Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Chocolate e Refrigerante: Amigos ou Inimigos dos dentes?

Todo mundo já sabe que o refrigerante é um grande vilão na alimentação, principalmente para quem vive de regime e preocupado com a balança.

Mas, além disso, é também muito prejudicial à saúde bucal. “Os ácidos e subprodutos do açúcar presentes nos refrigerantes desgastam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries”, explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva.

Uma pesquisa feita por Cláudia Fushida e Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas, constatou que houve uma correlação significativa entre a freqüência de ingestão do refrigerante e a porcentagem de perda de dureza, sendo de 0,97 para o esmalte e de 0,72 para a dentina”. As pessoas que participaram da pesquisa bebiam refrigerante de uma a oito vezes por dia.

“O refrigerante causa perdas proporcionais e irreversíveis na estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina”, conclui Dr. Alessandro.

A seguir, o cirurgião buco maxilo facial dá algumas dicas:

Substitua o refrigerante por bebidas diferentes, que contenham menos açúcar e ácido, dando preferência para a água e opções de sucos naturais.

 
Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

Use creme dental e solução para bochecho com flúor. 

 

- Reduza o consumo de refrigerantes, alimentos ácidos ou medicamentos para prevenir o desgaste dos seus dentes.

 

Já para os chocólatras de plantão, a boa notícia é que o chocolate amargo faz bem para a saúde geral e bucal. Além de ser a melhor opção para quem quer perder peso e não quer cortar o doce, ele também auxilia na higiene dos dentes.

“O ideal é sempre pensarmos que quanto menos açúcar, melhor para a saúde bucal, porque o ingrediente acelera a atividade bacteriana na “placa” formada sobre os dentes, onde ficam os restos de alimentos e bactérias”, explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva. Além disso, por conter alto teor de cacau rico em flavonóides com propriedade antioxidantes e antiinflamatórias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e também é “liberado” em doses pequenas nas dietas.

 

O especialista cita ainda alguns alimentos que deixam os dentes brancos e fortes:

- Queijos, leite e iogurte

- Maça, pêra, morango

- Espinafre, pepino, cenoura e brócolis

- Salmão, frango e ovo

- Chiclete sem açúcar

- Castanha do Pará e noz

“Claro que independente do chocolate ou alimento, não devemos deixar de higienizar a boca da forma mais tradicional: escovando bem os dentes da matéria correta pelo menos 3 vezes ao dia”, alerta Alessandro. É importante ressaltar também a importância das visitas ao seu dentista periodicamente.

 

Sobre Dr. Alessandro Silva

Dr. Alessandro Silva é diretor da Interclin. Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e tem Doutorado em Cirurgia e Traumatologia BMF pela USP. O especialista é também Pós-Graduado em Cirurgia Ortognática em um dos maiores centros de deformidades dentofaciais dos Estados Unidos e do mundo (University of Pacifico – Kaiser Permanente Hospital, San Francisco, CA, USA). Atualmente, é diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em SP e do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.

 

Crédito:Cristine Cordeiro

Autor:Redação

Fonte:Universo da Mulher