Rio de Janeiro, 09 de Dezembro de 2021

Educação financeira: veja termos que você precisa conhecer

Algumas pessoas ainda acreditam que a educação financeira está ligada a estudar, a fazer cursos, a participar de palestras sobre o tema e, claro, saber sobre a teoria em si. 

Mas educação financeira é algo muito mais complexo do que isso. Na verdade, é sobre ter organização com suas despesas e receitas e compreender como um planejamento financeiro pessoal é importante para o seu futuro.

Quando você compreende que a educação financeira te ajuda a melhorar o seu entendimento em relação a produtos e serviços financeiros e, também, a fazer escolhas conscientes, é porque ela já faz parte da sua vida.

Porém, como eu consigo assimilar de maneira rápida esse assunto tão importante?

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para que você entenda todos os termos que você precisa conhecer, além de melhorar a sua relação com o seu dinheiro.

Quer saber mais?

Então, continue lendo!

O que é a educação financeira?

Primeiro, é importante que você entenda o que é educação financeira. Ela consiste em práticas que tem como objetivo principal, trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. A principal meta é ensinar a como construir um planejamento financeiro eficiente a longo prazo.

Não basta apenas saber como economizar dinheiro, você precisa saber como controlar o seu dinheiro e ter mais consciência do que é importante fazer com ele. Claro que cortar gastos supérfluos, investir e aumentar seu montante é importante. Mas o mais importante é viver com tranquilidade.

5 termos que você precisa conhecer

Então, conheça abaixo os cinco termos que são importantes para você saber mais sobre educação financeira.

Planejamento é o primeiro passo

O planejamento financeiro pode ser considerado o primeiro passo, porque ele estabelecerá quais são as ferramentas de controle necessárias para alcançar as metas que você tenha. 

Nunca se esqueça que para cumprir esses objetivos de curto a longo prazo é importante que você mantenha foco e disciplina.  

Saiba a diferença de custos fixos e variáveis

Outro conceito importante a saber é a diferença entre custos fixos e variáveis. O custo fixo é aquele que está menos sujeito a variações com relação a aumentos ou reduções. 

Já o custo variável pode ser definido como um gasto que oscila de acordo com seu uso. Um exemplo a ser dado é a conta de luz, que dependerá sempre da sua utilização.

Monte um reserva de emergência

Outro ponto importante é entender que você precisa de uma reserva de emergência. Imprevistos podem acontecer em qualquer momento da vida. 

Imagine ter que lidar com uma ocorrência de última hora e as dores de cabeça que podem acontecer caso você não tenha dinheiro para bancá-la. Por isso, compreender a importância da educação financeira é construir um fundo emergencial.

Metas são essenciais

Quando você tem metas, a possibilidade de você entender quais são as suas prioridades pode fazer diferença no seu futuro financeiro. 

Por exemplo, você paga pelo serviço de TV a cabo, mas quase não assiste à televisão. Vale a pena realmente ter esse custo?

Por outro lado, você está fazendo pós-graduação e necessita trocar seu notebook.

Que tal fazer a troca da despesa da TV e investir em algo que vai te ajudar profissionalmente?

Disciplina e sucesso financeiro andam juntos

Para conseguir seguir os preceitos da educação financeira, sem precisar que virem uma obrigação, é necessário entender que a disciplina e o sucesso sempre estão de mãos dadas. Não basta apenas saber os conceitos, mas compreender por que eles são tão necessários.

Quando você entende os motivos para substituir, por exemplo, uma fruta da época por aquela que não é da estação, está no caminho certo.

Organize sua vida financeira hoje

Apesar de falar muito sobre o futuro, especialmente, quando citamos o planejamento financeiro pessoal, não pense que a educação financeira está voltada apenas para o amanhã. 

Por isso, comece desde agora a colocar em prática tudo o que está listado neste artigo, além disso, faça uma fotografia do seu momento financeiro atual, incluindo dívidas, observando como faz uso do seu cartão de crédito e seus principais hábitos de consumo. 

Afinal, somente com ações do presente, persistência e foco, que você começará a enxergar os resultados que tanto almeja.

Aproveite todas as vantagens da internet

Aproveite que hoje em dia, a internet possibilita a facilidade de ter muitas ferramentas e de maneira gratuita. Use aplicativos de controle de orçamento financeiro no seu smartphone e mantenha-se conectado ao extrato de gastos dos seus cartões de débito e crédito.

Outro ponto importante, é entender que você deve permanecer buscando cada vez mais o conhecimento e a atualização sobre os conceitos da educação financeira. Esses são os passos certos para não ter preocupações com o amanhã. Estar vigilante é o lema de quem se preocupa com seu planejamento financeiro.

Para finalizar, não se esqueça que a organização e a proatividade são importantes para você fazer diferença no seu planejamento financeiro pessoal. Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Maria Eduarda

Fonte:Juros Baixos