Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

O bom exemplo começa com o chefe de família

 
 
Alimentação: O bom exemplo começa com o chefe de família

Pesquisas mostram que o hábito alimentar na infância indica o padrão de consumo do individuo na idade adulta e que a dieta dos pais influencia os hábitos alimentares dos filhos. Preocupada com o bem-estar, qualidade de vida e alimentação saudável, a Mundo Verde dá dicas para os pais de bons exemplos que devem ser passados aos filhos quando o assunto é alimentação 

Segundo a nutricionista Flávia Moraes, da Rede Mundo Verde, a dieta da família deve ser saudável e variada. É importante, desde cedo, oferecer às crianças uma alimentação a base de cereais integrais, frutas, verduras e legumes. “E não basta o pai oferecer esse alimento ao seu filho, ele também precisa comer, o ideal é incluir nas refeições saladas e prefira frutas de sobremesa”, afirma Flávia.

Para a nutricionista, o consumo de líquidos durante as refeições atrapalha a digestão e diminui o apetite, fazendo com que a criança troque facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes. “Não usar a comida como recompensa ou castigo, oferecer doce como forma de compensar a ausência ou castigar um mau comportamento com um prato de arroz, feijão e salada são comportamentos nocivos que podem influenciar a mente e conseqüentemente os hábitos alimentares futuros nas crianças”, diz a especialista.

Para comemorar o dia dos pais junto com os filhos, a Mundo Verde orienta-os a terem uma refeição em casa, um momento de convívio familiar alegre com cardápios e receita com ingredientes mais saudáveis. “Os pais devem comer com calma, aproveitar a companhia familiar, mastigar bem os alimentos e orientar as crianças a fazê-lo também. Lembre-se que a digestão começa pela boca com a mastigação. É importante também reduzir o número de refeições fora de casa. Normalmente em restaurantes e fast-food, os alimentos são ricos em calorias e pobres em nutrientes”, explica a nutricionista. 

Para melhorar a saúde da família, a Mundo Verde sugere um cardápio com lanches saudáveis como salada de frutas, granola, sucos de frutas, barras de cereais, balas de banana sem adição de açúcar, frutas liofilizadas e crocantes são ingredientes para uma alimentação saudável. “É muito importante controlar a ingestão de guloseimas como doces, balas, biscoitos recheados e frituras. Não tendo esses produtos em casa o consumo de guloseimas pela família será menor” diz a nutricionista.

 

Dicas de Passeios Entre Pais e Filhos

Ø  Vá as compras com as crianças e as oriente com relação a escolhas de merendas saudáveis. Sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, sucos de fruta ou água de coco, frutas secas como damasco e banana passa são opções saudáveis e saborosas.

Ø  Prepare os lanches e se divirta com as crianças. Frutas cortadas em cubinhos, sanduichinhos de pasta de frango e tofu com alface e tomate, chá de frutas gelado, cookies integrais de cacau e pipoca doce de milho de canjica agradam adultos e crianças.

Ø  Procure se exercitar e incentive que seus filhos façam o mesmo. Os convide para uma volta de bicicleta ou uma partida de futebol. A prática regular de atividade física melhora o condicionamento físico, colabora para a manutenção do peso e previne o surgimento de doenças do coração e diabetes.

Ø  Seguindo essas dicas os pais terão mais saúde e estarão também melhorando a saúde de seus filhos.

 

 

Crédito:Cristiane Sousa

Autor:Elisa Viana

Fonte:Universo da Mulher