Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Preparando crianças para a vida

A inquietação e a imaginação infantil colocam, em muitos casos, pais e educadores numa "saia justa". De uma hora para outra, as crianças os bombardeiam com os mais variados questionamentos, e aí fica a dúvida: será que é preciso responder as perguntas ou é possível adiá-las sem prejudicar a sua formação?  

 

 

Para ajudá-los nesta difícil tarefa, a Editora Caramelo (selo do Grupo Editorial Siciliano) lança a Coleção Filosokids, formada por cinco títulos: O bem e o mal, o que são?, O que é a vida? O que é o saber?, O que são os sentimentos? e Quem sou eu?

 

 

O objetivo dessa coleção não é apenas satisfazer a curiosidade das crianças, mas despertar nos pequenos leitores o prazer de pensar sobre os acontecimentos do mundo que os cerca, desenvolvendo o senso crítico e trabalhando de uma forma muito original conceitos como disciplina e auto-estima. E o que é melhor: adultos e crianças fazem a leitura juntos. Para pais e filhos, é uma ótima oportunidade de melhorarem a qualidade do tempo que passam juntos. Conversar sobre esses temas com as crianças não só as diverte como também as auxilia a se tornarem adultos mais seguros de si e que saibam conviver com as diferenças.

 

 

O bem e o mal o que são ? - transmite à criança valores para a consolidação de sua personalidade, aborda a (in)disciplina e trabalha seu comportamento hoje e no futuro.

 

O que é a vida? - ajuda os adultos e educadores em questões delicadas como perda de parentes, tristeza e felicidade, entre outras.

 

O que é o saber? - possibilita o despertar da imaginação, estimula a criatividade e mostra a importância do conhecimento de si mesmo e do mundo para a realização pessoal e profissional.

 

O que são os sentimentos? - trata de conflitos diários e normais entre pais e filhos, ajudando os adultos a demonstrar para a criança que ela é querida mesmo quando são obrigados a impor um castigo, por exemplo.

 

Quem sou eu? - estimula o auto-conhecimento e trabalha um elemento fundamental na formação: a auto-estima. Tópicos como confiança, (in)dependência e convivência são abordados de maneira divertida e atraente.

 

 

 

Sobre o autor

O autor Oscar Brennifer é doutor em filosofia e educador. Já trabalhou em vários países para promover a prática filosófica infantil. Como a Coleção Filosokids é de origem francesa (da conceituada Editora Nathan), a Editora Caramelo preocupou-se com a adaptação do conteúdo para a realidade brasileira. Assim, o texto de cada volume foi cuidadosamente acompanhado por uma especialista em educação infantil, que também escreveu uma apresentação para os pais, orientando-os na leitura do livro com os filhos.

 

 

 

Livro: Coleção Filosokids

Editora: Caramelo

Títulos: O bem e o mal, o que são?

             O que é a vida?

             O que é o saber?

             O que são os sentimentos?

             Quem sou eu?

 

Nº de páginas: 96 (cada)

Preço: R$ 23,50 (cada)

 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Renata Rebesco

Fonte:Materia Prima