Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

MAMAMIGA para auxiliar as mulheres brasileiras no combate ao câncer de mama

MAMAMIGA para auxiliar as mulheres brasileiras no combate ao câncer de mama

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência do câncer de mama ajustadas por idade em diversos continentes. Tem-se documentado também o aumento de mulheres migrantes de áreas de baixo risco para áreas de alto risco. 

 

Sendo assim, a Drogaderma – farmácia de manipulação com sede em São Paulo – adotou para todas as suas lojas, a MAMAMIGA, com o intuito de levar à população, mais um método de prevenção que ajuda a identificar o aparecimento de nódulos nesta região.

Durante os meses de abril e maio deste ano, a MAMAMIGA estará disponível em todas as unidades Drogaderma, para orientar os seus clientes e funcionários, da importância do auto-exame para prevenção do câncer de mama.

A MAMAMIGA (mama estilizada, preenchida com espuma e cobertura de silicone de textura e consistência bem parecidas com a mama humana) foi desenvolvida após 4 anos de pesquisas em algumas cidades de Minas Gerais, onde avaliou-se a inquestionável necessidade do aprendizado do auto-exame das mamas. É um método fácil de diagnosticar nódulos à partir de seus quadrantes.

Em cada quadrante aparece um tipo de situação - área sem alterações, área com pequenos grãos, área com nódulos móveis e área com nódulos fixos. Ao tocar cada um desses quadrantes, as mulheres aprendem a conhecer as principais alterações que podem aparecer em seus seios.

Baseado em pesquisas qualitativas e quantitativas, ficou constatado ainda que eram necessários apenas seis minutos de orientação com o modelo didático MAMAMIGA, para que as mulheres aprendessem a fazer corretamente o auto-exame. Antes desta ação, somente 2,5% das mulheres do município realizavam corretamente o auto-exame, sendo que 48,5% delas nem o faziam e 20%, só raramente. Ao final da campanha, o percentual da população feminina que passou a fazer o auto-exame de maneira completa e correta cresceu para 62,6%.

O modelo didático MAMAMIGA é uma ação efetiva em prevenção, sendo, pela sua metodologia, comprovadamente a maneira mais eficaz de se aprender a fazer o auto-exame, superando todo o tipo de informação, conforme ficou demonstrando em uma pesquisa realizada recentemente no Canadá com 40 mil mulheres.

Entre as mulheres, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar em incidência nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, sendo responsável, respectivamente, por 22,84%, 24,14% e 23,83% dos novos diagnósticos de neoplasia realizados em mulheres. Nas regiões Norte e Centro-Oeste ele é superado pelo câncer do colo uterino, mesmo assim, espera-se que o câncer de mama seja responsável por 16,03% e 14,54% dos diagnósticos de neoplasia realizados em mulheres.

Você pode realizar o auto-exame de pé ou deitada, ou em ambas as situações. Não importa a seqüência, mas todos os passos devem ser realizados e a Drogaderma dispõe de um modelo para cada loja com pessoas treinadas para dar as instruções e tirar todas as dúvidas solicitadas.

 

Drogaderma – (11) 3887-7099

Crédito:Luciana Selim

Autor:Luciana Selim

Fonte:Universo da Mulher