Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Dicas com menos ansiedade

Em meio a tantas promessas e esperança de dias melhores em 2023, a psicóloga Valéria Soares Santana, do grupo Prontobaby, dá dez dicas para jovens e adultos começarem o ano com menos ansiedade.

Para Valéria, o uso desenfreado de Whatsapp, Facebook, Instagram e Twitter é um ponto de atenção.

"Já parou para pensar quanto o uso das redes prejudica sua rotina?", provoca.

Confira, a seguir, dicas para iniciar o ano de forma mais saudável.

1. Um tempo sem celular

Ao acordar, a primeira coisa que geralmente fazemos é jurar para nós mesmos que iremos apenas dar uma olhadinha nas mensagens do celular. Mas, geralmente, você acaba respondendo todas as mensagens, o que demanda tempo e diminui o espaço que você teria para se concentrar em outras questões especiais da vida. Às vezes é preciso desconectar-se.

2. Concentre-se no auto-cuidado

Concentre-se em como irá levantar da cama. Sentar, espreguiçar-se e cuidar da higiene pessoal antes de qualquer coisa pode ajudar a diminuir sua ansiedade. Aos poucos, você vai perceber como seus dias ficarão melhores a partir dessa atitude simples.

3. Alimente-se bem

Comece o dia repondo suas energias. Você passou horas dormindo e seu corpo precisa reabastecer para que funcione adequadamente.

4. Priorize o que é importante

Muita gente opta por começar a responder as mensagens corriqueiras. E, assim, acaba desperdiçando energia. Concentre-se nas mensagens e tarefas relevantes.

5. Crie alarmes

Mantenha alarmes para tarefas muito importantes, como pesquisas da escola, trabalhos em grupo, data das provas. Programe o alarme para um dia antes. Assim, você terá tempo hábil para os últimos preparativos.

6. Aprenda a dizer não

Se você colocar mais tarefas no seu dia do que poderá cumprir, isso pode desencadear ansiedade, pois você mesmo sabe que chegando o final do dia ainda terá muitas coisas a serem realizadas. Não assuma compromissos que não poderá cumprir. Agende para quando for possível.

7. Hora dos livros

Desligue seu celular quando estiver estudando. Se for o caso, deixe-o em um lugar de difícil acesso. Mantenha em sua mesa de estudos apenas aquilo que irá usar. Cadernos, livros, água, e não se esqueça de ir ao banheiro antes de iniciar seus estudos. Pronto! Nada vai lhe dispersar!

8. Há vida fora das redes

Usar as redes sociais é muito bom, mas ter uma vida fora delas é ainda melhor. Organize sua rotina de forma que haja espaço para a prática de um esporte ou atividade de lazer ao ar livre.

9. Estipule horários

Avise amigos e parentes sobre a que horas você inicia a leitura de suas mensagens e a que horas deixa de lê-las. Assim, eles saberão que determinada mensagem só será lida no dia seguinte. Se for urgente, combine de telefonar. E deixe claro que a ligação só deverá ser realizada se for urgente!

10. Hora de dormir

Se organize antes do início do seu sono. Se tiver que sair no dia seguinte, separe a roupa e as coisas que vai precisar. Isso evita correria e estresse.
    
   

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jéssica Leiras

Fonte:Dona Comunicação