Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Tensão Pré-Menstrual (TPM) - Medicina Oriental em prol do bem-estar feminino

 

Medicina Oriental em prol do bem-estar feminino

*Julio Ganiko


A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é uma reação natural do corpo a um ciclo que não se concretizou: a fecundação. Neste momento deveria acontecer o processo de fixação do óvulo fecundado à parede do útero e, com isso, a liberação de hormônios para sustentá-lo por toda a gravidez. Como isso não ocorreu, é necessário se desfazer de todo o preparo e voltar à condição normal.

Os sintomas desse processo - nervosismo, irritabilidade, altos e baixos emocionais, depressão, retenção de líquido e dor nos seios - podem ser mais ou menos brandos dependendo de muitos fatores como alimentação, preparo e atividade física, ingestão de líquidos, exposição ao estresse, equilíbrio emocional entre outros.

A Medicina Chinesa pode fazer muito para ajudar a mulher a passar por essa fase de maneira mais confortável. Os tratamentos contínuos vão auxiliar a equilibrar o organismo para que os sintomas sejam mais amenos e ainda podem ser aplicadas técnicas específicas para ajudar a controlar os sintomas mais severos fase aguda.

A massagem relaxante, por exemplo, tem um efeito benéfico tanto mental como sistêmico, pois acalma pela estimulação de liberação de endorfinas, induz a regularização de circulação sanguínea, estimula a drenagem de líquidos e alivia tensões musculares. Já a massagem shiatsu tem efeito na regularização da circulação energética, dissolvendo bloqueios e estimulando o reequilíbrio.

Por sua vez, a reflexologia podal é uma massagem aplicada nos pés que promove efeitos do organismo e energéticos, indicada para pessoas que se identifiquem com este estilo e não se sintam à vontade com o toque corporal.

A acupuntura é indicada tanto para a fase aguda como para o tratamento de longo prazo. Assim sendo, quando a mulher estiver próxima ao período da TPM, ela deve se submeter a aplicações específicas para conter os sintomas.

 

*Julio Ganiko é consultor em terapias orientais e diretor do Spa Urbano Julio Ganiko, em Guarulhos. julio@spajulioganiko.com.br.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Rosa Pellegrino

Fonte:Universo da Mulher