Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Como se organizar para comprar o primeiro imóvel?

Comprar o primeiro imóvel e conquistar a casa própria é o sonho de muita gente. Caso ele seja o seu, você provavelmente já deve estar procurando formas de conquistá-lo, como através de um empréstimo online e planejamento financeiro.

Porém, caso ainda esteja dando os seus passos iniciais ou ainda tenha dúvidas de como é possível conquistar esse sonho, você está no lugar certo.

Hoje veremos como tirar seu objetivo do papel e conquistar a casa que você sempre quis.

Portanto, continue lendo para conferir algumas dicas incríveis! Com elas você confere como se planejar para conquistar o primeiro imóvel. Da mesma forma, veja quais são os caminhos possíveis para comprar a casa própria!

Planejamento financeiro para comprar seu imóvel

Antes mesmo de considerar usar um simulador de empréstimos ou contratar um empréstimo online você deve ter em mãos um planejamento financeiro claro e em detalhes. Por isso, trouxemos um passo a passo de como organizá-lo.

Analise seu orçamento atual

Primeiramente, analise o seu orçamento atual.

Mas o que é isso?

Ele se refere à organização da sua renda, ou seja, de quanto entra mensalmente. Da mesma maneira, dos gastos, que são as despesas mensais.

A renda pode ser fixa ou variável.

A primeira se refere ao salário ou remuneração que se repete mensalmente. A segunda se refere aos valores que você consegue adquirir enquanto freelancer, empreendedor ou com pequenos trabalhos.

Já as despesas incluem tudo em que você gasta o seu dinheiro. Aqui, então, estão os gastos fixos, como aqueles com moradia, alimentação, energia elétrica, internet e assinaturas. Já os variáveis incluem uniformes, seguros, presentes e outros.

Caso seja necessário, não deixe de usar um aplicativo de controle de despesas. Com isso, você pode constituir o seu orçamento de acordo com os dados que esse tipo de ferramenta lista.

Ainda, não deixe de analisar o seu extrato bancário mês a mês. Igualmente, em períodos menores. Pode ser assustador o quanto de dinheiro gastamos sem perceber ou em questões supérfluas. Assim, planejar precisa de estudo e análise.

Defina um objetivo financeiro

Além disso, a contratação de um empréstimo online requer, antes de tudo, planejamento e definição dos seus objetivos. Em caso contrário, o clássico “dinheiro na mão é vendaval” pode se ilustrar.

Quando temos à disposição valores sem planejamento, temos a tendência de gastar muito mais com coisas que sequer precisamos. Além disso, isso permite a perda do
controle. Dessa forma, você pode em poucos passos perder o dinheiro que seria usado muito melhor para outros fins.

E quando estamos falando de empréstimo online, precisamos lembrar que os pagamentos se dão em longo prazo. E eles acompanham juros. Por isso, a contratação somente pode acontecer depois de considerações profundas.

Nesse caso, quem pretende adquirir um imóvel próprio tem como objetivo financeiro a compra da casa ou apartamento. E, assim, é o valor dele que deve ser considerado antes de qualquer outra decisão.

Comece a economizar

Mesmo com o uso de ferramentas de simulação de empréstimo como o Juros Baixos, você precisa guardar dinheiro. Seja para dar a entrada no imóvel ou para amortizar
parte do valor.

Por isso, com o orçamento e seus objetivos financeiros em mãos, trace o quanto você precisa. Pense nisso conjuntamente com o empréstimo online. Isto é, qual valor você requer, além do de crédito, para ter as melhores condições.

Possíveis formas de pagar por um imóvel

Como vimos acima, o empréstimo online é possível para adquirir um imóvel, mas não só ele. Ele somente ajuda você a conquistar os seus sonhos com o devido
planejamento das suas finanças. É necessário ter vistas no futuro.

Com relação ao empréstimo, em si, existem inúmeras possibilidades.

Veja, abaixo, algumas das principais!

Emprestimo para assalariado

Quem possui salário fixo pode fazer uso do empréstimo online que se volta aosassalariados. Nesse caso, estamos falando dos empréstimos consignados. Eles
funcionam com o débit o automático das parcelas, mensalmente, no salário do contratante.
Assim, você não precisa mensalmente fazer o pagamento de uma fatura de parcela.

Ao receber o seu salário, ele já estará com o desconto correspondente ao pagamento da parcela do empréstimo que você contratou.
Nesse caso, é importante ressaltar que algumas empresas limitam o empréstimo consignado aos beneficiários do INSS (pensionistas e aposentados) e aos servidores
públicos. Outros, contudo, incluem os trabalhadores da esfera privada.

A grande vantagem, aqui, é que as taxas de juros costumam ser menores. Afinal, esse é um empréstimo com garantia. Ou seja, o salário garante o pagamento à concessora, seja banco ou financeira.

Empréstimo para autônomos

Na ausência de renda fixa é possível optar por um empréstimo online para autônomo.
Ele, contudo, costuma ter as taxas de juros mais altas. Por isso, é importante fazer a simulação de empréstimo para garantir que você encontre as melhores opções.

Refinanciamento de veículos

Por fim, o refinanciamento de veículos é outra opção de empréstimo com garantia.
Nesse caso, você atrela o seu veículo ao empréstimo. Caso não pague corretamente o valor mensal, pode sofrer com a perda do veículo.

Planeje-se com gastos com a residência

Ainda, lembre-se de que a aquisição do imóvel próprio não se refere apenas à compra do imóvel. Igualmente, você deve considerar outros gastos que se atrelam à moradia, como:

● Mobiliário;
● Decoração;
● Eventuais reformas e melhorias;
● Seguro;
● Manutenção das estruturas;
● Instalações;
● Adoção de serviços de iluminação, internet, comunicação, etc.

 

Por isso, não se esqueça de incluir no seu planejamento financeiro para compra do imóvel próprio os gastos supervenientes. Isto é, aqueles que se apresentação
imediatamente após a compra do imóvel.
Sem eles, afinal, não é possível ocupar o imóvel e tomar uso dele de forma completa e conforme desejado.

Considerações finais

Como vimos, é possível tirar o sonho da casa própria do papel e, para isso, é possível usar o empréstimo online. Para garantir que você contratará a melhor opção, também, não deixe de usar a simulação de empréstimo, gratuita na plataforma Juros Baixos.

Com alguns cuidados os seus objetivos podem se tornar realidade. Mas, para isso, lembre-se de colocar os passos acima em prática.

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Redação

Fonte:Juros Baixos