Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Para um visual glamouroso

Para um visual glamouroso
Delineador volta na maquiagem de outono e novas lojas de cosméticos agitam a cidade

 

Acessório básico para um visual glamouroso nos anos 50 e 60, o delineador está de volta.

O retorno acompanha modismos de passarela e reforça a tendência natural de se ter olhos bem marcados nas estações mais frias. “O delineador está sempre presente na maquiagem de inverno, que é mais forte e pede olhos mais expressivos”, conta o maquiador Aguinaldo Leandro, gerente nacional de treinamento Givenchy e fã do acessório.

O look gatinho vem com força total, em maior ou menor intensidade dependendo da situação e da vontade da mulher. “O preto marca mais o olhar, mas pode-se usar cor, dependendo da maquiagem. É claro que ninguém vai a um happy hour com delineador azul, mas numa rave ele é liberado”, pondera o maquiador Mauro Brettas.

Responsável pelos olhares sedutores de Brigitte Bardot, Marilyn Monroe e outras divas da metade do século passado, o delineador, no entanto, é um mistério para muitas mulheres. Mas passá-lo é mais simples do que parece. “Pode-se colocar um espelho deitado na mesa e, olhando para ele, passar o delineador sempre bem na base do cílio. Aplica-se com a lateral do pincel, de dentro para fora. E passa-se sempre depois da sombra”, alerta Aguinaldo.

Criador do look de Natasha Haydt nesta reportagem, Brettas sugere um visual diferente com delineador em cima e embaixo do olho, com traço de gatinho. “Fica um espaço entre o fim dos traços que pode ser preenchido com lápis branco, que também é usado na parte de dentro dos olhos. Isso abre o olhar. Quem tem olhos grandes deve unir os dois traços e usar lápis escuro no olho”, ensina. E se borrar? “É só consertar logo com um cotonete seco. Ele é o bombeiro da maquiagem, apaga qualquer fogo”, brinca Aguinaldo.

Duas novas lojas de cosméticos colorem o Rio

Consumidoras vorazes de cosméticos, tremei: estão chegando ao Rio duas lojas capazes de fazer muita mulher se perder em sua prateleiras. Instaladas na Barra e em Ipanema, respectivamente, a Polimaia e a MAC chegam à cidade com a missão de dar uma mexida no mercado com seus estilos bem diferentes.

Com uma área de 400 m, a Polimaia pode ser encarada como um supermercado de beleza. Os produtos ficam dispostos em prateleiras e os vendedores estão lá apenas para dar uma consultoria. “Temos 105 marcas, mais de oito mil produtos. E, do batom até o creme anticelulite, todos têm provador”, anuncia Pedro Penedo, diretor do grupo português, que só tem lojas em Campinas e inaugura a filial carioca segunda-feira, no Barrashopping. “É um conceito europeu de livre acesso ao produto, mas adaptado ao Brasil. A decoração da loja, que será sempre inspirada em um produto específico, vai mudar a cada 15 dias porque as pessoas gostam de consumir em lugares diferentes”, explica.

Menorzinha, a canadense MAC abre, no Forum de Ipanema, a segunda loja da marca no Brasil – a primeira foi aberta em novembro em São Paulo. O fato de ter sido criada por maquiadores profissionais dá à marca características específicas, como lojas que reproduzem os bastidores de desfiles e extensas cartelas de cores. “Só de batom são mais de 100 tons”, conta Gustavo Fagundes, diretor da Brasif responsável pela MAC. Todos os vendedores são maquiadores. “A venda começa na maquiagem. Uma cliente só sai da loja sem experimentar um produto se deixar claro que não quer ser maquiada.

TELEFONES
Shampoo: 2259- 1699;
Avon: 0800- 7082866;
Natura: 0800-115566;
Nivea: 0800-145655;
Lancôme: 2422- 3807;
Helena Rubinstein: 2422-3770

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Flávia Motta

Fonte:O Dia