Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024

Vai comprar pela internet ?

Segundo o Phishing Activity Trends Report da APWG, ataques contra os setores de comércio eletrônico/varejo e pagamento aumentaram em 2021

“Os criminosos se aproveitam das datas sazonais devido a alta procura por produtos e serviços para aplicar golpes. Muitas vezes, uma oferta atraente acaba induzindo o cliente a comprar acreditando que é seguro, mas desconfie de promoções relâmpago e com muitas facilidades, pois pode sim ser golpe.  Faça uma busca mais aprofundada antes de tomar a decisão”.

Com a expectativa de vendas alta aumentam também os golpes virtuais, pois o avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia e a expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de comprar os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp.

Segundo o Phishing Activity Trends Report da APWG (Relatório de Tendências de Atividades de Phishing do APWG), ataques contra os setores de comércio eletrônico/varejo e pagamento aumentaram em 2021, sendo que 7,6% dos ataques foram direcionados ao e-commerce e 5,8% aos serviços de logística ou entrega de encomendas.

Alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Utilizar somente o cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa já podem evitar problemas sérios”, explica o especialista.         

Como realizar uma compra segura?

Confira as dicas

  • Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro
  • Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro. 
  • Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico. 
  • Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.
  • Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite. 
  • Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.
  • Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma. 
  • Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma. 
  • Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento. 

Dicas do Procon

  • Cuidado com ofertas e promoções que não informam, antes de efetivar a compra, a data de entrega.
  • Evite comprar através de link ou ofertas que aparecem enquanto você navega nos aplicativos, redes sociais etc. Busque o site e veja se estão  claras as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato.
  • Pesquise se o site já consta da lista da Fundação Procon chamada “Evite esses sites”.
  • Em pagamentos com cartão de crédito ou boleto, verifique os sites “seguros” (com endereço iniciado por https://, na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.

 

Codeby, a Keyrus Company

Empresa de tecnologia, presente no mercado desde 2012, especializada no desenvolvimento e implementação de e-commerces e funcionalidades, e inúmeras soluções tecnológicas personalizadas para ambientes digitais. O grupo busca ampliar seu cenário de atuação, registrando crescimento acima de 160% ao ano. A Codeby é MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil. Dentre cases e clientes estão: Carrefour, Motorola, Usaflex, KFC, Arezzo, Creditas, entre outras. Em 2022,  a Codeby recebeu investimento estratégico da multinacional Keyrus. Com sede em São Paulo (Capital) e presença física em quatro países: Brasil, Portugal, Itália e Alemanha, a empresa também está, com a Keyrus Company, em mais 30 países. Saiba mais: https://codeby.global/ 


Fellipe Guimarães, fundador e CEO da Codeby, a Keyrus Company, especialista em negócios digitais, Startup Maker, Desenvolvedor Full Stack  e Autor do livro “Universo do Ecommerce”. Fellipe fundou em 2012 a Codeby, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de funcionalidades e soluções personalizadas para ambientes digitais. A Codeby é MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil. Clientes: Carrefour, Motorola, Usaflex, KFC, Arezzo, Creditas, entre outras. Em 2022,  a Codeby recebeu investimento estratégico da multinacional Keyrus.

 

 


 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Viviane Mendes

Fonte:Temma Agência