Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Ressecamento nasal aumenta risco de infecções respiratórias

A exposição a climas secos, ao frio, à poluição e ao ar condicionado proporciona uma sensação bastante desagradável às pessoas: o ressecamento da mucosa do nariz, que em alguns casos, chega a causar sangramento, além de aumentar o risco de infecções, conforme estudo publicado na Environmental Health Perspectives, por R. Bascom.

Para dar fim ao ressecamento da mucosa nasal, a Libbs Farmacêutica, laboratório de capital 100% nacional, está lançando o primeiro medicamento específico para o tratamento desse sintoma no Brasil. Maxidrate (cloreto de sódio 4,5 mg/g) é um gel nasal, cuja consistência torna seu efeito mais duradouro do que o das soluções já disponíveis, que são líquidas, podendo proporcionar a hidratação com apenas uma aplicação ao dia. “Por ser gel, ele adere mais facilmente à mucosa nasal e dura mais”, afirma a Dra. Renata Rodrigues Cocco, alergista e consultora científica da Libbs Farmacêutica.

A Dra. Renata Cocco explica que a sensação de secura e irritação conseqüentes da desidratação da mucosa nasal está relacionada a quadros crônicos, como a rinite alérgica, rinite do idoso, rinite irritativa, rinite ocupacional e rinossinusites. Mas nem sempre o sintoma está ligado a doenças nasais, o que pode afetar grande parte da população. “A baixa umidade do ar, a queda de temperatura e a exposição ao ar condicionado também causam ressecamento das secreções e levam à formação de crostas. A desidratação da mucosa, além de trazer bastante desconforto para o paciente, diminui os batimentos mucociliares, comprometendo, assim, a defesa natural do nariz diante de corpos estranhos, tornando a região vulnerável e mais propensa a desencadear infecções ou crises alérgicas”, afirma a médica.

A Dra. Mônica Aidar Menon Miyake, otorrinolaringologista e alergista do Hospital Sírio-Libanês, explica como se dá o mecanismo de defesa do nariz. “Por ser a porta de entrada das vias respiratórias, o nariz tem vários mecanismos de defesa à entrada de substâncias nocivas. Dentre eles, existe o muco e o transporte mucociliar que formam uma barreira mecânica ao contato com microrganismos e partículas, e que só é eficaz em condições ideais de temperatura e umidade. O transporte mucociliar ocorre graças à  viscoelasticidade do muco, ao batimento ciliar e à interação entre os cílios e o muco. O batimento ciliar é coordenado, resultando num movimento de ondas que transportam o muco. Quando o ar está mais seco, ocorre o ressecamento do muco prejudicando o transporte mucociliar e a defesa obtida por este mecanismo”, conclui.

A médica diz ainda que, apesar de comuns, as queixas de ressecamento nasal são muitas vezes menosprezadas, tanto pelo médico como pelo paciente. “Nem sempre se atribui à irritação e à secura nasal a mesma gravidade associada aos sintomas de hipersecreção, tais como coriza e gotejamento posterior. Contudo, nas situações mais agudas, o paciente procura o profissional já utilizando anti-alérgicos, soluções salinas caseiras muito hipertônicas, tratamentos ‘naturais’ e outros subterfúgios que às vezes até pioram o quadro”, alerta.  

Tratamento

Segundo as especialistas, o tratamento da secura e irritação nasal deve começar pela identificação da causa ou da doença de base. Em condições externas desfavoráveis, como temperatura baixa ou clima seco, ou na rinite do idoso, não é possível tratar a causa e assim fazer a prevenção, com a proteção da mucosa.

A Dra. Mônica Menon afirma que a reidratação nasal com solução fisiológica é um método largamente utilizado em todas as doenças nasais, mas muitas vezes a aplicação de solução fisiológica não é suficiente, pois minimiza o desconforto por um período de tempo muito curto e obriga o paciente a repetir a aplicação inúmeras vezes ao dia.

Sendo em spray, Maxidrate permite uma melhor distribuição do produto pela mucosa nasal. O gel, por sua vez, forma uma barreira mecânica protegendo o tecido da mucosa, melhora sua hidratação e prolonga a sensação de proteção. Por ter capacidade de fixação três vezes maior que as soluções salinas, pode-se diminuir o intervalo entre aplicações. Além disso, não apresenta efeitos adversos e não necessita da adição de conservantes.

 

 

Crédito:Ana Carolina Prieto

Autor:Ana Carolina Prieto

Fonte:Segmento Comunicação Integrada