Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Quais são os perigos do Overtraining?

A expressão overtraining é utilizada para caracterizar o excesso de treino, prática cada vez mais comum entre adolescentes e profissionais do esporte. A busca pelo rápido resultado, faz com que os exageros causem problemas de saúde. Seguindo pesquisa da UNIFESP – Universidade Federal de são Paulo, o treino “além da conta” e a má utilização de aparelhos contribuiu, nos últimos dez anos, em 30% o número de jovens com problemas nos joelhos.

Outro fator importante e que muitas vezes não é levado a sério é quanto a orientação de um bom profissional da área. Mais de 50% dos jovens praticantes de atividade física treinam sem nenhum acompanhamento, segundo estudo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “É fundamental a orientação de perto de um educador físico que enxergue o aluno como uma pessoa diferente das outras em sua individualidade, sem prescrições generalizadas de exercícios”, diz Ricardo Cunegundes, professor e médico consultor da Body Systems Latin América.

Está enganado quem pensa que treinar a mais fará com que o corpo fique mais definido, forte ou em forma. É sempre necessário o descanso de pelo menos 1 dia para voltar a treinar o mesmo grupo muscular, caso contrário o músculo não crescerá e possíveis problemas a longo e curto prazo surgirão. Caso apareça algum sintoma do overtraining a dica de Ricardo é descansar e relaxar o corpo por um tempo, até que melhore.  

Veja alguns sintomas do Overtraning:

- Perda de apetite
- Perda de peso
- Insônia
- Cansaço
- Irritabilidade
- Agressividade
- Resfriados constantes
- Dores de cabeça
- Perda no rendimento
- Impedimento do crescimento muscular                                                                                                                                                       - Disfunções hormonais
- Lesões
- Ansiedade
- Depressão


Serviço:

Body Systems

www.bodysystems.net

Crédito:Cris

Autor:Ana Amélia Leme

Fonte:Universo da Mulher