Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Pesquisa inédita revela como a mulher brasileira vê a menopausa

Pesquisa inédita revela como a mulher brasileira vê a menopausa
A Wyeth Farmacêutica, líder mundial em Saúde Feminina, anunciou os resultados da pesquisa "A percepção das mulheres em relação à menopausa e à terapia de reposição hormonal", patrocinada por Totelle ® (estradiol, trimegestona), o mais novo medicamento para tratar os sintomas da menopausa, lançado no Brasil em março último.
 
 
O objetivo do estudo, realizado pelo Ibope, foi identificar a opinião da mulher brasileira sobre diversos aspectos relacionados à menopausa, seus sintomas e formas de tratamento.
 
 
Foram realizadas 2002 entrevistas, entre 6 e 13 de janeiro de 2005. Baseado no último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o perfil da amostra enfocou mulheres acima de 45 anos, em todo o Brasil. Os resultados demonstraram, entre outros pontos, que a interrupção da menstruação não é percebida pela brasileira com o principal sintoma da menopausa. Para a maior parte das entrevistadas, as ondas de calor (fogachos) e alterações de humor são os principais sinalizadores da entrada da mulher nessa fase da vida.
 
 
O estudo também confirmou que quanto menos informação a mulher tem, mais negativa é sua opinião sobre a menopausa. Embora 76% das mulheres entrevistadas estejam na fase da pós-menopausa, cerca de metade (43%) não procurou o médico para falar do assunto. Além disso, para mais de 65% das brasileiras, a menopausa gera tristeza e faz com que a mulher adoeça mais facilmente.
 
 
Apesar da visão pessimista, 88% das mulheres acreditam que os sintomas da menopausa podem ser aliviados. Desse total, 35% consideram os medicamentos de reposição hormonal como o tratamento mais indicado para esse período. Dentre as mulheres que usam ou já usaram esse tipo de terapia, 65% vão ao médico regularmente e 43% consideram que sua qualidade de vida melhorou nos últimos anos.
 
 
Outro dado que chama a atenção é que apesar de 55% das mulheres pesquisadas estarem casadas ou morarem com seus parceiros, 45% declaram não ter vida sexual ativa, confirmando que ainda há mitos em relação ao sexo depois da menopausa. Desse total, 76% nunca fizeram uso da terapia hormonal (TH). Porém, dentre as que estão satisfeitas com a sua vida sexual, a maior parte (64%) é ou já foi usuária de medicamentos para reposição hormonal.
 
 
Os resultados da pesquisa Totelle ® (estradiol, trimegestona) "A percepção das mulheres em relação à menopausa e à TRH", estão disponíveis no website www.wyeth.com.br

 

 

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Gabriela Domingues

Fonte:Hill & Knowlton