Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Cólicas Menstruais: Livre-se delas!

Há mulheres que detestam ficar menstruadas, outras que se sentem aliviadas quando o ciclo se completa.
 
No primeiro caso, cólicas constantes prejudicam o rendimento no trabalho ou faculdade e, durante a TPM (tensão pré-menstrual), elas chegam a nocautear maridos e namorados.
 
Conheça as causas e, também, soluções para livrar-se de uma vez por todas deste mal estar.
 
 
Por que sentimos cólica?
 
 
No ciclo menstrual, o óvulo não fecundado é eliminado, causando alterações no endométrio (membrana que reveste o útero). Durante este processo, ocorre isquemia nas células uterinas (baixa irrigação sanguínea), ocasionando dor.
 
O nome científico da cólica menstrual é dismenorréia primária (as secundárias, são consideradas patológicas). Sua intensidade, branda ou pungente, explica-se pela quantidade de prostaglandina no útero.
 
 
 
Soluções naturais através de terapias alternativas
 
 
Mais do que usar medicamentos que também podem trazer efeitos prejudiciais, o bom é usar soluções naturais.
 
Muitos problemas próprios da menstruação podem ser aliviados de modo natural.
 
 
Acupuntura:
 
Prática antiga da cultura médica chinesa que é indicada por muitos médicos para aliviar a dor crônica.
Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Os acupunturistas usam agulhas para estimular o organismo a produzir endorfinas, que são substâncias naturais que reduzem a dor. Mas ela é mais que um analgésico, pois combate a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa.
 
Segundo a fisioterapeuta Yunã Faislon Magalhães, da clínica Phisyu, a acupuntura atua através da inserção e manipulação de agulhas em pontos específicos do fígado, útero e rim reduzindo de modo notável a dor menstrual pois alteram os níveis de prostaglandina no útero. É importante que semanalmente a mulher faça a aplicação de agulhas, até que as dores cessem.
 
 
 
RMA (Reprogramação Músculo-Articular): 
 
É um método terapêutico que utiliza fitas adesivas aderidas sobre a pele.
Os tratamentos com fitas de esparadrapo surgiram há 17 anos no Japão.
No Brasil, foi instituída há pouco tempo. A técnica não utiliza qualquer tipo de medicamento. A proposta é curativa, visando ao equilíbrio energético e tem se mostrado muito eficiente no combate da cólica menstrual.
 
Os adesivos são colados atrás do joelho, que atua reorganizando a energia do útero e da região genital. “O método apresenta respostas imediatas e reduz consideravelmente o tempo de tratamento. Com o passar do tempo o incômodo da dor acaba. Para isso, é necessário que a mulher faça a aplicação dos adesivos mensalmente, pelo menos cinco dias antes da menstruação, até que as cólicas menstruais cessem”, avisa Dra. Yunã.
 
 
 
Serviço:
 
Phisyu - Centro de Alívio da Dor e Stress
Dra. Yunã Faislon Magalhães - fisioterapeuta
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Beth Mendanha

Fonte:Universo da Mulher