Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Ano Novo: Com que roupa eu vou?

 

O final do ano está aí. Manter a rotina de trabalho, cumprir a infinita agenda de confraternizações e amigos secretos e ainda conseguir escolher a roupa para as comemorações de Ano Novo, não é nada fácil.

 

Para ajudar neste momento, a critica, consultora de moda e personal stilyst, Roberta Gerhardt, dá alguma dicas para facilitar a composição do traje que será usado nas duas principais festas do ano.

 

De acordo com a especialista, algumas peças de roupa estarão em alta. Para as mulheres, o short ou bermuda no estilo alfaiataria. “Combinados com saltos altos e camisa ou cachecour, podem compor um look elegante e chique”, diz, e afirma: “Se as peças forem de tecidos como seda ou cetim, ficará ainda mais sofisticado”.

 

Segundo Roberta, para aquelas que estão acima do peso, a pantalona é uma excelente alternativa. “Escolha as de acabamento e corte perfeito. Sem estampa e de cor forte, porém sem brilho”, recomenda.

A personal informa que os ‘looks limpos’ estão com tudo. “A moda pede menos babado, menos bordado. Vale privilegiar os volumes inusitados, através de golas diferentes e geometrias nos recortes”.

O quesito cor é um dos fatores determinantes para o sucesso do visual. “Ela é uma mensageira relevante na comunicação da moda. Além disso, é um item importantíssimo no efeito da imagem, pois exerce força psicológica e física”. 

Na opinião de Roberta, para a mulher, melhor do que usar a cor da moda é optar por aquela que mais harmoniza com a coloração da pessoa. “O primeiro passo para escolher a cor é pensar na tonalidade com a qual se sinta em clima de festa. Em seguida, é importante analisar o tom desta cor que favorece mais, pois existem várias tonalidades de uma mesma cor”, ensina.

De acordo com a especialista, sempre vai existir um tom que favorece mais a cor da pele, dos cabelos, que deixa a aparência iluminada, parecendo mais saudável e, até mesmo, rejuvenescida.

No caso dos homens, cores fortes – com maior grau de pureza, vivas e intensas – são as mais recomendadas, pois a moda pede descontração. “Existem várias possibilidades, como verde e azul”, informa, mas alerta: “Evite o preto e, se for baixo ou gordinho, evite também contrastes de cores. O melhor é construir um visual monocromático, com cores claras e neutras, dos pés a cabeça”.

Roberta destaca que não é preciso comprar roupa nova para que homens e mulheres estejam lindos e alinhados no Ano Novo, pois com pequenos detalhes e alguns segredinhos é possível ‘rejuvenescer’ qualquer peça. “Seguindo as dicas dadas, faça uma checagem no guarda-roupa. Separe algumas peças e comece a montar os trajes”, ensina, e sugere: “Acessórios como cintos, sapatos, colares, brincos, pulseiras e lenços, vão muito bem nessa hora”.

Para aqueles que gostam de vestir roupa nova nestas datas, ela afirma: “abuse de cores fortes usadas juntas, de forma inusitada, como, por exemplo: amarelo cítrico com roxo – que fica ótimo para mulheres de pele bem branca –, vermelho com azulão e pink com azulão. Além dos metalizados opacos: bronze, prata e dourado”, diz, e completa: “As estampas geométricas, somadas à combinação de cores fortes, deixa o visual poderoso e descomplicado, pois elimina a necessidade de tantos recursos de acessórios”.

Roberta afirma que, independente da cor da roupa, se nova ou velha, o que vai dar um toque todo especial ao look das festas de final de ano é a felicidade, a energia positiva. “Um lindo sorriso de alegria para comemorar com os amigos e familiares do melhor jeito o  Ano Novo é o mais importante. Afinal, o sorriso é o toque de arte de qualquer produção”.

Dicas de traje para o Revellion:

A critica, consultora de moda e personal stilyst, Roberta Gerhardt, dá algumas sugestões de looks masculino e feminino, para quem vai para a praia no Revellion e não quer gastar muito dinheiro com a roupa.

Mulher:

Escolha uma t-shirt branca ou um top branco. Eles podem ter algum detalhe de bordado ou ser de um tecido mais sofisticado. Caso não tenham detalhes, use com uma bijuteria charmosa, como um colar comprido, para alongar a silhueta – afinal, toda a mulher gosta de parecer mais magra e alta do que realmente é.

Pegue a saia de trabalho que mais gosta de usar no verão. Pode ser de qualquer cor e de qualquer modelo, pois se gosta dela, certamente lhe veste bem. Complemente com um lenço estampado que pode ser de seda, colorido ou de cor forte. Ele pode ser amarrado na cintura, se a mulher for magra e tiver o quadril estreito.

Ou, então, no pescoço, se não tiver problema de pescoço curto e se o top ou a t-shirt escolhida anteriormente tiver linguagem parecida com o estilo do lenço. Outra opção é amarrá-lo na cabeça, contornando o rosto e fazendo o maior charme com um brinco longo. Evite lenços que tenham detalhes de bordados, pois são inadequados para uso amarrado,

Nos pés, vale usar uma sandália super confortável e do modelo que mais gostar, pois o visual da roupa é básico e a sandália pode ser poderosa! Escolha uma bolsinha básica, se possível, de uma cor próxima da tonalidade da saia, e use a tiracolo.

Fica um charme!

O cabelo curto é uma tendência. Se as madeixas já estiverem com um corte bacana, apenas deixe natural, com uma escova. Se estiver brigando com o corte ou ele não anda tão bonito, a moda sugere cabelos presos no estilo rabo clássico, bem puxado para trás. Aproveite e use assim. Isto também confere um ar sofisticado ao look.

Homem:

Pegue a camisa de trabalho que mais gosta, independente da cor ou da estampa. Se for branca e lisa também vale. Vista aberta por cima de uma t-shirt básica branca. Para completar, aposte em uma bermuda branca – não vale as de beira de praia.

A bermuda para a festa do ano-novo pode ser de um tecido esportivo como o jeans, mas deve ser branca. Ela vai conferir um visual elegante combinado com a t-shirt de mesma cor.

Nos pés, use um sandalhão de tiras largas na cor marrom ou mocassim sem meia, também na cor marrom escuro. Evite tênis, pois fica esportivo demais.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Luciana Martins

Fonte:Insider2 Comunicações