Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2022

Descubra como estabelecer as suas metas financeiras para 2022

Você sabe como tomar as decisões certas para atingir seus objetivos?


*Por Leticia Weinz

Mais um ano chegando ao fim, e com isso, surge a necessidade de estabelecer objetivos e sonhos para o futuro. As metas financeiras sempre aparecem entre os desejos para o próximo ano, seja para adquirir bens e serviços, buscar investimentos, aumentar o patrimônio, etc.

Como todos nós precisamos pensar na saúde do nosso bolso ao longo do ano, a definição de metas para o próximo ano acaba sendo primordial para servi-lo como um guia.

Mas você sabe como tomar suas decisões financeiras? Neste artigo, trouxemos dicas que vão te ajudar a estabelecer metas para 2022.

Tipos de metas

Antes de definir seus objetivos para o ano que se inicia, é preciso conhecer os três tipos de metas que existem: as de curto, médio e longo prazo.

É importante colocar um prazo para cada meta criada, pois sem eles a chance de não atingir o objetivo é muito grande.

Metas financeiras a curto prazo

Nas metas a curto prazo, você deve considerar um prazo de dias, semanas ou no máximo três meses, ou seja, são prazos bem apertados. Portanto, nesse caso, inclua metas mais importantes e urgentes, como quitar dívidas, economizar dinheiro, ter uma renda extra ou começar a investir.

Metas financeiras a médio prazo

Nesse tipo, você pode considerar prazos de 6 meses até 2 anos. As metas a médio prazo acabam demandando mais investimento para serem alcançadas, como é o caso de uma festa de casamento ou uma viagem.

Metas financeiras a longo prazo

Esse tipo de objetivo requer muito planejamento e investimento para ser alcançado. É o caso de um financiamento de casa ou veículo, mudança de profissão ou emprego, uma viagem longa, etc. Também são consideradas as metas que visam garantir conforto no futuro, como passar a viver de dividendos ou fazer um plano de previdência privada. Nesses casos, é possível estabelecer prazos de 2 até 5 anos.

Definindo as metas financeiras

Agora que você já conhece os tipos de metas financeiras, é preciso aprender a planejar seus objetivos de forma efetiva.

Para definir uma meta para os próximos meses e conseguir alcançar com mais facilidade, é preciso levar em consideração alguns pontos, baseados no método SMART.

S: Specific – Específica

M: Measurable – Mensurável

A: Achievable – Alcançável

R: Relevant – Relevante

T: Time Based – Temporal

Vejamos cada um deles:

Seja específico

O primeiro passo é saber qual objetivo você quer alcançar, e para isso, ela precisa ser específica e responder às seguintes perguntas:

O que você quer alcançar?

Por que você quer isso?

Como e onde ela será conquistada?

Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?

Quando você pretende realizá-lo?

Sabendo responder essas perguntas, você conseguirá estabelecer estratégias e planos de ação para alcançar as suas metas.

Seja mensurável

Os números são importantes para mensurar se você está próximo ou distante de atingir a meta desejada. Coletar e monitorar dados irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta. Para uma meta ser mensurável, ela deve responder às questões:

Qual é o resultado esperado?

Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?

Como sei se atingi meu objetivo?

Qual é o meu indicador de progresso?

Crie metas alcançáveis

Não adianta criar metas impossíveis de serem realizadas, pois isso vai te trazer uma frustração enorme. Uma meta deve ser alcançável e atingível. Então, pergunte-se:

Com base no histórico, é possível atingir o objetivo traçado?

Tenho os recursos e as capacidades para atingir a meta? Se não, o que estou perdendo?

Outros já fizeram isso com sucesso antes?

Crie metas relevantes

Além de serem alcançadas, as metas precisam ser relevantes, ou seja, é preciso saber se essa meta realmente fará a diferença na sua vida, pois nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Quanto mais relevante for a meta, mais motivado você estará.

Estabeleça prazos

Por último, mas não menos importante. Aqui entram os três tipos de metas que mencionamos. Qualquer meta precisa ter um prazo! Dessa forma, você consegue seguir um planejamento equilibrado e monitorar o progresso para alcançar seus objetivos.

Como atingir as metas?

Planejamento financeiro é essencial!

Seja para quitar suas dívidas, comprar uma casa ou viajar, criar um planejamento financeiro é fundamental para realizar suas metas. Saber economizar, poupar e investir te ajuda a ter mais segurança e disciplina.

 

 

*Leticia Weinz é jornalista e analista de conteúdo da Plano Fintech.
 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Leticia Weinz

Fonte:Carolina Lara