Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Inédito no Brasil: detector de menopausa

Analitic lança produto inédito no Brasil para detectar o início da menopausa
 
Na época dos faraós, no Egito antigo, raramente uma mulher vivia além dos 45 anos.
 
Hoje, no Brasil, segundo o IBGE, essa expectativa subiu para 72 anos.
 
Estamos vivendo mais e, sem dúvida, essa é uma boa notícia, ainda que a longevidade, especialmente no caso das mulheres, nem sempre seja tão festejada.
 
Mas a questão é, será que bem? Talvez. Poderia ser melhor?
Com certeza, é o que afirmam os médicos.
 
 
Climatério e menopausa são palavras que continuam assustando boa parcela do público feminino, embora isso já esteja começando a mudar, na medida em que cresce o entendimento que se trata de uma fase natural da vida que marca o final do período de fertilidade, mas não necessariamente é sinônimo de velhice.
 
O importante é detectar esse processo o quanto antes para que sejam adotadas medidas adequadas e feitos ajustes no quotidiano da pessoa, de forma a assegurar seu bem estar e boa saúde nesse período e nos anos subseqüentes.
 
 
Para ajudar as mulheres a identificar, com absoluto grau de precisão, se entraram ou não nessa fase, sem precisar recorrer a exames mais invasivos, a Analitic Tecnologia de Precisão, especializada na comercialização de auto testes em geral como o Confirme Gravidez e Fertilidade, além de testes de diagnóstico para a área médica, está lançando no mercado o Confirme Menopausa.
 
 
Trata-se de um produto inédito no país, com custo bastante acessível a todas as camadas da população, fácil de ser utilizado e que pode ser comprado em qualquer farmácia, ou até mesmo através da Internet (www.confirme.net). “É uma opção que possibilita um teste eficaz, que a própria pessoa pode fazer na privacidade do seu lar, em poucos minutos e com total segurança”, destaca Carolina Ynterian, bioquímica especializada em biologia molecular e diretora da Analitic.  
 
 
Na avaliação da executiva, hoje as mulheres estão mais atentas à própria saúde do que no passado, não apenas porque a média de vida aumentou, como também porque querem se manter ativas tanto no aspecto profissional, como pessoal. “A Sociedade Brasileira do Climatério, com a qual mantemos um trabalho de divulgação do teste, recomenda que é importante identificar a menopausa logo no início, para a mulher poder consultar seu médico sobre alternativas para melhor se adaptar a esta nova fase de vida e sobre  as alterações que esta traz consigo, assim como optar por um reposição hormonal, caso desejar, sempre com o acompanhamento, como é indispensável em todos os assuntos de saúde”, salienta Carolina.
 
 
Mas também as que não puderem ou não quiserem fazer a reposição, precisam estar atentas a essa fase e procurar orientação médica no sentido de conhecer formas alternativas para amenizar os sintomas típicos dessa fase e, principalmente, para prevenir doenças como osteoporose, decorrentes da diminuição da absorção do cálcio pelo corpo em conseqüência da alteração hormonal.
 
 
 
Como funciona
 
De acordo com a definição dos médicos, a menopausa é o período da vida da mulher em que os ovários param definitivamente de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Essa fase é precedida pelo climatério, que em geral se inicia por volta dos 40 aos 45 anos, em que começam a surgir sintomas como ondas de calor, insônia, irritabilidade, entre outros e os ciclos menstruais se tornam irregulares. A mulher que possui alguns desses sintomas, ou já está na faixa dos 45 aos 55 anos e deseja saber se já está entrando nessa fase pode fazer o teste Confirme Menopausa. Através dele é possível detectar o aumento do Hormônio Folículo Estimulante (FSH) na urina, o que sinaliza o provável início da menopausa.
 
 
O procedimento é simples, bastando coletar a urina num recipiente limpo e seco, em qualquer hora do dia, pegar uma tira do Confirme Menopausa, introduzi-la no recipiente até a marca indicada, deixando-a por três segundos e retirando-a em seguida. O resultado surge em cinco minutos. “É um teste extremamente seguro e eficaz”, reforça Carolina Ynterian. A técnica empregada é a imunocromatografia, utilizada também em outros testes para detectar antígenos ou anticorpos, sinalizando outros quadros clínicos. “Não se trata de algo novo, pois a técnica em si foi desenvolvida no decorrer dos anos 80. Mas para detectar a menopausa, vem sendo utilizada há cerca de cinco anos em vários países do mundo”, explica Carolina. No Brasil trata-se de um lançamento da Analitic, pioneira em sua comercialização.
 
 
De acordo com a diretora, o produto vem a ser uma complementação natural da família Confirme, composta pelos testes de gravidez, fertilidade e de glicose. “Com isso, cobrimos todas as principais fases da vida da mulher”, afirma. Além da facilidade de uso, o Confirme Menopausa também tem um diferencial importante que é o baixo custo. O produto pode ser adquirido em qualquer ponto de venda, como farmácias e drogarias, ou através do site da Analitic (www.confirm.net). O preço varia em torno de R$ 20,00.
 
 
A meta da empresa é atingir não apenas o público em geral, como também a área de saúde pública e a classe médica, que pode inclusive recomendar o uso do teste às suas pacientes. “A Analitic tem como missão oferecer produtos de qualidade a um custo extremamente acessível podendo, assim, prestar seu serviço a altura da necessidade nacional”, finaliza.
 
 
 
Sobre a Analitic
 
A Analitic Tecnologia de Precisão foi criada em 1984, inicialmente para distribuir equipamentos da área de análises clínicas e laboratoriais e prestar serviços de reparo e manutenção dos mesmos. Nos anos 90, a empresa entrou na área de varejo, passando a distribuir produtos da família Confirme, fabricados pela Alamar, ambas pertencentes ao grupo Intelab que soma mais de 35 anos de atuação no segmento de saúde.
 

 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Vera Lucia Rodrigues

Fonte:Vervi Assessoria e Comunicações