Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Festas de fim de ano

Festas de fim de ano

A maioria das preparações que compõem nossas Ceias de Natal e Reveillon tem como herança os hábitos alimentares da população americana e européia.

O Brasil é um país maravilhosamente tropical e em dezembro estamos em pleno Verão, ao passo que nos Estados Unidos e Europa... brrrrr.... o inverno de rachar.

No frio, nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Essa necessidade energética aumenta em torno de 20 a 30% a mais do que nos dias quentes.
 
Então, que tal rever os cardápios das ceias e almoços e adapta-los ao nosso clima super tropical??
 
Em pleno verão não precisamos dessa farta oferta de calorias e gorduras, não mesmo.

Com um pouco de planejamento é possível preparar pratos charmosos, exóticos, deliciosos e com bem menos calorias. Seguem algumas dicas que irão ajudá-lo a fazer escolhas pra lá de saudáveis!
 
1.  Entradas Antioxidantes:

Saladas de folhas verdes escuras e legumes crus bem coloridos.

Seja criativo!

Invista no visual e no poder antioxidante das saladas! Incremente com uva passa, damasco, cenoura baby, couve de bruxelas, sementes de linhaça, de gergelim e decore com flores comestíveis orgânicas.

As flores orgânicas (com selo de certificaão de cultivo orgânico) dão um charme especial aos pratos, encantam os olhos, são ricas em água, fitoquímicos e tem baixíssimo valor calórico. Com certeza farão sucesso!

2. Tempêros Nutracêuticos:

No lugar da maionese e dos molhos rose, de queijo e cremosos, prefira molhos à base de iogurte desnatado (probiótico), ervas aromáticas (fitoquímicos), limão (vitamina C), azeite de oliva extra virgem (gordura monoinsaturada), aceto balsâmico (antioxidante) e os tão bem vindos termogênicos (ajudam a queimar calorias): pimenta, gengibre e mostarda.

Pegue leve no sal!

 3. Risotos Funcionais:

Arroz com açafrão é uma boa pedida. O açafrão é uma especiaria que reune vários antioxidantes.

Outras opões para acrescentar no arroz são: pimentões vermelho e amarelo (mais digestivos), espinafre (rico em ácido fólico), ervas, champanhe, passas. Mão leve no óleo!

 4. Carnes Light:

As mais saudáveis são os peixes de águas profundas (atum, salmão, bacalhau, arenque, truta, sardinha) e as menos calóricas são: lagarto, peru, chester e frango.

Preparadas assadas, sem adião de óleo, com rodelas de tomate, ervas, cebolas e alho, tornam-se nutritivas, menos calóricas e com toques antioxidantes.

 5. Acompanhamentos Tropicais:

Legumes ao vapor, batatas assadas, purê de maã, farofa enriquecida com cenoura ralada, tomate ou frutas secas (passas, damasco, ameixas) ou frescas (maã, abacaxi, banana).

Evite colocar margarina, óleo, bacon e carnes na farofa, isso previne o acréscimo de muitas calorias à preparação;

 6. Sobremesas Magistrais:

Manga, abacaxi, melancia, ameixas, cerejas frescas, uvas vermelhas, figo, abacaxi, melão, pêssego, salada de frutas servidas em meio mamão papaia. Enfim, um verdadeiro coquetel de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos.

Abacaxi e mamão não devem faltar!

O abacaxi tem bromelina e o mamão, papaína, 2 enzimas que auxiliam a digestão. Se for servir ou preparar doces, troque todos os ingredientes convencionais pelas versões similares light. Leia os rótulos e compare os valores calóricos. Se for fã incondicional das rabanadas, ao invés de fritar, prepare no forno.

 7.  Isotônicos Naturais:

Água mineral não pode faltar em qualquer almoço ou jantar elegante e saudável. A água é ideal para se intercalar com as bebidas alcoólicas.

Os sucos de baixas calorias (melão, abacaxi, pêssego, limonada, tomate) também devem marcar presença. Água de coco sempre é bem vinda.

Para brindar: um bom vinho tinto, espumantes e champanhe são as bebidas alcoólicas mais saudáveis e menos calóricas.

Para decorar as bebidas e torná-las ricas em bioflavonóides, faça gelinhos de framboesa ou uvas vermelhas.

Pegue leve!

Alimente-se antes de beber.

Fuja dos exageros e dos porres homéricos e históricos.

O álcool em excesso, promove a desidrataão e por conseqência, a perda de minerais e vitaminas

hidrossolúveis (Vitamina C e do Complexo B), além do que 1 grama de álcool = 7 kcal.

 

CARNES

QUANTIDADE

VALOR CALÓRICO (kcal)

Chester assado

3 fatias finas

162

Frango assado

2 pedaços

195

Lagarto assado

2 fatias médias

112

Leitão assado

1 pedaço

380

Lombo de porco assado

1 fatia grande

240

Pernil de porco assado

2 fatias médias

298

Peru assado

3 fatias finas

170

Picanha assada

2 fatias pequenas

250

Tender bolinha assado

4 fatias finas

137

 

 "As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento dietoterápico."

Marília Fernandes
Nutricionista - CRN3/1693
fernandesmarilia@uol.com.br
São Paulo. SP.
 
Consultora Nutricional nas áreas de Educaão Alimentar, Qualidade de Vida e Bem Estar, Nutracêutica, Estética, Longevidade Saudável, Atividade Física, Marketing alimentício e  Saúde Ocupacional.

 

Crédito:Marília Fernandes

Autor:Marília Fernandes

Fonte:Universo da Mulher