Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2021

Profissional de alta performance não é aquele que trabalha mais do que todos

Frequentemente se ouve sobre a importância de cada profissional investir em sua própria formação, aprendizado e, consequentemente, na aquisição de novas competências.

Bom, por si só, apenas essa orientação já seria um excelente início para quem busca se tornar um profissional com desempenho acima da média. Afinal, quanto mais você conhece, mais você se desenvolve e entende seu papel na empresa. Isso é crucial, inclusive, para levar novas ideias e ajudar no crescimento do negócio.

Nesta proposta de reflexão, entenda a alta performance como a concretização e alcance de resultados que surpreendem, que vão além do esperado. Ou seja, logo não é difícil imaginar que pode e deve ser algo planejado, estruturado e, claro, que tenha total sinergia com o que você estipula em relação aos seus objetivos, a médio e longo prazo. Perceba que eu disse "seus objetivos", não as metas da empresa.

Isso porque quem é responsável por direcionar sua carreira é você. E não é segredo para ninguém que o fato de possuir diferenciais é fundamental para se destacar, em qualquer área do mercado. E isso raramente pode ser feito apenas com uma boa formação, exige prática e esforço para buscar mais e mais conhecimento no dia a dia.

E é fato também que as empresas buscam bons líderes e profissionais que tenham habilidades consideradas importantes para o bom funcionamento do negócio.

E, no geral, a maioria dessas habilidades podem ser encontradas nas pessoas de alta performance, tais como: resiliência, busca por aprendizado constante, autogestão, definição de metas e objetivos de vida claros, inteligência emocional e empatia.

Além disso, é superimportante desmistificar a ideia de que um profissional de alto desempenho é aquele que trabalha mais horas que todo mundo da empresa. Um profissional de alta performance entrega resultados desafiadores, em prazos desafiadores. E se você está se perguntando como isso é possível? É simples, para isso, uma ação é fundamental: eleger prioridades.

Sim, profissionais acima da média são extremamente focados. Ele entende o que precisa entregar e quando precisa entregar. A partir daí, ele não perde o foco até concluir seu objetivo com êxito e obter o melhor resultado possível. Neste sentido, uma dica que pode te ajudar a desenvolver este hábito se você precisa lidar com muitas tarefas, é diferenciar o que é relevante do que pode ser deixado para depois. Acredite, você pode se surpreender com a quantidade de atividades que vai excluir logo de cara.

Por fim, para se tornar um profissional de alto desempenho você precisa entender e se propor a superar seus próprios limites. Principalmente quando envolvem medos ou barreiras que precisam ser superadas para avançar. Assuma outras responsabilidades, mantenha-se envolvido e nunca pare de aprender.

Benito Pedro Vieira Santos - CEO da Avante Assessoria Empresarial - VP do Grupo Alliance - especialista em Reestruturação de Empresas

    
   

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Benito Pedro Vieira Santos

Fonte:Alliance