Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Farinha de berinjela emagrece e reduz riscos do coração diz pesquisa da UFRJ

DIETA HIPOCALÓRICA BALANCEADA E SUPLEMENTAÇÃO COM FARINHA DE BERINJELA
 
 
Um projeto piloto realizado nos primeiros meses deste ano pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e divulgado em maio constatou que a farinha de berinjela é um importante suplemento para a redução de alguns fatores de risco cardiovasculares como a dislipidemia, gordura corporal e visceral, pressão arterial sistêmica e altas concentrações de ácido úrico, e para o emagrecimento. Durante o trabalho foram estudadas 14 mulheres entre 30 e 45 anos, ambas apresentando obesidade, adiposidade central, excesso de gordura corporal e alterações na pressão arterial sistêmica. Divididas em dois grupos de sete pessoas, o primeiro foi submetido, durante 60 dias, a uma dieta hipocalórica e suplementação com 14g de farinha de berinjela por dia. O segundo grupo foi submetido à dieta hipocalórica sem suplementação durante o mesmo período.

De acordo com a doutora Glorimar Rosa, coordenadora do Departamento de Nutrição da UFRJ e responsável pela pesquisa, no primeiro grupo observou-se uma redução significativa da circunferência da cintura das voluntárias e emagrecimento de seis quilos, em média, reduzindo o risco de doenças metabólicas como diabetes tipo 2, e diminuição da concentração sérica de ácido úrico, fatos que não ocorreram no segundo grupo.

“Além de ajudar no emagrecimento, a farinha de berinjela é um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares. Portanto, logo que tenhamos a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, daremos início a pesquisa propriamente dita, empregando suplementação por um período de tempo maior em um número maior de participantes, para obtermos resultados mais promissores”, adiantou a professora.

A nutricionista Priscila Cardoso Meirelles, especialista em alimentação funcional e consultora da Longevid, única empresa fabricante de farinha de berinjela no estado do Rio, completa que um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue, conhecido como hipercolesterolemia.

“A farinha de berinjela auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose. Além disso, apresenta leve ação diurética, melhoria do funcionamento intestinal, auxílio nos tratamentos de artrite e reumatismo e redução dos níveis de triglicerídeos do sangue”, avaliou a nutricionista.

Preço sugerido da Farinha de Berinjela Longevid: Pote com 100 g = R$ 12,00
 
Dicas de uso da especialista em alimentos funcionais e personal diet Priscila Cardoso, nutricionista da Longevid:
- Salpicada sobre o macarrão com queijo parmesão;
- na salada ou na mistura com vitaminas no liquidificador;
- a pastinha que faz o  maior sucesso: (25g de berinjela; 1 colher de sopa de maionese ( pode ser de soja ); 1/2 cebola ralada; 1 colher de sopa de creme de leite; e salsa e cebolinha a gosto
.
 


BERINJELA AUXILIA NO COMBATE AO COLESTEROL
 
Um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue, conhecido como hipercolesterolemia. A farinha de berinjela auxilia, sobretudo, na redução dos níveis de colesterol LDL do sangue e dos níveis de glicose.
A berinjela contém vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. Na Longevid, única fabricante do Rio, a farinha de berinjela é obtida através da desidratação do legume integral, inclusive da casca, à baixa temperatura o que garante a preservação de todos os elementos nutricionais funcionais como flavonóides, aminoácidos, sais minerais e fibras.
Além dos benefícios à saúde já citados encontram-se sua leve ação diurética; melhoria do funcionamento intestinal; auxílio nos tratamentos de gota; artrite e reumatismo; redução dos níveis de triglicerídeos do sangue
.

Longevid: Estrada da Ilha, 3110-3552 – Ilha de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ.
Tel.: (21)3156.0815

Nutricionista Priscila - (53) 3228-8382 / (53) 9137-1709

Crédito:Cris Padilha

Autor:Alex Melo

Fonte:Universo da Mulher