Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe no Estado do Rio começa Dia 26 de Abril

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil lançou, no sábado (26/4), a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe no Estado do Rio. Este ano, a meta é vacinar 80% da população com mais de 60 anos, estimada em mais de 1,67 milhão de pessoas. Até o ano passado, a meta era imunizar 70% do total de idosos. A ampliação no percentual de cobertura se deve à grande adesão registrada em anos anteriores. A campanha se estenderá até o dia 9 de maio, e a vacina será aplicada nos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses.

Segundo a Gerência de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratória da Sesdec, serão ao todo 1.300 postos de vacinação, onde estarão disponíveis 1,7 milhão de doses de vacina contra o vírus influenza, fornecidas pelo Ministério da Saúde. A expectativa é imunizar cerca de 1,4 milhão de pessoas, mas este número poderá ser maior - pois, no ano passado, quando a estimativa era imunizar 70% da população, o índice de cobertura vacinal foi superior a 84%.

Essa é a décima campanha anual de vacinação contra a gripe para idosos, e tem como slogan a frase. Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se. Estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de internações por pneumonia.

A única contra-indicação é a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia.

Portadores de doenças neurológicas em atividade também não podem receber o imunizante. Para quem estiver com gripe, febre ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar. Eventualmente, a vacina pode provocar dor e vermelhidão no local de aplicação, febre baixa, mal-estar e dor no corpo. No entanto, as reações, em geral, desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas.

O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando-se a vacina no outono, garante-se máxima proteção no período maior circulação do vírus influenza.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. A gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta - algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte:Coordenadoria Comunica o do Estado do Rio de Janeiro