Rio de Janeiro, 30 de Setembro de 2020

O teatro na primeira infância

O teatro na primeira infância

Trabalhar arte com crianças pode ser bem gratificante já que os pequenos respondem aos estímulos sem barreiras ou preconceitos. Então por que não tornar o teatro uma prática normal da infância?

Teatro é a arte do faz de conta, universo bem particular às crianças e que precisa ser muito explorada nos dias de hoje. Com TV, internet e videogame muitas delas esqueceram o que é imaginar e reencontram esse prazer no palco.

A atriz Sura Berditchevsky, que há mais de trinta anos trabalha artes cênicas na faixa etária de cinco a 15 anos, lembra que improvisar é um ótimo exercício.

 “Quando reúno as crianças para fazer uma improvisação vejo o modo como elas encaram os desafios, a vida e a si próprio. O teatro pode ser libertador para eles, não estamos falando de torná-las atores, mas sim de agentes da arte.” 

O teatro na primeira infância tem muitos benefícios, desde o desenvolvimento do ser humano até desatar nós emocionais. Através de exercícios as crianças trabalham a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, o vocabulário e a sociabilização. Além de estimular o desenvolvimento mental e psicológico.

“Tenho alguns alunos que chegaram ao meu curso por indicação de terapeuta, fonoaudiólogos e pediatras. Através do teatro essas crianças estão suprindo problemas que atrapalhavam seus desenvolvimentos”, afirma Sura

Muita coisa pode ser trazida para o universo teatral, seja através da leitura de peças ou mesmo dos exercícios propostos pelo orientador do trabalho. Ética, responsabilidade, sexualidade e outros temas importantes podem ser abordados ajudando a criança a colocar seus medos para fora.  Então, teatro neles!


Sobre Sura Berditchevsky – A atriz, diretora, autora, produtora e professora de teatro cursou jornalismo pela Universidade Federal Fluminense/RJ trocando pela formação com Maria Clara Machado no Teatro Tablado, onde começou a estudar em 1970. Apenas alguns anos depois aceitou o desafio de ministrar aulas com Maria Clara, se tornando referência na área.

Como diretora, autora e produtora comandou espetáculos consagrados, entre eles  ‘Um peixe fora d’água’,  ‘Peter Pan’, ‘Diário de um adolescente hipocondríaco’, ‘Como nasce o palhaço’, ‘Atacado & varejo’, ‘Cócegas’, ‘Cosquinha’ e ‘Um garoto chamado Rorbeto’. Todas as peças tiveram inúmeras premiações inclusive o importante  Prêmio Moliere.

Sura ainda tem três livros publicados, incluindo sua primeira peça infantil, ‘Um peixe fora d’água’ (1987/1992), que ganhou cinco prêmios Mambembe e um Prêmio Coca-Cola.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Curso Sura Berditchevsky

             De casa nova, agora no badaladíssimo Sauer Danças, na Rua Lopes Quintas, a atriz e diretora Sura Berditchevsky está abrindo novas turmas para crianças e adolescentes que querem se expressar através do teatro.

            Com aulas sextas e sábados e turmas divididas por faixas etárias, desde cinco anos até onde a imaginação levar, o curso tem como objetivo desenvolver, através de técnicas teatrais, a criatividade. Sendo, no caso de crianças, indicado por terapeutas e educadores já que trabalha o indivíduo como um todo, auxiliando na sociabilização.

            Sura já realiza esse trabalho há mais de 30 anos, inclusive como professora do curso Tablado desde sua entrada na carreira artística em 1975, e é conhecida pela seriedade que encara o teatro. “O curso é para quem leva a arte a sério e deseja trazê-la para sua vida, seja profissionalmente ou apenas como forma de se expressar. Já lancei muitos atores exatamente porque destino o meu trabalho à vivência  artística e não em formar galãs.”

            A atriz coordena a Companhia Teatral Sura Berditchevsky, voltada para o teatro infanto-juvenil, que já produziu diversas peças. Seus últimos sucessos foram ‘Cosquinha’, com Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães, ‘Theatro das virtudes’, com texto, adaptações e dramaturgia da própria atriz, e ‘Um garoto chamado Rorbeto’ de Gabriel - o Pensador.


Serviço

Local: Sauer Danças - Rua Lopes Quintas, 576 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro Tel: 2249-6526 / 7895-5517

Horários: Turma adultos (acima de 17 anos): Sextas, das 17h30 a 19h30.

                 Turma crianças - de 5 a 7 anos: Sábado, das 09h as 10h30

                 Turma crianças - de 8 a 11 anos: Sábado, das 11h as 13h

                 Turma adolescente – de 12 a 15: Sábado, das 11h as 13h

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Fernanda de Francisco

Fonte:Universo da Mulher