Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2020

Saúde

ESTUDO REVELA QUE APÓS UM DERRAME, COM OU SEM SEQUELA, A CHANCE DE TER UM AVC É NOVE VEZES MAIOR

A pesquisa, que está sendo divulgada no Congresso Brasileiro de Neurologia e mostra que a pessoa que não cuidou do CIT (crise isquêmica transitória) terá AVC dentro de cinco anos. O relator do estudo, Rubens Gagliardi, revela que a solução é: prevenção, cuidados imediatos e identificar com antecedência um micro-infarto ou CIT. No Brasil, a principal causa de mortes e seqüelas entre adultos é causada pelo acidente vascular cerebral, ou AVC.

Leia mais

Saúde em alerta: reuso de produtos e infecções

A (Anvisa) pretende limitar o número de procedimentos cirúrgicos diários, especialmente os que usam pequenas câmeras de vídeo introduzidas no paciente, para reduzir o número de infecções. De acordo com matérias publicadas em veículos de comunicação, o surto pela "micobacteria massiliensis", que já atingiu os Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é causado por falha na limpeza de instrumentos cirúrgicos e pode atingir qualquer tipo de procedimento cirúrgico.

Leia mais

Você sabe se possui algum tipo de alergia?

A alergia é causada por inúmeros condutores, inclusive o ar que respiramos.. Como está a sua saúde? Quer saber se possui algum tipo de alergia?

Leia mais

Dormir na postura correta favorece a saúde do corpo inteiro

Dormir bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O momento do sono é reparador e se tomarmos alguns cuidados com a postura, poderá fazer uma grande diferença para a saúde de nosso corpo como um todo.

Leia mais

Alzheimer: perda da identidade e da independência do indivíduo

O mal de Alzheimer é a doença que mais se espalha em todo o mundo e, de acordo com dados da Federação Espanhola de Associações de Familiares de Enfermos de Alzheimer, atinge entre 8 e 15% da população mundial, com mais de 65 anos de idade.

Leia mais

SPPT alerta para a Hipertensão Pulmonar

Doença rara, desconhecida, grave e sem cura, a hipertensão arterial pulmonar representa importante risco de óbito. Surge em conseqüência da elevação da pressão sangüínea nas artérias que levam o sangue do coração aos pulmões.

Leia mais

Diabetes: por que o acompanhamento oftalmológico é essencial no tratamento e controle da doença?

A importância do diagnóstico precoce é justificada, pois o diabetes provoca uma série de condições no organismo e no aparelho visual que afetam diretamente a saúde ocular e predispõe o portador a complicações na córnea, à catarata e ao glaucoma.

Leia mais

Artrite Reumatóide: A SAÚDE VAI MAL DAS JUNTAS

Doença inflamatória de causa desconhecida e que atinge muitas mulheres pode levar a incapacidade física

Leia mais

Você sabe o que é colesterol?

Saiba o que fazer para evitar esta doença silenciosa que cada vez mata mais mulheres.

Leia mais

Falta de diagnóstico precoce amplia o quadro de mortes dos portadores de Fibrose Cística

A fibrose cística, também chamada de mucoviscidose, é herdada geneticamente. Afeta o aparelho digestivo, o respiratório e as glândulas sudoríparas. O portador pode ter um quadro de diarréia crônica, tosse, expectoração excessiva de muco, chiados no peito, pneumonia e suor mais salgado que o normal.

Leia mais

Doença de Fabry, essa rara desconhecida

O sofrimento existe desde seu diagnóstico: pela falta de informação e o custo envolvido. Por se tratar de doença muito pouco conhecida, raramente, os profissionais da área de saúde diagnosticam corretamente tal transtorno.

Leia mais

Cirurgia bariátrica: cuidados necessários

A cirurgia bariátrica, mais comumente conhecida como cirurgia de redução de estômago, ao contrário do que parece, é um procedimento relativamente antigo. Indicada para pessoas consideradas obesas (com Índice de massa Corpórea igual ou superior a 40) e para aqueles que apresentam sintomas associados à obesidade, como diabetes, hipertensão, apnéia do sono e dislipidemia.

Leia mais