Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

Heterossexualismo X Homossexualismo

 Heterossexualismo X Homossexualismo
A adolescência é um período importante para se exercitar a sexualidade. Grande parte dos jovens apresentam preferências heterossexuais e procuram seus pares a luz dessa escolha. Mas, para alguns, a possibilidade de experimentar outras opções sexuais existe e seu exercício não é incomum.
 
Hoje em dia é muito comum encontramos festas onde o público é predominantemente adolescente e onde todos ficam com todos, ou seja, os meninos ficam com as meninas e meninos e vice-versa.
 
A escola, o grupo de amigos, os ídolos, são grandes formadores de opinião e os jovens são muito suscetíveis a esses parâmetros e, dependendo do grupo que o influencia, sua sexualidade vai ser vivida de uma forma ou de outra, pois o grupo é sempre um facilitador e incentivador dessa experimentação.
 
Normalmente existe um cabo-de-guerra entre a forma como o adolescente foi educado sexualmente em sua casa e a influência dos amigos e dos ídolos. Sem dúvida, vencerá a identidade sexual deste jovem, mas como ele vai se aceitar ou vivenciar essa identidade na maioridade é uma questão muito mais social do que emocional.
 
Os jovens que se entendem homossexuais e manterão essa escolha na vida adulta terão muita dificuldade em exercer sua opção, independente da orientação familiar. A marginalidade, o preconceito e a discriminação são algumas das conseqüências do homossexualismo e, independente do que as pessoas digam ou preconizem, esta escolha é muito pouco aceita.
 
Essas descobertas sempre fizeram parte do universo dos jovens, mas hoje os padrões de comportamento são mais liberais, o que facilita muito toda experimentação.
 
Exercícios sexuais com parceiros do mesmo sexo na adolescência não significam que o jovem seja homossexual ou que vá fazer esta opção sexual na maturidade. Dependendo do grupo que o jovem faz parte, a experimentação de relacionamentos homossexuais é uma prática constante  que pode muito mais atrapalhar do que somar.
 
Os indivíduos nesta fase vão sentir prazer tanto com homens como com mulheres, pois eles estão aptos hormonalmente a sentirem todo tipo de prazer e é exatamente esta possibilidade que os confunde. Sentir prazer não representa escolha e sim identificação.
 
Em contra-partida, os jovens que somente conseguem sentir prazer com os indivíduos do mesmo sexo, não se sentindo a vontade com os do sexo oposto, encontram-se fortemente inclinados a se fixarem nesta escolha. A maioria destes jovens dispõe somente dos amigos iguais ou das amigas para tirar suas dúvidas e se informar o que é muito pouco. 
 
Para os pais é muito difícil aceitar a homossexualidade de um filho e eles sabem disso. Infelizmente não se tem uma teoria que explique o homossexualismo e que seja aceita por todos como definitiva, talvez por essa opção ser conseqüência de fatores físicos, sociais e psicológicos.
 
Seja como for, quando os pais que conseguem - porque negam quase o tempo todo - admitir a opção do filho se decepcionam, se culpam e lutam para encontrar uma explicação. Nesse desacordo familiar, este jovem que não entende sua opção e muito menos o que acontece com ele e rejeitado pelo pai e tolerado pela mãe e a tempestade neste relacionamento pode durar anos.
 
É por conta destas circunstâncias que a maioria oculta, camufla e nega sua opção sexual e os pais “concordam” com isso. É sabido que um indivíduo não é sua identidade sexual, mas na sociedade em que vivemos por todo preconceito tudo acaba ficando distorcido.
 
Ter um filho homossexual exige dos pais muita maturidade, compreensão e respeito. É uma vivência que pode somar uma nova dimensão aos padrões e conceitos beneficiando a todos e, principalmente, que não escolheu ser diferente. 
 
*Silvana Martani é psicóloga da Clínica de Endocrinologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo - CRP06/16669
 
 

Crédito:Eleonora Chagas

Autor:Silvana Martani

Fonte:Materia Primma