Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Comunicação, fator estratégico

“Quem não se comunica,se trumbica”
 
 
Faustino  Vicente *

Abelardo Barbosa, o Chacrinha, (1917-1988),um dos maiores comunicadores da história do rádio e da televisão brasileira, tinha razão: “quem não se comunica,se trumbica”.
 
Na era da infovia, a comunicação tornou-se um fator estratégico de vital importância, com tendência para a horizontalização, intensidade e posicionamento na mente das pessoas.
 
Ela é um fenômeno antropológico – faz parte da essência humana,é histórico – acompanha o homem desde o seu surgimento na terra – e é social,pois somos todos comunicadores natos.
 
Não verbal, oral, através dos cinco sentidos, pela revolucionária invenção da imprensa por Gutemberg,em 1445, ou pela multimídia, o conhecimento - agente de transformações - têm circulado pelas mais simples  e  pelas mais complexas  formas.
 
A realidade nos mostra que o grande desafio do ser humano reside na tímida evolução das relações interpessoais – o calcanhar-de-aquiles – das organizações de todos os segmentos e portes.
 
Chega-se mesmo a pensar que “a tecnologia aproximou as distâncias, mas distanciou as proximidades”. O autoritarismo da chefia apresenta-se como o obstáculo maior para a intensificação do intercâmbio de informações e experiências.
 
Na religião encontramos referências exemplares, como a criação da Congregação da Propagação da Fé, em 1622,pelo Papa Gregório XV.
 
As parábolas, contidas na Bíblia Sagrada,são didáticas que Jesus utilizou para disseminar os princípios do cristianismo.
 
Os incentivos motivacionais, o relacionamento respeitoso e a simpatia sensibilizam as pessoas,podendo agregar mais valor do que uma milionária campanha publicitária.
 
Concluindo que comunicação é como a flecha disparada,destacamos para reflexão a  frase do célebre líder pacifista hindu,Gandhi (1869-1948): “a verdade pode ser dura como o diamante ou suave como a flor do pessegueiro”. 
 
 Ah!, o sorriso – a mais curta distância entre duas pessoas – continua sendo imbatível  em termos de comunicação humana.
 


* Faustino  Vicente  - Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br  -  tel.(11) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo - Brasil

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Faustino Vicente

Fonte:Universo da Mulher