Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Fisioterapia garante gestação mais tranqüila e saudável

Fisioterapia garante gestação mais tranqüila e saudável

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É exatamente quando a mulher fica grávida que a preocupação com a saúde se torna mais do que redobrada. Para isso, os exercícios físicos são muito importantes e colaboram para manter a beleza e todo o amor e carinho que envolve essa relação única, nos nove meses em que a mamãe carregará o bebê.
 
“O exercício direcionado à gestante deve ser voltado para a anatomia e fisiologia da gestação. Nessa fase ocorrem diversas modificações corporais, posturais e também ajustes metabólicos na mulher grávida”, afirma a fisioterapeuta Márcia Viana.
 
Ela diz que todo exercício aeróbico ou localizado deve sempre respeitar as repostas maternas e fetais, lembrando sempre que o trabalho físico não deve restringir o fluxo sanguíneo até o bebê. Para isso outros cuidados como o controle da elevação da temperatura do corpo materno, durante o exercício, são sempre observados de perto.
 
Márcia Viana dá as dicas de alguns cuidados básicos que ajudarão a controlar melhor as alterações do corpo na gravidez:
 
-  Exercícios posturais para evitar possíveis dores lombares, cervicais com irradiação para os membros superiores ou inferiores.
 
-  Exercícios respiratórios: visto que todo o mecanismo respiratório muda nessa fase.
       
-  Alongamento e fortalecimento sempre direcionados.
      
-  Exercícios circulatórios: para facilitar a circulação de retorno, evitando a formação de varizes.
   
- Cada paciente tem um programa específico.
 
“Deve-se avaliar cada caso particularmente, seus sintomas, seu histórico e tempo de gestação, visto que durante essa fase ocorre diminuição progressiva da eficiência corporal”, diz Márcia.
 
A busca pelo corpo perfeito na gravidez tem que ser evitado. “O que é certo nessa fase é a mãe jamais buscar condicionamento físico, e sim, o bem estar, portando o tipo de atividade física dependerá da gestante, sua condição física e objetivo”, ressalta.
 
E os cuidados não param por aí. No período pós-parto os exercícios são direcionados para recuperar a postura, principalmente nas articulações e tendões que sofrem uma frouxidão grande para facilitar o parto. Os programas que fortalecem o assoalho pélvico (região que sustenta órgãos importantes como a bexiga), necessitam de atenção especial, já que sofreram muita pressão durante os nove meses.
 
É importante lembrar que na gestação as mulheres devem procurar uma clínica de fisioterapia a partir do terceiro mês e inclusive no pós-parto a partir de 30 dias do para o programa de exercícios. A atividade física no período pós-parto deve respeitar os efeitos hormonais que persistem até o oitavo mês de pós-parto.
 
A clinica oferece também massagem manual de drenagem linfática específica para gestante que tem como objetivo melhorar e prevenir problemas circulatórios. Ela também funciona no relaxamento dos músculos tensos e do alívio do quadro de dor. Em paralelo, a preparação dos ductos lactíferos da mama para o aleitamento e o bico do seio para bebê são trabalhados.
 
A drenagem durante a gestação pode ser feita desde o quarto mês e no pós-parto, a partir do quarto dia. O programa oferece aulas teóricas sobre anatomia da gestação e cuidados gerais para o parto e pós-parto.
 
A Clínica de Fisioterapia Márcia Viana em Campinas conta com diversos tratamentos para a gestação. Márcia é especializada em fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina - Unifesp,  no treinamento resistido na saúde,  na doença e no envelhecimento. Também cursou a disciplina de fisiologia no setor de geriatria da Faculdade de Medicina da Usp.
 

Crédito:Anna Elizabeth

Autor:Silvia Barros

Fonte:Central de Comunicação & Marketing