Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Algumas recomendações para ajudar a prevenir lesões por esportes

Um levantamento realizado em países latino-americanos avaliou o conhecimento a respeito de dor e inchaço entre homens e mulheres que sofreram lesões durante a prática de algum tipo de esporte nos últimos três meses. 
 
 
A pesquisa, patrocinada pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, envolveu 450 entrevistados nos seguintes países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru e Venezuela.
As entrevistas foram realizadas em shopping centers com homens e mulheres acima de 18 anos de idade e ficou constatado que 42% estavam praticando futebol no momento da lesão.
 
 
 
A atividade física requer cuidados, independentemente se é feita por atletas profissionais ou por amadores. Tanto é assim que a pesquisa demonstrou que a porcentagem mais elevada de lesões foi entre os homens (54%), com idade entre 18 e 34 anos. As contusões mais comuns no futebol foram: entorses, lesões na musculatura das pernas, fraturas e lesões nos joelhos e na cabeça.
 
 
Já entre as mulheres, as lesões foram mais freqüentes durante a prática de vôlei (17%) ou corrida (15%). As lesões físicas conseqüentes à corrida também foram freqüentes entre os homens (10%) e foram as mais mencionadas no grupo dos homens e mulheres com mais de 50 anos de idade (52%).
 
 
As lesões decorrentes do esporte ocorrem como conseqüência de um acidente, treinamento incorreto ou falta de condicionamento físico adequado.  Ao mesmo tempo, não realizar o aquecimento ou não se alongar suficientemente antes de uma partida ou dos exercícios pode causar lesões.  As mais comuns são: entorses, lesões nos joelhos, inchaço dos músculos, lesões do tendão de Aquiles, dor na tíbia, fraturas e luxações.
Esportistas de fim-de-semana

Um dos resultados mais preocupantes da pesquisa está relacionado à falta de continuidade na prática de atividades físicas pelos entrevistados.  Quando indagados sobre a freqüência com que praticavam qualquer atividade física, 42% responderam que somente praticavam no fim-de-semana.  A porcentagem foi ainda mais elevada entre os homens (50%).
 
 
Para evitar lesões durante a prática de esportes é importante não ser um “esportista de fim-de-semana”, ou seja, pessoas que concentram toda a atividade física em um ou dois dias por semana. O ideal é manter um nível moderado de atividade ao longo da semana. Quando uma pessoa se exige muito fisicamente, mas apenas esporadicamente, o risco de se machucar é muito maior.
 
 
A lesão no tendão de Aquiles, por exemplo, é mais freqüente entre os esportistas de fim-de-semana de meia-idade que não se exercitam regularmente ou não reservam tempo suficiente para alongar os músculos antes de uma atividade física. Portanto, é mais saudável entrar em forma mais gradualmente, mas regularmente, para poder aproveitar a prática de um esporte com segurança.
 
 
 
Medicamento e consultas médicas
 
Embora todas as pessoas entrevistadas tenham sofrido uma lesão por esporte nos últimos três meses, 68% nunca procurou um médico para aliviar a dor.  Esta porcentagem foi elevada tanto entre homens (71%) como entre mulheres (61%).  No entanto, mais da metade (57%) afirmou ter tomado algum medicamento para aliviar a dor e o inchaço causados pela lesão.
No entanto, aqueles que afirmaram terem tomado algum tipo de medicamento revelaram alguma insatisfação com o tratamento. Para 36% do grupo, o medicamento não agiu suficientemente rápido, para 31%, o alívio não foi suficiente e, para 27%, o medicamento não teve efeito direto.  
 
Além disso, 81% das pessoas entrevistadas afirmaram que, apesar de tomarem algum medicamento, suas atividades esportivas e hobbies foram afetados. Outros 26% revelaram que tiveram dificuldade em subir e descer escadas e 17% afirmaram que suas atividades diárias também foram afetadas em decorrência da dor.
 
Finalmente, a maioria dos entrevistados (93%) concordou que um medicamento para tratar a dor e o inchaço deveria agir com eficácia suficiente para evitar outras medicações ou tratamentos alternativos.  Além disso, 88% consideraram que o medicamento deveria agir em 30 minutos após a ingestão e 72% afirmaram que o medicamento selecionado deveria ser tomado apenas uma vez ao dia e proporcionar alívio contínuo da dor durante 24 horas.  
 
 
 
Algumas recomendações para ajudar a prevenir lesões por esportes
 
·        Realize exercícios de aquecimento antes de praticar esportes;
·        Alongue-se sempre antes de praticar exercícios;
·        Quando alongar, não dobre os joelhos. Mantenha a sola inteira dos pés apoiada no chão;
·        Use calçados adequados, que sejam estáveis e absorvam impacto;
·        Exercite-se em superfícies lisas e planas.  Evite pisos de asfalto e concreto;
·        Ao flexionar os joelhos, não os dobre além de 90 graus;
·        Quando saltar, caia com os joelhos flexionados;
·        Faça exercícios de relaxamento depois de praticar um esporte ou treinamento intenso. Desta forma, a pulsação diminui gradualmente;  
·        Não se sobrecarregue
·        Evite ser um “esportista de fim-de-semana”. Distribua os exercícios ao longo de toda a semana;
·        Aprenda a praticar esportes corretamente, reduzindo o risco de lesões causadas por “excessos”.

 

Crédito:Raquel Viana

Autor:Raquel Viana

Fonte:Burson-Marsteller