Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Mitos e verdades sobre cabelos

Os shampoos anti-resíduos podem ser usados diariamente?                   
O aconselhável é usá-los a cada dois meses para evitar o ressecamento dos cabelos, já que eles são recomendáveis para uma limpeza profunda, normalmente realizada antes de quimicas fortes. 
 
Cabelos avermelhados: uma vez vermelho, nunca mais a pessoa consegue voltar ao loiro, por exemplo?
Para voltar é preciso descolorir o cabelo, é um processo agressivo, mas necessário, já que com sobreposição de tinturas é mais difícil chegar a cor desejada.
 
Lavar o cabelo todo dia faz mal? Com que freqüência deve-se lavá-lo?
Antigamente os produtos ainda estavam em fase de desenvolvimento, portanto o mito da lavagem diária era seguido a risca. Muitos diziam que lavar o cabelo todos os dias provocava mais oleosidade e enfraquecimento dos fios.  Hoje em dia não há mais essa necessidade, pois há uma variedade de produtos para cada tipo de cabelo. Portanto, é recomendável lavá-lo diariamente.
 
 A água quente faz mal realmente?
A água muito quente deixa o cabelo mais oleoso.
 
Cada tipo de cabelo tem um tipo especifico de “cosmético”?
Cada tipo de cabelo requer um cuidado especial e específico, por isso a indústria de cosméticos realiza intensivas pesquisas para adequar os produtos aos cabelos, principalmente no Brasil, onde a mistura de raças é grande a variedade de tipos de cabelo é maior.
 
O secador de cabelo pode queimar meu cabelo?
Pode, portanto evite o uso exagerado do secador. Deixe-o na temperatura morna e a uma distância de 15 cm do couro cabeludo. Se você é escrava da escova e a faz em casa, não esqueça de passar cremes para proteger os cabelos. Hoje há muitos que reduzem os efeitos nocivos do secador.
 
Os males da chapinha e escova...
Pode quebrar e queimar o cabelo.  Se o uso for realmente necessário, diminua para uma vez por semana e não esqueça de usar uma pomada finalizadora ou reparador de pontas.
 
Uso muita química no cabelo, posso ficar careca?
O ideal é não misturar químicas no cabelo, por exemplo: caso você tenha um relaxamento e queira fazer uma tintura, reflexo ou luzes, o ideal é ir cortando o cabelo aos poucos até eliminar a química por completo.
 
Dormir com o cabelo molhado apodrece?
Não é recomendável. Além do enfraquecimento dos fios e dificultar a secagem, pode levar ao desenvolvimento de uma calvície precoce.
 
Cortar o cabelo na lua cheia encorpa a cabeleira?
Todas as fases da lua influenciam o cabelo, mas se fosse 100% de certeza não haveria pessoas carecas ou com pouco cabelo. Um bom corte sempre realça o brilho e fortalece  os fios, independente da lua.
 
Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
Sim, pois quando tiramos as pontas quebradas do cabelo estimulamos que ele cresça mais forte. O recomendável é cortar o cabelo a cada dois meses.
 
Os cabelos se acostumam ou ficam viciados em determinados shampoos?
Sim, por isso é aconselhável o uso de shampoos anti-resíduos a cada dois meses.
 
 
 
Mais sobre Francisco De La Lastra
Francisco De La Lastra segue a carreira do pai, Rafael De La Lastra, um dos mais respeitados cabeleireiros de São Paulo.
Aos 18 anos, Francisco fez o curso de Llongueras, um dos mais reverenciados cabeleireiros da Espanha, e foi convidado a trabalhar lá. Depois ficou na Europa durante quatro anos trabalhando na Suíça, na França e na Itália.
Ao voltar para o Brasil, ingressou na profissão e até hoje arrasa em seus cortes ousados e elegantes, sempre valorizando o estilo de cada pessoa.
Francisco De La Lastra hoje dá show com as tesouras no salão do Jardins e no salão decorado em estilo praiano, em Juquehy, em que oferece tratamentos estéticos com técnicas renovadas, massagens em salas temáticas e harmonizadas.
 
 
Francisco De La Lastra
(11) 3062-3566
 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Amélia Whitaker

Fonte:Visar Planejamento