Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Quiropraxia : Como cuidar da sua coluna no inverno

MAIS DE 54 MILHÕES DE BRASILEIROS TÊM PROBLEMAS NA COLUNA
 

 

Um terço da população brasileira tem algum problema de coluna. Ou seja, cerca de 54 milhões de pessoas sentem dores persistentes na maioria das vezes em conseqüência de doenças crônico-degenerativa (fonte: Agência Brasil).  No ranking das doenças relacionadas à coluna a mais freqüente é a lombalgia. Conhecida popularmente como dor nas costas,  ocupa o primeiro posto e é responsável por 40% das dores reconhecidas como crônicas.  Em segundo lugar aparece a dor de cabeça, ou cefaléia, com 20%. As dores nas articulações (reumatológicas) ficam com 10%. O quarto lugar é ocupado por problemas no sistema ósseo-muscular, responsável por 7% das queixas. As dores ligadas ao câncer são responsáveis por 5% dos casos. As contas não fecham em 100% porque há um número grande de pessoas acometidas por mais de um tipo de dor.

Remédios não faltam no balcão das farmácias, mas será que o caminho é mascarar a dor e recorrer a medicamentos durante as crises? Segundo o quiropraxista Jason Gilbert, essa alternativa não é a mais indicada, pois o problema deve ser tratado na raiz, ou seja a coluna precisa de um tratamento específico e a quiropraxia é a indicação certeira.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia dedica-se a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema neuro–músculo–esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas e de seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Ela resolve problemas sem cirurgia ou medicamentos, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

É bastante utilizada para qualquer tipo de dores e tensões musculares, como as lesões por esforços repetitivos (LER), em restrições a movimentos, e ainda evita a osteoartrose, doença comum nas articulações. Após um ajuste bem realizado observa-se a redução da dor, melhora no movimento e redução da tensão muscular.

Testada e aprovada por muitos famosos – entre eles, Mel Gibson, Arnold Schwarzenegger, Richard Gere, Vítor Belfort, Robert Scheidt, Nando Reis e os rapazes da banda Jota Quest –, a quiropraxia ajuda a evitar problemas previsíveis, minimizar a dor, manter a boa função da coluna e do corpo e a economizar dinheiro com futuros problemas de saúde.

Reconhecida pela OMS, a quiropraxia é a terceira maior profissão na área da saúde no mundo. Atualmente há 90 mil quiropraxistas em todo o mundo. Nos EUA e Canadá aproximadamente 1/3 das pessoas que sofrem dores ou problemas da coluna vertebral consultam um quiropraxista, e existem por lá mais de 60 mil profissionais. Para ser um quiropraxista é necessário ser graduado. No Brasil já existem faculdades que oferecem este curso.

Dr. Jason Gilbert nasceu e se formou em Sydney (Austrália). Bacharel em Ciências Médicas e mestre em Quiropraxia, Jason tem clínica na cidade de São Paulo (na Vila Olímpia, no Tatuapé e na Av. Paulista),  em São Bernardo do Campo (SP), em Campinas (SP) e em Lima, no Peru. É representante mundial do Brasil e do Peru nos congressos da Associação Mundial de Quiropraxia.

 

 

Principais problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com a Quiropraxia:

BRUXISMO

BURSITE

CÓLICAS MENSTRUAIS

DOR CIÁTICA

DOR DE CABEÇA

DORES NAS ARTICULAÇÕES

ESTRESSE

HÉRNIA DE DISCO

LABIRINTITE / TONTURA

LER (LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS)

LOMBALGIA

TORCICOLO / RIGIDEZ NO PESCOÇO

TPM

ZUMBIDO NO OUVIDO

Brasileiros afastados do trabalho

Uma compilação de estudos da Universidade de Brasília mostra quais são os males que mais levam os brasileiros a se ausentar do emprego e as ocupações em que eles são mais freqüentes:

 

- Dentistas: dores nas costas, ombro e braço;

- Funcionários de hotéis: dores nas costas e problemas nas articulações;

- Motoristas de caminhão: dores musculares.

 

Onde ocorrem mais afastamentos: carvoarias, marcenarias e empresas de transporte terrestres.

 

Incidência dos principais problemas que causam afastamento (a cada 10.000 empregados):

- Dores na região dorsal: 38

- Traumatismo do punho ou da mão: 28

- Tendinites: 24

- Traumatismo de joelho ou perna: 18

- Depressão, transtorno bipolar: 15

 

Serviço:

(11) 3845-4115 / 3266-7103 – www.quiropraxiajasongilbert.com.br

Rua Doutor  João Clímaco Pereira, 60 – Vila Olímpia – São Paulo/SP

Av. Paulista, 2073 – 6º andar - sala 622 (Conjunto Nacional – Horsa 1) – São Paulo/SP.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Raquel Rojas

Fonte: