

Esse procedimento da estética facial reequilibra o manto hidro-lipídico (água+óleo) que mantém a qualidade original da pele. Esse manto hidro-lipídico é formado através da água (suor) produzido pelas glândulas sudoríparas mais sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

 

“Durante o procedimento da limpeza de pele executa-se uma remoção da camada superficial da pele (através de uma esfoliação mecânica) e assim libera-se a transpiração normal da pele. Em seguida com a extração dos comedões (cravos) e da drenagem das pústulas (espinhas amarelas), libera-se a produção normal do sebo que lubrifica a pele”, explica o Sanches.

 

Sugere-se que a limpeza de pele seja feita mensalmente ou de acordo com a necessidade de cada pessoa.  Esse procedimento é apenas o início e a manutenção básica de qualquer tratamento estético facial. Normalmente essa técnica deixa a pele mais saudável e mais resistente, aumentando a troca de oxigênio com a atmosfera.

 

Feliz Páscoa!

 

  

A preocupação em manter a jovialidade não é só das mulheres, mas dos homens também. Aspectos que realcem a beleza natural da pele são determinantes na superação da auto-estima. Por isso, se cuidar prevenindo doenças é fundamental. “Em virtude do envelhecimento, as principais funções do organismo entram em declínio, por isso é muito importante seguir uma dieta com nutrientes que ativem de maneira saudável todas as funções, principalmente a expressão genética”, afirma Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica e PhD pela USP.

 

 

A dieta antienvelhecimento baseia-se em alimentos não processados, cultivados organicamente, sem adição de substâncias químicas e selecionados entre cereais, grãos, frutas e hortaliças. As pessoas de mais idade também necessitam de cálcio e vitamina D.

 

Dra. Edith Horibe orienta e chama a atenção para os alimentos funcionais, por conterem substâncias químicas importantes no processo de nutrição celular:

 

 

Soja

É um alimento completo que contémos três macronutrientes, como as vitaminas, fibras e sais minerais, que reduz o risco de câncer mamário, além de coadjuvantes na prevenção de câncer de próstata e na prevenção da osteoporose.

 

Espinafre

Contém ferro e ácido fólico, a vitamina B que baixa o nível de homocisteína, aminoácido fator que irrita os vasos, ocasionando o ataque cardíaco. Contém ainda dois fitoquímicos que previnem a cegueira.

          

Brócolis e couve-flor

Contém fitoquímicos como sulforafane, que podem destruir substâncias cancerígenas.

 

Salmão e Sardinha

Possuem a gordura ômega 3. Abaixa o nível de colesterol ruim e de triglicérides.

 

Fibras

Os cereais (granola e outros) consumidos diariamente ajudam a diminuir o colesterol.

 

Nozes, sementes de abóbora e gergenlim

Contêm gordura mono e poliinsaturadas que diminui colesterol e triglicérides.

 

Alho

O alil sulfide pode regredir o crescimento do tumor, além de fornecer proteção cardíaca.

Tomate

Fonte natural de licopeno (betacaroteno), o mais potente antioxidante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pouco mais sobre os alimentos saudáveis

Existe a “lenda” que a acne aparece freqüentemente nas crianças ou na fase da puberdade, o que é um erro. Independente da idade, a pele precisa de trato e cuidados diários, como uma boa limpeza pela manhã e à noite, a fim de desobstruir os poros, evitando o surgimento da acne. Se não tratada a acne provoca lesões conhecidas popularmente por espinhas e ocorrem na face (mais comum), pescoço, dorso, tórax e ombros. Apesar de não ser uma séria ameaça à saúde, as espinhas podem deixar cicatrizes permanentes.

Primeiramente, é necessário conhecer as causas que levam ao aparecimento da acne. Pesquisas na área dermatológica provaram  que a real causa da acne ocorre com o aumento da oleosidade da pele, geralmente vindos da  gordura e do açúcar encontrados no chocolate. Além disso, é comum a acne aparecer com fatores preponderantes no desencadear de distúrbios psicológicos, como o complexo de inferioridade, timidez, depressão, angústia, estresse, e os processos físicos: menstruação, alergias alimentares, desequilíbrio hormonal em virtude do aumento da produção de testosterona na adolescência que, por sua vez, estimulam as glândulas sebáceas, entre outros.

excesso de gorduras e açúcar deve ser controlado, aumentando a quantidade de frutas e vegetais. Uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras é excelente para a saúde do corpo como um todo. Beber bastante água, no mínimo oito copos por dia, ajuda a nutrir não só o organismo como a pele também.

 Alguns alimentos que controlam a acne e os que devem ser evitados.

 

 

 

 

 

  ALIMENTOS  

 

 
 FINALIDADE 
Chá verde, folhas verdes escuras, melancia e abacaxi. São fundamentais para desintoxicar a pele
Doces, gorduras idrogenadas     e sal Evite-os
Verduras, legumes e frutas. Comer à vontade
Gema de ovo, cenoura, batata-doce, manga, mamão e goiaba. Diminuem a produção de sebo.
Germe de trigo, peito de peru, castanha-do-pará, frango, alho, semente de girassol e abóbora. O zinco contido nesses alimentos regula a oleosidade
Vegetais, cereais, integrais e aveia 

Possuem vitamina do complexo B e regulam o metabolismo hormonal

Crédito:Cris Padilha

Autor:Grazia Nicosia

Fonte:Universo da Mulher