Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Cuidados na manicure

Cuidados na manicure

 

Alicates, espátulas e outros materiais contaminados

podem transmitir a hepatite C

 

 


O hábito de fazer as unhas em salões de beleza pode representar um risco para mulheres. Somente em 2006 (dados mais recentes divulgados), o Ministério da Saúde, por meio do SINAN (Sistema de Informação de Agravo de Notificação), registrou mais de 3.200 novos casos de mulheres contaminadas por esta forma da doença. Muitas delas podem ter sido infectadas por meio de alicates durante visitas à manicure.

 

 

A hepatite C provoca uma inflamação do fígado e pode evoluir para casos graves como câncer e cirrose. A doença é causada pelo vírus HCV e transmitida através do contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de drogas com agulhas e seringas compartilhadas e manipulação com material contaminado que corte ou fure a pele, como lâminas, bisturis, alicates, espátulas e agulhas. No Brasil, das cerca de 3 milhões de pessoas infectadas, quase 90% não sabem que estão com a doença, pois ela raramente apresenta sintomas e pode permanecer no organismo por até 20 anos sem se manifestar.


“Embora praticamente todos os salões de beleza trabalhem com materiais esterilizados, muitas vezes a forma de disposição de alicates nas estufas resulta em uma esterilização incorreta”, explica Rafael Sani Simões, médico infectologista. A dica do especialista para não se expor ao vírus é que as mulheres tenham seu próprio kit manicure.  

 

Para as pessoas infectadas, nada impede que o portador da hepatite C possa ter uma vida normal. A cura para a doença já pode ser considerada uma realidade. O tratamento mais eficaz para a doença se dá com a combinação de dois medicamentos - o interferon peguilado alfa-2a (Pegasys) e a ribavirina. Esses medicamentos combinados promovem a eliminação do vírus HCV do sangue dos pacientes, resultando em uma resposta virológica sustentada, a cura para esta forma de hepatite. “Diagnóstico precoce e tratamento adequado são fatores primordiais para que o paciente recupere sua saúde”, conclui Simões.

 

QUIZ - Faça o teste e veja se você corre algum risco de ter a hepatite C!

 

q        Recebi transfusão de sangue ou derivados (plasma, fatores de coagulação ou plaquetas) antes de 1993

q        Já usei medicamentos injetáveis (na veia ou no músculo) antes de partidas de futebol (exemplo de medicamento: gluconergan®)

q       Tenho costume de compartilhar alicates de unha

q       Tenho costume de compartilhar escovas de dente

q       Tenho costume de compartilhar lâminas de barbear

q       Realizei um piercing e não sei se o profissional usava as técnicas de higiene mais adequadas

q       Realizei uma tatuagem e não sei se o profissional usava as técnicas de higiene mais adequadas

q       Realizei uma tatuagem ou um piercing há mais de 10 anos

q       Fiz acupuntura e não sei se o profissional usava as técnicas de higiene

mais adequadas

q       Já usei ou uso drogas injetáveis (cocaína)

q       Já usei ou uso drogas inalatórias (cocaína ou crack)

q       Sou profissional da saúde ou bombeiro ou policial e já tive contato com sangue de alguma pessoa sem tomar as devidas precauções

q       Minha mãe teve ou pode ter tido hepatite C quando eu nasci

Crédito:Cris Padilha

Autor:Verena Ferreira

Fonte:Universo da Mulher