Rio de Janeiro, 24 de Maio de 2024

Vitaminas: descubra quais o seu corpo precisa

Para que o nosso corpo se mantenha saudável, é essencial manter uma alimentação balanceada e se importar com os hábitos que adotamos. Diante disso, saber quais são as vitaminas necessárias e a quantidade que devemos consumir é um passo essencial.

Tem se tornado cada vez mais comum a preocupação das pessoas com uma alimentação e hábitos saudáveis, pois cada vez mais as pessoas têm adquirido a consciência do quanto isso é importante para o seu bem-estar.

Sendo assim, se preocupar com as vitaminas que o nosso corpo precisa é uma das ações que permitem uma alimentação equilibrada e que até mesmo nos trás reflexos positivos para o nosso trabalho, por exemplo, em um escritório de contabilidade.

Para se ter ideia, o metabolismo humano depende de bons níveis das principais vitaminas importantes para o nosso corpo, pois sem elas ficamos mais suscetíveis a desenvolver problemas de saúde.

Por isso, para que os nossos tecidos, órgãos e sistemas possam funcionar de uma forma positiva, consumir as vitaminas necessárias para o nosso corpo é algo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

Afinal, o nosso corpo é nossa casa, logo devemos tratá-lo da melhor forma e sempre nos preocuparmos com os nossos hábitos e com aquilo que consumimos para manter a nossa saúde em dia.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as vitaminas, evidenciando a sua significação, quais as principais vítimas que devemos tomar para o nosso corpo se manter saudável e uma breve explicação sobre elas. Vamos lá!

O que são as vitaminas?

As vitaminas se caracterizam como substâncias orgânicas que são as principais responsáveis por executar reações químicas em nosso organismo e fazer com que possamos ficar saudáveis e com o sistema imunológico fortalecido.

Sendo assim, se temos energias e uma boa saúde para lidarmos com as tarefas do nosso dia a dia, como realizar um trabalho de licenciamento ambiental ou até mesmo praticar esportes, é justamente por conta das vitaminas que consumimos.

Algumas vitaminas o nosso próprio corpo tem a capacidade de produzir e nos manter saudáveis, como é o caso da vitamina D, por conta do contato com o sol, e a vitamina B12, que é produzida pelas bactérias que vivem em nossa flora intestinal.

Entretanto, todas as vitaminas podem ser incorporadas em nosso dia a dia através de uma alimentação saudável, por isso devemos ter o máximo de atenção ao que consumimos e se as vitaminas necessárias estão presentes em nossa rotina.

Em alguns casos é possível encontrar também as vitaminas necessárias através de cápsulas vitamínicas, sendo uma boa opção para as pessoas que possuem restrições em relação ao consumo de alguns alimentos.

Porém, assim como para um atestado de saúde ocupacional é necessário consultar um profissional de saúde antes de qualquer ação, para que as cápsulas sejam ingeridas, consulte um profissional e tenha um direcionamento em relação a utilização deste item.

Assim, as vitaminas tendem a realizar o seu papel prevenindo alguns problemas de saúde e fazendo com que nosso sistema imunológico esteja sempre fortalecido contra possíveis problemas de saúde.

Principais vitaminas que devemos tomar

Para que possamos iniciar o dia repleto de disposição, indo até a máquina de café para escritório e nos preparando para cada momento, é essencial termos uma alimentação equilibrada com as vitaminas necessárias para o funcionamento do nosso organismo.

Sendo assim, para te auxiliar, destacamos as principais vitaminas que devemos tomar, duas características e o porquê delas serem tão importantes e determinantes para a nossa saúde e dia a dia.

Vitamina A

A vitamina A tem um papel fundamental para que nossa pele se mantenha protegida e para que possamos ter um fortalecimento do nosso sistema imunológico devido a sua ação oxidante.

Geralmente esse tipo de vitamina é encontrada em alguns alimentos de origem animal e até mesmo vegetais, estando presente através de alguns alimentos bem comuns no prato das pessoas, como:

  • Espinafre;

  • Brócolis;

  • Ovos;

  • Laranja;

  • Mamão papaia;

  • Cenoura;

  • Pêssego.

Como esses alimentos são práticos e até mesmo fáceis de serem conduzidos, eles podem ser carregados até mesmo em uma necessaire feminina personalizada, fazendo com que o seu consumo possa ser introduzido em nossa rotina com certa tranquilidade.

Além disso, essa vitamina auxilia para a visão protegendo a córnea e também é essencial para gestantes, pois os nutrientes auxiliam no desenvolvimento saudável do bebê.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B se caracterizam por ter uma ampla quantidade, pois se tem a B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Essas vitaminas têm um papel fundamental em nosso corpo, auxiliando no sistema nervoso, metabolismo e nas células.

Esses nutrientes fazem parte do grupo das hidrossolúveis, ou seja, são os que se dissolvem em água, e é bem comum que elas não sejam armazenadas por muito tempo no corpo.

Sendo assim, para que você inicie seu dia bem realizando uma ginástica laboral nas empresas e cheio de saúde, consumir esses alimentos diariamente tende a ser algo determinante para a saúde.

Dentre os alimentos que fazem parte do complexo B, podemos destacar as principais fontes de carne, cereais integrais, leites e os derivados.

Vitamina C

Uma das vitaminas mais comuns e que são vistas até mesmo com uma certa frequência, a vitamina C tende a ser encontrada facilmente em algumas frutas cítricas como a laranja, acerola, kiwi, caju e até mesmo o morango.

Um dos seus principais benefícios que faz com a sua ingestão seja algo totalmente necessário é a produção de colágeno, um dos principais responsáveis por sustentar os ossos, dentes e a parede de vaso sanguíneo.

Por isso, antes de preparar aquele look incrível com bolsas de acrílico para o seu dia, separe alguns minutos e realize o consumo de algumas dessas frutas, pois os resultados tendem a ser totalmente animadores.

Além do mais, segundo algumas recomendações dos nutricionistas, devido a essa vitamina potencializar a absorção de ferro no organismo, o mais indicado é consumi-las após as principais refeições do dia.

Vitamina D

A vitamina D tem um papel totalmente importante em relação à saúde dos ossos, tendo o papel de metabolizar o fósforo e cálcio presentes em nosso organismo, o que nos ajuda a ter ossos fortes.

Além disso, ao realizar o consumo ideal da vitamina D por dia, se tem uma prevenção contra doenças autoimunes, como é o caso das escleroses múltiplas.

Sendo assim, por mais que nosso próprio corpo seja responsável por produzir grande parte da nossa necessidade dessa vitamina, elas também podem ser encontradas em alimentos como o salmão, atum, fígado bovino e leite integral.

Vitamina E

A vitamina E se caracteriza por combater os radicais livres que são os responsáveis por causar distúrbios celulares, tendo um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo no combate do mau colesterol.

Dentre os alimentos que possuem vitamina E e são um dos principais responsáveis por gerar esses benefícios, pode-se destacar os óleos vegetais, abacate, gema de ovo, sementes, nozes e castanhas.

Por isso, assim como muitas vezes nos importamos com questões como os produtos químicos para tratamento de água, devemos colocar a nossa saúde em primeiro lugar e realizar a ingestão dessas vitaminas.

Vitamina K

A vitamina K, quando pensamos em seu papel em nosso organismo, ela tem uma importância única, tendo uma atuação precisa na coagulação do sangue e da mineralização óssea.

Por mais que parte dessa vitamina seja realmente produzida pelo nosso corpo através da flora intestinal, é necessário que haja sua introdução através de uma alimentação nutritiva e totalmente equilibrada.

Por isso, dentre os alimentos que devemos consumir que possuem essas propriedades importantes e que devem estar diante da nossa rotina, estão:

  • Espinafre;

  • Couve;

  • Repolho;

  • Brócolis;

  • Alface.

Logo, ao consumir esses alimentos, a vitamina K tende a estar presente em nosso organismo, nos prevenindo contra possíveis problemas. Além disso elas também podem estar presentes no fígado bovino e óleo de canola.

Sendo assim, ao ter consciência do quanto as vitaminas têm esse papel fundamental e determinante para a nossa saúde, é importante inseri-las em sua alimentação e fazer com que os nutrientes necessários estejam presentes em nosso organismo.

Vale ressaltar também, que para que o consumo desses alimentos venham ser realizados da forma ideal e em porções exatas, é importante consultar uma nutricionista e ter um direcionamento em relação às alimentações e o nosso cardápio diário.

Dessa forma, ao considerar se importar com tudo isso, chegou o momento de desfrutar de um corpo saudável e de uma vida equilibrada e repleta de qualidade e bem-estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Khauffman

Fonte:Guia de Investimento