Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2024

A mulher e o jornalismo: desafios e oportunidades

Assim como em outros setores produtivos e profissionais, o papel da mulher no jornalismo tem evoluído significativamente nas últimas décadas, impulsionado por um movimento de luta por igualdade de gênero e representatividade. 

No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados, bem como oportunidades a serem exploradas nesse campo profissional. Dessa forma, vale explorar esses percalços e oportunidades, e refletir sobre o papel da mulher no jornalismo atual.

A evolução feminina no jornalismo ganha força

O papel da mulher no jornalismo tem evoluído significativamente nos últimos anos, impulsionado por um movimento de luta por igualdade de gênero e representatividade. 

As mulheres têm conquistado cada vez mais posições de liderança em redações de jornais e outras organizações de mídia, além de ampliar a cobertura jornalística de temas relacionados aos direitos e interesses femininos.

Essa evolução tem sido possibilitada, em parte, pela utilização de novas tecnologias, como o emprego de nobreak sms em diferentes instalações tecnológicas, que têm contribuído para uma maior eficiência e segurança nos processos jornalísticos. 

Além disso, a conscientização sobre a importância da diversidade e representatividade no jornalismo tem levado a mudanças na forma como as organizações de mídia contratam e promovem profissionais, buscando maior diversidade no que diz respeito a:

  • Etnia;

  • Gênero;

  • Orientação sexual;

  • Raça.

Essa valorização da diversidade tem contribuído para a promoção da igualdade salarial e por mais oportunidades no campo profissional.

No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a discriminação de gênero, a violência contra mulheres no âmbito profissional, enquanto jornalistas, e a falta de representatividade feminina de grupos minoritários. 

Por isso, é importante continuar promovendo a diversidade e a inclusão no jornalismo, mesmo em eventos corporativos onde se trata da apresentação de balança industrial para setores diversos, apenas para garantir a eficiência e a segurança nos processos jornalísticos.

A presença da mulher no jornalismo esportivo

As mulheres jornalistas de grupos minoritários, como aquelas que atuam no jornalismo esportivo, enfrentam desafios específicos em sua carreira. 

Ainda há uma grande desigualdade de gênero nesse setor, com menos oportunidades e reconhecimento para as mulheres, especialmente aquelas que pertencem a grupos minoritários.

Uma das dificuldades enfrentadas pelas mulheres jornalistas de grupos minoritários é a falta de representatividade e visibilidade em eventos esportivos. 

Muitas vezes, elas são subestimadas ou ignoradas em relação a seus colegas do sexo masculino, o que dificulta sua progressão na carreira e limita seu acesso a informações e recursos.

Além disso, o assédio e a discriminação de gênero são problemas persistentes no jornalismo esportivo. 

Então, as mulheres jornalistas são frequentemente alvo de comentários sexistas e agressões verbais ou físicas, o que pode afetar sua segurança e bem-estar no exercício da profissão.

Nesse contexto, tecnologias como o crachá personalizado podem ser úteis para garantir a segurança e a eficiência no trabalho desses profissionais. 

Esse item, por exemplo, pode ajudar a identificar as jornalistas e garantir que elas tenham acesso aos mesmos recursos e informações que seus colegas do sexo masculino. 

Vale ressaltar que muitas mulheres atuam em campos e quadras esportivas, e várias utilizam um ponto eletrônico como forma de monitorar a presença das jornalistas em eventos esportivos, garantindo que elas estejam seguras e protegidas em caso de incidentes.

A responsabilidade das empresas do setor de mídia

As empresas que atuam no setor de mídia têm um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero no jornalismo esportivo. Para isso, é necessário adotar medidas que garantam a inclusão e a valorização das mulheres nesse campo profissional.

Uma das formas de promover a igualdade de gênero no jornalismo esportivo é por meio de políticas de diversidade e inclusão, que incentivem a contratação e a promoção de mulheres em cargos de liderança e em todos os setores da companhia. 

Além disso, as empresas podem implementar programas de treinamento e capacitação para jornalistas, visando o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam para a promoção da igualdade de gênero.

Tecnologias como a máquina de café para empresas podem ser utilizadas como uma forma de promover a integração e a colaboração entre os profissionais, criando um ambiente de trabalho mais inclusivo e participativo. 

Outra forma de promover a igualdade de gênero no jornalismo esportivo é por meio da criação de redes de apoio e mentoria para mulheres jornalistas. 

Essas redes podem ser formadas por profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos, visando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de estratégias para enfrentar os desafios específicos da carreira.

Vale ressaltar que parcerias comerciais com uma empresa de telecomunicação podem ser estabelecidas para a transmissão de eventos esportivos com maior representatividade feminina, bem como para a promoção de pautas e temas relacionados aos direitos e interesses femininos.

A transformação do jornalismo esportivo com mulher

Ao longo do tempo, as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais importante no jornalismo esportivo, transformando o cenário e ampliando a representatividade feminina nesse campo profissional. 

Antes restritas a funções secundárias, como colunistas e cronistas, as mulheres começaram a conquistar espaço como apresentadoras de estúdio, repórteres de campo e até mesmo atrás das câmeras, como produtoras e outras profissões.

Essa transformação foi impulsionada por diversos fatores, como a luta por igualdade de gênero e representatividade, a ampliação das pautas femininas no jornalismo esportivo e a utilização de tecnologias que permitem maior eficiência e segurança no trabalho das mulheres.

Além disso, a presença de mulheres estrangeiras no jornalismo esportivo no Brasil também tem sido importante para a consolidação do papel dela nesse campo profissional. 

A contratação de um tradutor juramentado são paulo para acompanhar essas mulheres, por exemplo, pode ser fundamental para garantir a qualidade da cobertura jornalística de eventos internacionais e para a inclusão de profissionais estrangeiras em equipes de trabalho.

Desafios precisam ser encarados no jornalismo

As mulheres ainda enfrentam muitos desafios quando tentam se inserir no mercado profissional, especialmente em áreas dominadas por homens, como o jornalismo esportivo. 

Mesmo com a evolução dos direitos e da igualdade de gênero, ainda há uma grande desigualdade no acesso a oportunidades e reconhecimento.

No jornalismo esportivo, por exemplo, as mulheres enfrentam dificuldades para serem contratadas e reconhecidas como profissionais capacitadas, além de serem frequentemente subestimadas e submetidas a preconceitos e discriminações. 

Esses desafios afetam não apenas o acesso das mulheres ao mercado de trabalho, mas também a qualidade e a diversidade da cobertura jornalística, limitando a variedade de perspectivas e opiniões.

Além disso, as mulheres jornalistas muitas vezes precisam lidar com o assédio e a violência de gênero, seja no ambiente de trabalho ou durante a cobertura de eventos esportivos. 

Essas situações podem afetar sua segurança e bem-estar, além de limitar sua liberdade e autonomia no exercício da profissão.

Diante desses desafios, é fundamental que a sociedade e as empresas de mídia se mobilizem para promover a igualdade de gênero e oportunidades no jornalismo esportivo. 

Isso pode ser feito por meio de políticas de diversidade e inclusão, programas de capacitação e treinamento para mulheres jornalistas, além de medidas de proteção e segurança no ambiente de trabalho.

É necessário que a sociedade e as empresas de mídia trabalhem juntas para promover a igualdade de oportunidades e reconhecimento, para que as mulheres possam se desenvolver profissionalmente e contribuir com uma cobertura mais diversa e inclusiva.

Oportunidades crescem no jornalismo esportivo

Apesar dos desafios que as mulheres ainda enfrentam no jornalismo esportivo, é possível afirmar que existem muitas oportunidades abertas para aquelas que querem se inserir ou já fazem parte desse campo profissional.

Nos últimos anos, tem havido uma maior conscientização sobre a importância da diversidade e da inclusão no jornalismo esportivo, o que tem levado muitas empresas de mídia a adotarem medidas para promover a igualdade de gênero e oportunidades. 

Isso tem resultado em uma maior presença de mulheres em diferentes áreas do jornalismo esportivo, como apresentadoras de programas, repórteres de campo, comentaristas e outras profissões.

Além disso, as mulheres têm sido protagonistas em importantes coberturas esportivas, como as Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol, entre outros grandes eventos, contribuindo para uma maior representatividade e diversidade na cobertura jornalística. 

Esse cenário tem permitido que mais mulheres tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho e demonstrar habilidades e competências no jornalismo esportivo, assim como em outros setores de produção, como a logística em transportadora em guarulhos de equipamentos de rádio e TV.

Outra oportunidade importante para as mulheres no jornalismo esportivo é a utilização de novas tecnologias e plataformas digitais, que permitem uma maior autonomia e independência, além de possibilitar uma maior interação com o público e com outras profissionais do setor.

Considerações finais

Apesar dos desafios ainda existentes, as mulheres têm muitas oportunidades abertas para se inserir e se desenvolver no jornalismo esportivo. 

A conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão, a presença feminina em importantes eventos esportivos e o uso de tecnologias e plataformas digitais são apenas algumas das oportunidades que as mulheres podem aproveitar para se destacar no campo profissional.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Jennifer Kauffman

Fonte:Guia de Investimento